Três mitos sobre a escolha profissional

Escolha Profissional

A série Desafio Profissão, da TV Puc, aborda o processo de escolha profissional e o universo de diversas profissões. Um …

Foto: Arquivo

A série Desafio Profissão, da TV Puc, aborda o processo de escolha profissional e o universo de diversas profissões. Um dos programas aborda o tema “Vocação”. Vocação é geralmente entendida como um talento ou disposição natural para exercer determinada atividade. No programa, os professores Silvio Bock, Ana Mercês Bahia Bock e Rogério Duran questionam essa ideia. Veja o que diz o psicólogo e orientador profissional Rogério Duran:

 

A gente considera que existem três mitos ligados à ideia de como escolher.

Um é o da vocação: eu nasci para alguma coisa. O que tenho que fazer? Tenho que descobrir alguma coisa que eu não sei sobre mim mesmo, a partir de um teste ou de uma avaliação de alguém externo, que vai dizer aquilo que eu sou – o que por si só é meio paradoxal.

O segundo mito é o do estalo. Em determinado momento, vai acontecer uma reconfiguração na minha percepção de mim mesmo ou da realidade, e eu vou descobrir aquilo para o qual eu fui vocacionado.

O terceiro é que talvez eu ainda não esteja pronto pra isso. Eu sou muito jovem e, em determinado momento, quando eu amadurecer, essa vocação vai se realizar.

Em todos os casos, são visões mágicas.

O que você acha? Deixe sua opinião na enquete ao lado!

Veja a íntegra do programa “Vocação”:

Conheça a série Desafio Profissão:

http://www.tvpuc.com.br/sites/?page_id=3386

Um comentário para “Três mitos sobre a escolha profissional”

  1. Vera Lucia

    Meus parabéns, gostei muito , mesmo.
    Me ajudou,e gostaria, de dizer que não ajuda só os
    jovens mas até pessoas que já são maduras mas ainda
    não se encontraram profissionalmente.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>