Inscrições para o vestibular da Unesp vão até 15 de outubro

Educação Ensino superior

Universidade oferece 7 mil vagas e inicia programa de cotas, com reserva de 15% das vagas para estudantes de escola pública.

unesp-20120418164453

As inscrições para o vestibular da Unesp estão abertas a partir de hoje (16/9) até 15 de outubro. São oferecidas 7259, sendo que dessas 1134 fazem parte do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas. Uma parte é destinada para candidatos pretos, pardos e indígenas. A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) oferece cursos em diversas áreas em campi em 23 cidades do estado.

A taxa de inscrição é de R$ 130. O prazo para solicitar a isenção por motivos socioeconômicos já acabou. Mas alunos do último ano do ensino médio em escolas da rede estadual – incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos cursos técnicos do Centro Paula Souza – têm direito à redução de 75% no valor da taxa de inscrição.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.vunesp.com.br/. O candidato deve indicar o curso, a cidade onde deseja realizar a prova e dados pessoais. Aqueles que informarem ter feito o ensino médio em escolas públicas são incluídos automaticamente no sistema de reserva de vagas e podem se autodeclarar pretos ou pardos. Para indígenas, é necessário também o registro de certidão emitida pela FUNAI. As provas podem ser feitas em 32 cidades (veja quadro abaixo).

A primeira fase acontece em 17 de novembro e é composta de 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens e códigos; 30 de ciências humanas; e 30 de ciências da natureza e matemática. A segunda fase, nos dias 15 e 16 de dezembro, terá provas discursivas e redação. Alguns cursos podem exigir ainda provas de habilidades específicas. A nota do ENEM pode ser utilizada para compor o resultado do vestibular.

Ação afirmativa

A Unesp é a primeira universidade estadual de São Paulo a ter um programa de cotas sociais e raciais. Para 2014, 15% das vagas estão dentro do sistema de reserva de vagas. No curso de medicina em Botucatu, por exemplo, das 90 vagas, 9 são destinadas a estudantes de escolas públicas e 5 para pretos, pardos e indígenas. A porcentagem de vagas reservadas deve crescer ano a ano, chegando a 50% em 2018.

Cidades de aplicação das provas comuns
• No Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Cananéia, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
• Em outros Estados: Brasília – DF, Dourados e Três Lagoas – MS e Uberlândia – MG.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>