Palestra aborda impacto da Lei de Cotas nas universidades

Educação Ensino superior

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresenta estudo sobre o impacto da política afirmativa nas universidades federais.

No dia 31 de outubro, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), em conjunto com o Departamento e Sociologia da USP, promove o seminário “O impacto da Lei de Cotas: diagnóstico e perspectiva”. O palestrante João Feres Junior, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), vai apresentar um estudo que compara o perfil das políticas de ação afirmativa antes e depois da “Lei das Cotas” a fim de estimar seu impacto na educação superior federal.

As bases de dados usadas são os levantamentos anuais de 2012 e 2013 produzidos pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), nos quais são coligidos dados relativos ao ano de implantação das políticas, sua distribuição regional, identificação de beneficiários, modalidade (cota, bônus etc.), qualidade da instituição universitária, tamanho da reserva etc.

Entre outras coisas, o estudo mostra que em seu primeiro ano a lei promoveu um aumento significativo do número de vagas reservadas, particularmente para pretos, pardos e indígenas (PPI). Em um segundo momento, e usando metodologia diversa, estimamos o diferencial de competitividade entre os grupos de beneficiários da lei (brancos pobres, PPIs pobres, brancos não-pobres e PPIs não-pobres), comparando o tamanho da reserva para cada grupo em cada estado com sua presença efetiva na escola pública. Esse exercício mostra que a lei cria uma estrutura assimétrica de competividade em grande medida produzida pela variável renda, que é um dos critérios de definição de beneficiários.

O evento acontece das 17h30 às 19h30, na sala 1041 do Prédio das Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O seminário é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

(Centro de Estudos da Metrópole, via Jornal da Ciência)

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>