Tira-dúvidas de profissões

Escolha Profissional

Você sabe o que faz um engenheiro de produção? E como fazer para se tornar um perito criminal? Informações para ajudar o jovem no momento da escolha.

6835060992_de52d24f52_b

A escolha profissional muitas vezes é vivida com muitas dúvidas e angústias. Uma das estratégias para encarar esse momento é cercar-se de informação sobre diferentes carreiras, instituições, mecanismos de ingresso e possibilidades de acesso. É importante conhecer não só os cursos, mas as áreas de atuação das carreiras, regulamentações e diferentes caminhos possíveis para uma mesma área de atuação.

Nesse tira-dúvidas, respondemos algumas questões comuns entre os jovens. Se você tiver outras perguntas, deixe nos comentários!

» É preciso gostar de matemática para fazer curso de contabilidade?

» O que é agroecologia?

» Existe mercado para atuar como ecologista?

» Em que áreas pode atuar quem se forma em bioquímica?

» Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

» O que faz um relações públicas?

» O que é DRT?

» Como é a prova específica de desenho para arquitetura?

» Como funciona a prova da OAB?

» Qual a diferença entre o curso de esporte e educação física?

» O que faz um engenheiro de produção?

» O que são cursos tecnológicos?

» Jogos eletrônicos é coisa para quem gosta de videogame?

» Como se tornar comissário de bordo?

» Existe alguma regulamentação para atuar como intérprete?

» Como se tornar perito criminal?

» O que é o Ato Médico?

» Para quem quer entrar na área de RH, qual a melhor faculdade?

» O que é gerontologia?

» Como se tornar diplomata?

 

Textos: Angélica Muller, Bárbara Lopes, Juliana Zambelo e Katia Abreu

Edição: Bárbara Lopes 

18 comentários para “Tira-dúvidas de profissões”

  1. rosali pereira

    Ola tenho 39 anos e gostaria de saber qual curso ou faculdade devo fazer pois tenho grande desejo de fazer mas tenho receio de que seja tarde de mais. Se possível por favor tirem minhas duvidas. Obrigada

    Responder
  2. Marcela

    Olá, gostaria de saber a diferença de Relações Internacionais,Relações Econômicas Internacionais e Comércio Exterior ?

    Responder
  3. Maria Eduarda Lopes

    Olá, gostaria muito que minha pergunta fosse respondida. Estou em dúvida entre seguir psicologia ou jornalismo, e queria saber qual dessas áreas apresenta um mercado mais promissor, qual possibilita uma maior remuneração e estabilidade profissional.

    Abraços, e parabéns pelo site.

    Responder
  4. Priscilla

    Bom dia,

    Sou técnica em logística, acabei de terminar minha graduação em Logística e estou em dúvida se devo fazer uma pós graduação ou uma nova graduação em Engenharia de Produção.
    Atualmente sou supervisora de Compras em uma empresa muito promissora e vejo na nova graduação uma boa possibilidade de conseguir um cargo melhor.

    Por favor, me ajudem!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Priscilla
      Sua pergunta é muito interessante, porque aponta para dois caminhos distintos: se optar pela pós-graduação, você estará num caminho de especialização e aprofundamento em uma determinada área; com a nova graduação, você abre outros campos, pois a Engenharia de Produção é um curso abrangente. Também vale levar em conta que cursos de pós-graduação têm duração de um a dois anos, enquanto o curso de Engenharia de Produção dura, em média, cinco anos. Para mais informações sobre o curso de Engenharia de Produção, veja o link: http://www.tonorumo.org.br/o-que-faz-um-engenheiro-de-producao/

      Responder
  5. raissa c

    Olá! Eu estou cursando o último ano do ensino médio em escola pública e sempre quis fazer engenhari civil, mas nesse ano, venho sentindo uma vontade enorme de dar aulas (acho que vou sentir saudade do ambiente escolar), especificamente de matemática, e eu ouvi falar que engenheiro civil pode dar aula de matemática. É verdade? Se for, é possível ja dar aula DURANTE o curso de engenharia? A partir de qual semestre? Obrigada

    Responder
  6. jose

    Eu gostaria de saber como eu faço para ser vice-presidente de um clube de futebol, dicas como que ramos entrar.

    Responder
  7. Maria Santa Gonçalves

    Gostaria de saber se como bioquimica que sou posso fazer analise de petroleo
    exp. na petrobras , atuar como analista nas dosagens do teor de cada produto ali
    obrigada

    Responder
  8. Amanda Silvestre

    Olá! Gostaria muito de saber se a pessoa formada em Letras – Licenciatura pode trabalhar com tradução e interpretação simultânea ou pode somente ser professora?

    Responder
  9. Ma

    Olá tudo bem? Sou formada em enfermagem porém não atuo na área. Estou bem descontente com a área pq antes de eu começar a fazer faculdade queria cursar medicina. Porém meu pai interferiu um pouco na minha escolha e me senti na obrigação de fazer enfermagem numa faculdade pouco valorizada pelo mercado de trabalho. Não tive dificuldades no curso, trabalhei um ano na área me senti muito desvalorizada trabalhando perto de médicos e dentistas e é lógico não consegui ficar. Hj eu estudo para poder cursar medicina, mas ainda estou naquele impasse: cair de cabeça em medicina ou tentar me especializar par a voltar na área de enfermagem? Apesar de que é uma área que eu não quero mais. Ao que não dá para ficar a vida inteira estudando para entrar em medicina. Preciso de ajuda urgente

    Responder
  10. Roberto

    Olá.Me interesso por desenho,pintura,fotografia,animação e artesanato.Quais são as profissões mais indicadas para mim?

    Responder
  11. Lu Jorge

    olá, preciso saber se o técnico em edificações pode fazer projetos de piscinas. e se ele mesmo pode assinar os projetos de uma obra ou precisa do aval de um engenheiro ou arquiteto. quero saber se ele pode trabalhar sozinho ou precisa do aval de um desses profissionais sempre.obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>