Veja o resultado do ENEM e entenda sua nota

Educação Ensino superior

A pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio varia de acordo com a consistência das respostas.

Arquivo/Agência Brasil

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último fim de semana as notas na internet. Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.

» Confira aqui sua nota do ENEM

Aqueles que têm dúvida sobre o gabarito, podem consultá-lo aqui. No entanto, é preciso lembrar que no Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que a pontuação varia de acordo com a coerência das respostas na escala de proficiência de cada item. Essas escalas consideram que cada conhecimento adquirido é necessário para avançar naquela área.

“O que conta não é exatamente o número de acertos, mas, sim, o padrão de resposta, pois se procura estimar a consistência das respostas. Simplificando, podemos afirmar que, por exemplo, um respondente que acerte vários itens considerados fáceis e poucos difíceis provavelmente tenha acertado esses difíceis ao acaso e sua proficiência será estimada como baixa. Em contraste, outro respondente que acerte os mesmos itens fáceis e alguns de dificuldade média deve ter sua proficiência estimada como média”, explica o professor Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da USP.

» Veja como são calculadas as notas do ENEM

Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.

Os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, onde serão disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências exigidas no texto. O Inep ainda não tem previsão de data para a divulgação do espelho da redação. No ano passado, ele foi divulgado um mês após a nota da prova. A divulgação é apenas para fins pedagógicos. Nem a nota divulgada nesta sexta-feira, nem a correção da redação cabem recurso.

A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

(Fonte: Agência Brasil)

4 comentários para “Veja o resultado do ENEM e entenda sua nota”

  1. Maria Gorete Siqueira

    Como faco pra saber minha nota geral no enem incluindo redacao
    Estudo na como educação de jovens e adultos. Saber de inliminei algumas materias.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>