
Parte do Ciclo de Debates sobre Ensino Médio, um evento na Universidade de Campinas aborda a política da Argentina, Chile e Brasil. O debate acontece no próximo dia 24 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação. Participarão os professores Sebastian Donoso (Universidade de Talca/Chile), Guillermina Tiramonti (Flacso/Argentina) e Nora Krawczyk (FE-Unicamp/Brasil).
Após o evento, haverá o lançamento do livro Sociologia do Ensino Médio: Crítica ao Economicismo na Política Educacional, organizado por Nora Krawczyk. O livro traz artigos de diversos pesquisadores, como Marilia Ponte Spósito e Raquel Souza, Bernard Charlot e Rosemeire Reis e Agnès van Zanten, entre outros.
Os textos abordam como a expansão das vagas na educação básica levaram a uma maior diversidade social, racial e territorial entre os estudantes, ao mesmo tempo em que se criam novas formas de exclusão. O ensino médio passa a ser espaço de disputa de diferentes projetos e forças sociais. Um exemplo disso é o impacto das avaliações externas e a consequente criação de rankings e competição entre as escolas e como isso afeta as condições de ensino.
