Unicamp debate políticas para o ensino médio na América Latina

Educação Ensino médio

Evento terá também lançamento do livro Sociologia do Ensino Médio: Crítica ao Economicismo na Política Educacional

Estudantes de ensino médio Foto: Milton Michida/A2Fotografia

Parte do Ciclo de Debates sobre Ensino Médio, um evento na Universidade de Campinas aborda a política da Argentina, Chile e Brasil. O debate acontece no próximo dia 24 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação. Participarão os professores Sebastian Donoso (Universidade de Talca/Chile), Guillermina Tiramonti (Flacso/Argentina) e Nora Krawczyk (FE-Unicamp/Brasil).

Após o evento, haverá o lançamento do livro Sociologia do Ensino Médio: Crítica ao Economicismo na Política Educacional, organizado por Nora Krawczyk. O livro traz artigos de diversos pesquisadores, como Marilia Ponte Spósito e Raquel Souza, Bernard Charlot e Rosemeire Reis e Agnès van Zanten, entre outros.

Os textos abordam como a expansão das vagas na educação básica levaram a uma maior diversidade social, racial e territorial entre os estudantes, ao mesmo tempo em que se criam novas formas de exclusão. O ensino médio passa a ser espaço de disputa de diferentes projetos e forças sociais. Um exemplo disso é o impacto das avaliações externas e a consequente criação de rankings e competição entre as escolas e como isso afeta as condições de ensino.

cartaz_EM_unicamp

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>