Prepare os documentos para efetuar a matrícula pelo ProUni

Educação Ensino superior

Veja como organizar a papelada necessária para não perder sua vaga

25012011-25012011WD1003A

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas integrais e parciais no ensino superior privado para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas em escolas particulares e que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. A inscrição é feita pelo site do Ministério da Educação, utilizando apenas o número de inscrição do ENEM. Mas para efetivar sua matrícula na instituição de ensino é necessária uma série de documentos. Vale a pena organizar essa papelada com antecedência para não perder os prazos.

I Documentos pessoais

a. Cédula de identidade
Se você não estiver com seu RG, pode tirar uma segunda via nos postos do Poupatempo. Você pode agendar o atendimento pela internet ou diretamente no posto. Você irá precisar da certidão de nascimento ou de casamento e, em alguns postos, de uma foto 3 x 4.

b. Certidão de nascimento ou casamento
Pode ser necessário, além do RG, apresentar a certidão de nascimento (para pessoas solteiras) ou de casamento. Se você precisar de uma segunda via, vá ao cartório onde foi registrado ou se casou. O cartório de registro está indicado no verso do RG, em “Doc Origem”.

c. CPF
Existe a opção de incluir o número do CPF na cédula de identidade. Ou seja, se estiver sem o cartão, verifique se seu RG não contém o número. Caso você ainda não seja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas, pode fazer pela internet ou em agências dos Correios. Você precisará do número de seu Título de Eleitor se for maior de 18 anos e do RG do responsável, se for menor de 18. Pelo site da Receita Federal, também é possível emitir um comprovante de inscrição.

Se você passou mais de cinco anos sem fazer a declaração do Imposto de Renda ou a declaração de isento, seu CPF pode estar irregular. Para regularizar, compareça a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios com um documento de identificação (RG ou certidão de nascimento), título de eleitor e, para homens, carteira de reservista. Para tirar ou regularizar o CPF, é cobrada uma taxa de R$ 5,70. Para informações, ligue para o Receitafone – 146.

d. Título de eleitor
Para tirar a primeira ou segunda via do título, você pode fazer o requerimento pela internet ou comparecer ao Cartório Eleitoral da área de sua residência. Para saber qual o Cartório Eleitoral da sua residência, ligue para o número 2858-2100 ou para o 148 e informe seu endereço. A instituição de ensino pode também solicitar os comprovantes de votação nas últimas eleições. Se não estiver com eles, você pode emitir uma Certidão de Quitação Eleitoral, pela internet ou no cartório. Se você não tiver votado em alguma eleição, compareça ao cartório para regularizar sua situação. Você poderá ter que pagar uma multa.

e. Carteira de Trabalho
Para emitir a primeira ou segunda via, basta comparecer a um posto do Poupatempo com RG ou certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3 x 4.

f. Comprovante de endereço
Pode ser que a instituição peça um comprovante para cada membro da família. Valem contas de luz, água, telefone e gás, comprovante do aluguel, condomínio ou prestação do imóvel, correspondências bancárias, a carta do ENEM e do ProUni. Os comprovantes devem ter, no máximo, seis meses.

g. Documentos militares
Vale para homens com idade acima de 18 anos. Quem não se alistou ao completar 18 anos deve comparecer a Junta do Serviço Militar (JSM), com documento de identificação (como RG ou Certidão de Nascimento), uma foto 3×4 e comprovante de residência. A multa é de R$ 1,38 por ano de atraso (sua idade atual menos 18). Quem perdeu a carteira de reservista, deve comparecer à Junta onde fez seu alistamento, com documento e uma foto 3×4. É também cobrada uma multa. Se você mora longe do lugar onde fez seu alistamento, vá à Junta Militar mais próxima da sua casa e peça para que sua ficha seja transferida.

h. Foto 3 x 4

II Documentos escolares

a. Certificado de conclusão

b. Histórico escolar
Ambos os documentos podem ser solicitados na secretaria de sua escola. Em caso de dúvida sobre escolas estaduais de São Paulo, entre em contato pela internet ou pelo telefone 0800-7700012.

c. Declaração de bolsista
Quem fez o ensino médio – total ou parcialmente – como bolsista integral em escola particular deve apresentar uma declaração da escola informando a condição de bolsista. Pode ser solicitado que essa declaração seja feita em papel timbrado, que seja carimbada e que seja reconhecida firma de quem assina a declaração.

III Documentos do grupo familiar

Serão solicitados documentos de todos os membros do seu grupo familiar que mora na mesma residência. Pode ser preciso apresentar todos os documentos acima ou só o documento de identidade, além dos documentos de renda, listados abaixo.

Algumas universidades podem solicitar que, caso um dos pais não faça parte do grupo familiar, um documento comprovando isso. Esse documento pode ser:

a. Comprovante de separação ou divórcio

b. Certidão de óbito

c. Declaração
Essa declaração deve informar porque um dos pais não faz parte do grupo familiar. De acordo com o caso, pode ser necessário constar na declaração que não há contribuição financeira.

IV Comprovantes de renda

Será necessário apresentar essa documentação para cada membro da família com idade a partir de 16 anos, de acordo com a situação profissional. A comprovação varia de acordo com a instituição de ensino, ou seja, nem todos os documentos podem ser solicitados – ou pode ser pedido algum outro. Veja o que mais se adequa para os membros da sua família e, em caso de dúvida, consulte a instituição de ensino em que você pretende estudar.

a. Carteira de Trabalho
As cópias devem ser feitas das páginas com foto, identificação, alterações, contrato de trabalho e das duas primeiras páginas em branco.

b. Imposto de Renda
Se houver feito a declaração, leve uma cópia e o número do recibo. Se fez a declaração como isento, leve o comprovante.

Se for assalariado com carteira assinada
c. Holerites
A instituição pode pedir cópia de holerites (ou contracheques) dos últimos três a seis meses. Se não estiver com eles, peça uma cópia para o empregador.

Se for trabalhador informal, autônomo ou liberal
d. Guias de recolhimento do INSS dos últimos três a seis meses

e. Extrato bancário dos últimos três a seis meses

f. Declaração
Uma forma de comprovar a situação de trabalho pode ser uma declaração da própria pessoa, em que ela informa o tipo de trabalho e sua renda mensal média. Pode ser necessário registrar essa declaração em cartório.

Se for aposentado ou pensionista
g. Três a seis comprovantes mais recentes do recebimento da aposentadoria ou pensão. Se não estiver com eles, solicite o extrato de pagamentos pela internet.

Se não tiver renda
h. Declaração
Além da declaração do Imposto de Renda como isento e da Carteira de Trabalho sem registro atual, pode ser solicitada uma declaração em que a pessoa informa não possuir qualquer forma de rendimento no momento. Pode ser solicitado que essa declaração seja registrada em cartório.

Se for empreendedor
i. Declaração do contador
O contador pode apresentar uma declaração simples ou no formato Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos e Lucros (DECORE), com o número de registro dele no Conselho Regional de Contabilidade.

Se receber pensão de alimentos
j. Extrato bancário
Se a pensão for depositada em conta bancária, apresente o extrato dos últimos três a seis meses.

k. Declaração de pensão alimentícia
Inclua na declaração o valor mensal recebido. Pode ser solicitado que essa declaração seja registrada em cartório.

V Comprovantes de gastos

Pode ser necessário incluir contas de luz, água, gás, telefone; aluguel, condomínio ou pagamento de prestação do imóvel de moradia; e outros gastos relevantes para o grupo familiar. Entre os gastos, se for o caso, pode ser solicitada cópia da decisão judicial determinando pagamento de pensão alimentícia, caso seja abatida da renda bruta de membro do grupo familiar.

VI Outros documentos

a. Se for professor da rede pública: comprovante emitido pela instituição de ensino declarando que o candidato compõe seu quadro de pessoal permanente.

b. Se for pessoa com deficiência: laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência.
Nesses dois casos, não é necessário comprovação de renda.

688 comentários para “Prepare os documentos para efetuar a matrícula pelo ProUni”

  1. wilson ferraz

    estou desempregado,sou vendedor porta a porta não tenho como comprovar renda,neste caso minha filha não pode receber a bolsa?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Wilson
      A maneira de comprovar renda varia de acordo com a instituição, portanto, procure a faculdade da sua filha. Em geral, as faculdades aceitam uma declaração feita por você sobre sua renda ou o recibo de isento do imposto de renda.

      Responder
      • Daianny

        Queria saber se declaraçao impressa vale para o prouni pois moro cm minha avó . Meu pai e minha mãe moram em outros estados .

        Responder
    • willian

      meu pai não trabalha registrado ele paga o inss por conta própria éle nao tem nada que comprove o trabalho dele pois nem lerite ele nao tem, mas o valor do inss q ele paga é referente a 3 salarios minimos, mas ele só ganha 1.400 no trabalho quando eu cadastrei o prouni eu coloquei o valor que ele ganha nesse trabalho ”1.400” mas estou com medo de não ser aceito a bolsa, como proceder? me ajudem por favor

      Responder
      • Dayenne Tyffane

        Se eu for selecionada pelo prouni e não estiver no Brasil no dia de comparecer na instituição com os documentos, meus pais podem comparecer com meus documentos? Ou posso comparecer em outra data?

        Responder
    • Fatima

      Querosaber se na hora de declarar a renda somo o salário de cada um e divido pelo total de integrantes ?
      Meu salário mais o do meu que trabalha e divido por três
      Eu meu filho que trabalha e mais menor que não traabalha

      Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jhessica
      Os comprovantes de endereço são solicitados para comprovar o vínculo familiar – nesse caso, apresente o comprovante do seu endereço na Bahia mesmo. Converse na instituição se, após se estabelecer em São Paulo, será necessário atualizar o endereço.

      Responder
  2. geferson

    bem, eu quando fiz a minha inscrição só registrei a mim no grupo familiar, e coloquei a renda mensal de 780, mais eu não trabalho, e essa renda é o que meus pais ganham, será que eu corro o risco de ser desqualificado na hora de fazer a matricula? se possivel me responda o mais rapido o possivel, obrigado.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Geferson
      Acho que na matrícula, você pode pedir para fazer uma retificação, apresentando os comprovantes de renda dos seus pais. Como você não tem renda própria, também pode ser necessário apresentar uma declaração sua afirmando isso. Para mais informações, consulte a universidade em que pretende estudar.

      Responder
    • Jessica

      Oii Geferson, você conseguiu? estou na mesma situação que você por favor me responda o que você fez. Desde ja obrigada.

      Responder
    • gabriel

      Olá, passei no prouni e já estou matriculado na instituição… Mas acontece que eu não tinha colocado minha irmã no grupo familiar pois a mesma estava no exterior há dois anos, mas agora ela voltou… Eu tenho que levar algum documento dela ou não é necessário? Ah e vou começar a facul agora em agosto.

      Responder
      • Tânia

        Não precisa,suas informações já foram processadas,se fosse o caso de fazerem uma visita na sua casa ,vc comprovaria a residência dela no momento da inscrição que estava em outro país.Tipo bilhete de passagem.

        Responder
  3. jenifer

    Meus pais estao ganhando seguro desemprego,conta como renda? Eu preciso so do historico do ensino medio ou do certificado de conclusao??

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jenifer
      O seguro desemprego não costuma ser contado como renda, mas o comprovante pode ser usado para demonstrar que a pessoa está desempregada. Você precisará tanto do certificado de conclusão quanto do histórico (em alguns casos, o histórico é emitido incluindo um certificado de conclusão). Para mais informações, procure a faculdade onde pretende se matricular.

      Responder
  4. filipe

    ola, recebo pensão pelo meu pai que faleceu e não tenho carteira de trabalho nem minha mãe, queria saber se posso somente entregar os comprovantes de recebimento da pensão sem as carteiras de trabalho minha e da minha mãe?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Filipe
      Em geral, a carteira de trabalho é solicitada para os membros da família que possuem renda. Mas é melhor consultar a instituição de ensino para verificar.

      Responder
      • Filipe

        Pois é, já fui lá e eles falaram que tenho que ter a carteira e minha mãe também. Eu não entendi o porque disso, sendo que não vai ter nada se eu tirar essa carteira e também estou preocupado se caso for preciso tirar e não ter tempo de fazer a matricula porque as vezes demora a entrega do documento.
        Me ajude, não sei o que fazer

        Responder
        • Lourraine

          Quando o meu marido ganhou a bolsa isso também ocorreu com ele. A mãe e a irmã mais nova não tinham carteira de trabalho , então eles fizeram um documento autenticado no cartório informando isto. Procure a instituição e pergunte se isso ainda é possível.

          Responder
      • Letícia Souza Martins

        Olá, tenho uma dúvida. Estudei em escola particular (pagando) o 1 e 2 ano do ensino médio. Porém, fui bolsista no 3 ano, tenho direito ao prouni?

        Responder
  5. Priscila

    Olá, meus irmãos são menores, mas tem identidade e cpf!
    Ainda assim eles precisam de certidão de nascimento?

    Responder
  6. Marlon R

    Olá, eu concluí o ensino médio no ano passado, e a escola ainda não está liberando certificado de conclusão nem histórico, apenas declaração de conclusão. O ProUni aceita a declaração, ou eu posso perder a bolsa por causa disso?

    Responder
  7. Dayane

    Ol.. Boa noite. Li sobre a documentação q tenho q apresentar.. porém eu não trabalho em nenhum lugar. Sou manicure e atendo a domicilio.. Como vou poder comprovar a renda? e no momento não estou morando de aluguel.. estou dividindo um apartamento com uma conhecida.. mas estou p sair pq foi colocado a venda. Como posso comprovar endereço?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Dayane
      No caso de trabalhadores autônomos, podem ser solicitados como documentos: guias de recolhimento do INSS ou extrato bancário ou uma declaração feita por você mesma, informando o tipo de trabalho e sua renda média. Sobre o comprovante de endereço, até se estabelecer em outro local, utilize alguma correspondência (como a carta do ProUni) no seu endereço atual.

      Responder
  8. Gleice Angélica de Queiroz Rodrigues

    Olá, meu companheiro foi pré selecionado, mas só moramos na mesma casa, a instituição pediu uma declaração de união estável! Somos eu, ele e minha filha, no grupo familiar, como comprovar que moramos juntos?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Gleice
      Converse com a instituição para saber se eles pedem um contrato de união estável (que é feito em cartório) ou se pode ser apenas uma declaração simples, assinada por vocês dois.

      Responder
    • Jully Dias

      Olá, eu preciso apresentar o comprovante de residência, moro apenas com minha irmã porque minha mãe se casou e foi morar em outro lugar, acontece que as correspondencias chegam apenas no nome dela, o que eu faço?

      Responder
  9. Diogo Lucas Gomes Abrantes

    Boa tarde,

    Meus pais são separados, porém não em cartório. Gostaria de saber como proceder neste caso visto que meu pai não mora comigo e não contribui para nossas despesas.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Diogo
      Seus pais (ou apenas a sua mãe) podem preparar uma declaração, informando que seu pai não mora na mesma residência e não contribui com as despesas. Em todo caso, vale a pena se informar na instituição de ensino.

      Responder
  10. william diniz

    olá! é que me pediram no ato da matrícula um comprovante de renda de uma pessoa da família, eu tenho 17 anos mas já trabalho e apresentei a eles, só que mesmo assim pediram um comprovante de renda dos meus pais. meu pai trabalha de caseiro sem ser carteira assinada e minha mãe está desempregada, então eu queria saber: só o meu comprovante de renda já serve?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, William
      Se você é menor de 18 anos e mora com os pais, deve apresentar os documentos relativos ao núcleo familiar. Nos casos em que não há formalização, a pessoa pode preparar uma declaração afirmando o tipo de trabalho e a remuneração. No caso da sua mãe, pode ser apresentada a carteira de trabalho ou também uma declaração.

      Responder
  11. yara avelois

    quero fazer transferência de bolsa , me pediram o nº da matricula do PROUNI,
    quero saber se é o mesmo da inscrição do Enem ,ou o nº do meu EAD ????

    Responder
  12. Thais Vitoria

    Ao me deslocar rumo a Novo Gama, perdir minha bolsa com todos os documentos p apresentacao..E nao sei onde ficou ou pegaram..Moro em Dom Eliseu-PARA.. Tive que voltar ainda da entrada no Tocantins e agora. Nao tenho como chegar a tempo no Na UNopar novo gama-GO..so passando FAX ou por email.

    Responder
      • Christiana Nicole Silva Fernandes

        Boa tarde, a escola que estudei é muito antiga e nao guardou a documentaçao de que fui bolsista. Tenho uma declaraçao do convento que morei de que fui bolsista. Mas nao da escola. E agora?

        Responder
  13. Gisele

    Tenho 18 anos e moro com minha mãe e irmãos, mas não tenho nenhum comprovante de residência em meu nome, como posso fazer minha matrícula?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Gisele
      Você e sua mãe não receberam nenhuma correspondência, como a carta do Enem ou alguma conta? Qualquer desses documentos pode ser usado como comprovante.

      Responder
  14. Ingrid

    Na hora de fazer a minha inscrição não pus a minha renda porque não era registrada, porém fui registrada há poucos dias e meu pai manda pensão pra mim e meu irmão, mas também não inclui esse valor, o da pensão, pus apenas o que minha mãe ganha. Existe algum problema?

    Responder
  15. Karen

    Ola, gostaria de saber se preciso apresentar a renda da minha mãe no prouni se eu declarar que moro com meu pai. Tenho 18 anos.

    Responder
  16. Carina

    Boa tarde! Fui em minha escola e me disseram que não estão fazendo nem histórico e nem comprovante de conclusão do ensino médio, então me deram uma declaração de conclusão, isso serve pra fazer a matricula?

    Responder
  17. vanessa braga

    Ola quando eu fiz a inscriçao no grupo familiar coloquei minha renda R$100.00 mas eu nao trabalho tentei colocar 00,00 R$ mas nao consegui e tbm eu nao coloquei meu irmao no grupo familiar corro risco de perder a bolsa???! Urgente…

    Responder
  18. Priscila

    Ola! No meu grupo familiar coloquei eu e minha filha (sem renda) e meu marido (1100,00) porem ele perdeu o emprego e esta recebendo seguro, logo não tenho como comprovar renda, posso perder minha bolsa?

    Responder
  19. Juliana Silva

    Olá, na época em que fiz a inscrição para o prouni e enem eu morava em itaquaquecetuba com o meu namorado e a família dele, no momento estou morando na casa da minha mãe. Eu posso levar as documentações da minha residência atual (casa da minha mãe)? Essas declarações no caso de pais separados que na realidade nunca foram casados no papel e que o pai não mora mais nem se quer na mesma cidade dará algum problema (não possuímos nenhum tipo de contato ou vínculo com meu pai)?

    Responder
    • Miriã Alves

      Olá! A não entrega de mais de 2 holerites implica na minha vaga? Isso cabe a instituição ou ao Sistema ProUni? Obrigada

      Responder
  20. Andressa

    Ola! Por favor se puder me responder imediatamente, faça isso. Na hora da inscrição do Prouni eu coloquei o grupo familiar que apenas reside aqui e depende da renda mensal : eu, minha irmã menor, minha mãe e meu pai. Só que eu tenho uma irmã maior de idade que esta morando em outro estado e depende do seu namorado, ele paga tudo pra ela, por isso achei que não deveria colocar, so que agora procurei no google e vi que pode dar problema eu nao ter colocado ela como membro do grupo familiar. O que eu faço? eu precisava muito dessa bolsa e acho que o coordenador do prouni vai me negar ela por ter colocado isso errado. Ou se eu levar somente os documentos das pessoas que declarei eles não vão pedir os dela? ME ajuda por favor!

    Responder
    • Patrícia

      Andressa você só precisa levar os documentos das pessoas que moram na mesma residência que você, parentes que moram em outras casas e não contribuem com a renda da sua família não contam.

      Responder
  21. Janis

    Pode tirar uma dúvida? Na inscrição coloquei eu, minha vó e meu vô e só meu vô que recebe aposentadoria e eu não trabalho. Levei um papel comprovando a renda dele e uma declaração assinada pela minha vó, mas não levei nenhuma declaração minha. Será que eles vão pedir? E essa da minha vó será que vão pedir pra registrar no cartório? Tenho medo de me reprovarem por falta de algum documento sem mesmo me dar uma chance.

    Responder
  22. Camila

    Olá, estudei em escola particular ate o 2 ano mas conclui o ensino medio por prova do governo. Posso tentar ProUni…grata

    Responder
  23. Laíse

    Olá, eu fui pré-selecionada para uma bolsa de 50%, porém na minha inscrição coloquei apenas quem morava na minha casa, no caso, eu e meus pai. Só que agora descobri que no imposto de renda ele coloca o pagamento da escola do meu sobrinho que não mora conosco, posso perder a bolsa por isso? Obrigada.

    Responder
  24. Leonardo

    Olá. Moro com a minha esposa, mas no momento nenhum dos dois estão trabalhando. Como faço para comprovar renda? Basta levar a carteira de trabalho?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Leonardo
      A carteira de trabalho pode ser usada como comprovante da situação de desemprego. Talvez seja necessário acrescentar uma declaração. Consulte a instituição de ensino.

      Responder
  25. Jonathas Carmona

    Olá! De antemão quero agradecer a dedicação em nos ajudar com informações super úteis. Pois bem eu me inscrevi no prouni e nao fui chamado na primeira chamada, mas recebi um email para me increver na segunda chamada.
    Mas como não tinha saído a minha vaga na primeiro, ingressei em uma outra universidade por conta própria (pensei em contatar o FIES, para não perder o semestre). Se caso eu consegui a bolsa na universidade que me inscrevi primeiro, posso transferir para a que estou atualmente? Desde ja grato!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jonathas
      A inscrição para o ProUni segue uma lista, considerando também o número de vagas disponibilizadas pela faculdade para o programa. Ao fazer a inscrição, veja se há vagas na sua universidade.

      Responder
  26. Patrick

    Olá,
    Primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda, pois percebi que está respondendo bastante perguntas a fim de ajudar as pessoas.

    Gostaria de saber como faço para comprovar renda, pois estou desempregado a um mês e moro sozinho?

    Grato desde já.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Patrick
      Você possui alguma fonte de renda? Em geral, uma declaração feita por você mesmo explicando a situação costuma ser aceita como comprovação.

      Responder
  27. Patrícia

    Obrigado ! estava perdida em relação aos documentos que devo apresentar a faculdade e aqui consegui tirar todas as minhas duvidas!

    Responder
  28. Kelly Pires dos Santos

    ola!
    Eu me tornei Micro Empreendedora individual. hoje possuo cnpj, quando eu fiz o Enem eu ainda nao era MEI, ao entregar os documentos para a lista de espera,sou obrigada a informar a minha nova condiçao?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Kelly
      Mais importante que a abertura da MEI é a renda obtida. Se você já estiver recebendo por serviços prestados como MEI, deve informar esses valores.

      Responder
  29. Jânio Dutra

    Preciso de orientação. Fiz minha inscrição no ProUni e como não possuo renda coloquei no grupo familiar minha mãe, mas não sei o que houve que as informações dela não apareceram. Nao sei se deixei de clicar na opção incluir. Como devo proceder? Estou muito preocupado com isso.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jânio
      Em geral, as informações podem ser corrigidas no momento da entrega dos documentos. Mas consulte a instituição de ensino para mais informações.

      Responder
  30. Aldenisio

    Como faço pra retirar as três últimas declarações de isento do imposto de renda? Procurei no site da Receita Federal e não encontrei.

    Responder
  31. Kellyane

    Olá!
    Estou participando da lista de espera e tenho dúvidas com relação à documentação.
    Quando fiz a inscrição, coloquei o endereço dos meus tios, pois moro no mesmo lote, só que em casas separadas. Agora não sei como comprovar endereço, pois as contas de água, luz, etc é no nome deles. Eu consegui financiar um apartamento mas ainda não mudei. Gostaria de saber se posso comprovar o endereço com o recibo bancário de pagamento da prestação do meu ap ou só posso comprovar o endereço que foi apresentado no dia da inscrição.
    Obg!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Kellyane
      Você pode corrigir informações no momento da entrega dos documentos, mas nesse caso haverá uma mudança do seu grupo familiar. Em relação ao endereço, qualquer tipo de correspondência pode ser usada para comprovar que você mora no local.

      Responder
  32. Ana Cálita Viana Cunha

    Presciso entregar a documentção na instituição onde fiz a escrição. Mais moro longe!!!como faço nao tem outro meio de enviar os documentos????

    Responder
  33. Ana Cálita Viana Cunha

    Presciso demais dessa bolsa de estudo!!! Tenho muita fé em Deus q consiguirei ganha-la. Sou uma pessoa humilde q nao tenho condiçoês para pagar uma faculdade, por isso peço a vcs q estao analizando a lista de espera,q pense muito bem, e q me dê essa grande oportunidade,sei q tem mais alunos q nescessitam tbm,so q penso no meu futuro,pois p isso so presciso de uma oportunidade de voçês…

    Responder
  34. Felipe

    Ola, consegui o Pro uni pela lista de espera, porem na inscrição pelo site do pro uni informei apenas que meus membros familiares sao meus pais, porem minha irma e sua filha de 2 anos tambem convivem aqui em casa. Tem como mudar? ou eles vao apenas aceitar o grupo familiar que foi inserido em minha inscrição pelo site?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Felipe
      Em geral, é possível corrigir informações no momento da entrega dos documentos. Mas você deve confirmar com a instituição de ensino.

      Responder
  35. Márcia Maria

    Boa tarde,
    fui selecionada para uma bolsa total pelo Prouni, só que tive que fazer uma viagem e não estarei presente no dia da comprovação das informações. Posso mandar as fotocópias por um parente?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Márcia
      Você deve consultar a instituição de ensino para saber se é necessário fazer uma procuração para que um parente possa fazer a comprovação das informações por você.

      Responder
  36. Thaylla Paiva

    Oi, queria saber se apenas quem concluiu o ensino médio pode participar do prouni, pois estou fazendo o terceiro ano agora e consegui passar em uma das fases,mas nos documentos estão pedindo o certificado de conclusão e agora o que eu devo fazer?

    Responder
  37. Letícia Angelo

    Olá, gostaria de saber referente a declaração de ausência de um dos pais, eu à anos ñ sei de meu pai, sei que está vivo e mora em outra cidade, mas ñ tenho ctt, meus pais nunca se casaram e quero saber como posso fazer uma declaração de ausência dele? Andei olhando umas declarações e o declarante sempre é o ausente, fica impossível no meu caso que ñ sei onde ele está… Desde já agradeço!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Letícia
      Acho que você deveria consultar a própria instituição de ensino. Talvez não seja necessário apresentar nenhum documento, mas só a faculdade poderá informar.

      Responder
  38. Larissa

    Errei o sobrenome da minha irma no ato da inscriçao, posso perder a bolsa por isso ? E outra coisa, so tenho 17 anos e nao tenho carteira de trabalho e nem titulo. Como vou comprovar que nao ganho nada?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Larissa
      De maneira geral, no momento da matrícula é possível corrigir informações. Sobre a comprovação de renda, é possível que apenas uma declaração sua seja suficiente. Mas todas os procedimentos devem ser confirmados com a sua instituição de ensino.

      Responder
  39. vanessa

    quero saber se é preciso o meus familiares ir juntos no cartorio para declaração de residencia .

    Responder
    • To no Rumo

      Se a sua instituição de ensino pediu a declaração com firma reconhecida dos membros da família, você pode fazer isso em algum cartório onde seus familiares já tenham feito um cartão de assinaturas.

      Responder
  40. Micheli

    Olá gostaria de saber no meu caso , no questionário coloquei na época o pai da minha filha pois moravamos junto hoje estamos separados mas não tinhamos nenhum documento de vivermos junto na época nesse caso o que fazer outra dúvida não entrei em processo judicial para pensão da filha menor pois ele me paga em mãos não faz deposito! obrigada aguardo

    Responder
  41. Karina Araújo

    Eu não coloquei minha mãe no grupo familiar, ela não possui renda, vou poder colocar ela quando comparecer para deixar os documentos?? ou perco a bolsa??

    Responder
  42. fernanda

    Não consigo encontrar a certidão de óbito de meu pai, tem algum problema se eu não levar esse documento?

    Responder
  43. vitoria

    Estou na lista de espera…
    Nao trabalho ( como comprovo renda nesse caso ? )
    Moro de aluguel com namorado ( levo os dados dele para registrar copia em cartório junto com o contrato de aluguel ?)

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Vitoria
      Você tem alguma fonte de renda? Se não tiver nenhuma, além de apresentar a carteira de trabalho, pode ser necessário fazer uma declaração informando a situação. Se você mora com seu namorado, ele faz parte do seu núcleo familiar. Os dados dele com o contrato podem comprovar tanto o endereço como o vínculo. Mas nesse caso, a renda dele passa a contar como renda familiar.

      Responder
  44. lucas

    Oi conclui o ensino médio pelo enem 2014 só que não deu tempo de ficar pronto o certificado só me derem um papel q eu requeri a conslusao e data de retira só dia 09 de abril sera q o prouni aceita?….

    Responder
  45. edy

    Preciso comprovar a residencia, coloquei no grupo familiar meu marido, so tem comprovante no nome dele, não consta nada no meu, posso imprimir uma declaração e levar pro cartório autenticar? Tenho o cartão do enem, mas está no endereço antigo, inclusive meu marido tambem tem, e no endereço antigo, pode apresentar os dois cartões como comprovante de residencia? Tenho conta poupança, posso aprensentar o extrato, conforme diz no site, mas no extrato não consta o endereço, mesmo assim é valido?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Edy
      Se a sua relação com seu marido é formalizada, o comprovante de residência dele pode ser usado por você. Mas se tiver qualquer correspondência em seu nome, também pode ser usada. Para obter mais informações, procure a faculdade onde se inscreveu.

      Responder
  46. Jhenifer

    Quando fiz minha inscrição só coloquei eu no grupo familiar , isso significa que declarei que moro sozinha?
    Não posso levar os documentos dos meus pais para comprovar residência? E tbm não trabalho de carteira assinada , como faco para comprovar minha renda ?
    Se possível, me responda com urgência ! Grata

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jhenifer
      Você deve solicitar, à instituição de ensino, uma retificação nas informações. Para comprovar renda, prepare uma declaração informando a situação.

      Responder
  47. Cida

    Eu sou casada e tenho duas filhas,só que não observei no ato da inscrição que o meu marido e as minhas filhas não foram declaradas como membros da família e nem a renda do meu marido.Estou na lista de espera,e agora?

    Responder
  48. JOSELIA

    oi fui pre selecionada em uma universidade e todos os comprovantes de endereço é no nome do meu esposo e ele querem um no meu nome. O que faço?

    Responder
  49. Erica

    Fui selecionada na lista de espera do prouni. No momento meu esposo e eu estamos desempregados e dependemos dos nossos pais; é solicitado uma comprovaçao de renda no meu nome ou do meu esposo.Nesse caso com posso comprovar??

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Erica
      Nesse caso, uma opção seria seus pais prepararem uma declaração de que auxiliam você mensalmente com um determinado valor. Sobre o comprovante de residência, as instituições de ensino pedem para todos os moradores.

      Responder
  50. raquel lima

    olá, meu pai começou a trabalhar a pouco tempo e nao possui os tres últimos contra cheques, posso levar so a carteira de trabalho?
    minha mãe nao possui renda fixa, ela cuida do meu sobrinho e recebe 100 reais por mês da minha cunhada, preciso comprovar isso?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Raquel
      Sobre a renda do seu pai, consulte a instituição de ensino. No caso da sua mãe, se for apenas um auxílio para custos, não é necessário declarar. Mas caso queira, ela pode fazer uma declaração informando que tem renda mensal de R$ 100.

      Responder
  51. Hebe

    Oi, recebi um e-mail com todos os documentos dos quais preciso para a matrícula no curso que escolhi e entre eles está “Comprovante de residência de todos os membros do grupo
    familiar. Caso o candidato seja menor de idade, poderá entregar carta do Enem como comprovante de residência.” sou menor de idade, perdi minha carta do Enem e não consigo tirar uma segunda via, tem alguma outra maneira de comprovar residência nesse caso? Obrigada

    Responder
  52. Daisy santos

    No momento de inscrição do pro uni coloquei que meu filho tinha renda de 300 reais e não percebí o erro ,pois ele tem 17 anos e estuda de dia,quando levei a documentação para lista de espera,coloquei que era estudante,e lá no momento levei uma declaração de própio punho que meu filho era apenas estudante e o rapaz disse que não precisava da declaração,agora estou preocupada com medo de perder a bolsa por este erro de digitação,por favor me responda .

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Daisy
      Para o ProUni, o estudante deve comprovar ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Calcule se isso faria ultrapassar a renda e consulte a instituição de ensino para mais informações.

      Responder
  53. Ricardo

    oi, então eu passei pra uma universidade em outra cidade porém faltam a certidão e a declaração, eu queria saber até quando eu posso entregar esses dois documentos, pois estou com medo de perder minha vaga

    Responder
  54. Ronei Chaves

    Ola.
    Participei da lista de espera e fui préselecionado mas perdiperdi a data pra entrega de documentos na instituição. Seráque tenho chance ainda?

    Responder
  55. rubens

    Ola,
    Participei da lista de espera do prouni estava entre os primeiros e ate então estava selecionado, mas na hora que de fazer a matricula apareceu como reprovado como se eu não tivesse entregue documento da minha mãe e no caso moro sozinho e assim mesmo levei esse documento no dia estipulado mas a atendente falou que não seria necessário pois eu morava sozinho, como proceder nesse caso ???

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Rubens
      Consulte sua instituição de ensino para saber se há instâncias internas às quais você possa recorrer. Se não houver, o caminho seria recorrer à Justiça.

      Responder
  56. Lorena

    Olá,
    Quero participar da lista de vagas remanescentes do prouni. Mas tenho uma duvida em relação a comprovação de renda. Eu moro com uma amiga e estou trabalhando sem carteira assinada ( nunca trabalhei de carteira assinada, fiz recentemente 18 anos). Gostaria de saber como irei comprovar a minha renda??

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Lorena
      Se você trabalha sem carteira assinada, deve fazer uma declaração informando qual sua renda média mensal (dependendo da faculdade, pode ser solicitado que a declaração seja registrada em cartório). Se você receber ajuda financeira de algum familiar, deve informá-los como membros do grupo familiar.

      Responder
  57. juliano

    fiquei na lista de espera do prouni ganhei a bolsa entreguei os documentos mas fui reprovado depois por falta de comprovacao de documentos cabe recurso

    Responder
  58. Fernanda Otília

    Olá, meu nome é Fernanda e gostaria de tirar algumas duvidas com vocês.
    1- Como é feito o cálculo do salário que entra na renda familiar quando essa pessoa recebe comissão?
    2- Eu acabei de fazer 18 anos e minha mãe recebe do meu pai pensão alimentícia referente a mim. Essa pensão entra no cálculo da renda familiar?
    Obrigada desde já!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Fernanda
      Quando há variação no valor recebido (caso de quem recebe comissão), o cálculo é feito pela média, em geral dos últimos seis meses. A pensão entra também no cálculo – mas não os rendimentos do seu pai.

      Responder
  59. julio

    Olá, gostaria de saber como faço, pois pago penção p um filho que vem na minha casa nos fins de semana, será que posso colocá-lo como integrante da familia ? pois não tenho comprovantes judiciais, e a penção e a guarda fizemos por simples acordo entre nós( eu e a mãe dele ).

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Julio
      Uma opção é abater da renda familiar o valor pago como pensão, mas nesse caso, será necessário apresentar algum comprovante. Se não houver comprovante, pode se considerar que o filho faz parte do grupo familiar. Nesse caso, não é considerado o valor da pensão, mas a renda familiar é dividida pelo número de membros, incluindo seu filho.

      Responder
  60. paloma

    As informacões familiares devem ser iguais aos outras chamadas do prouni ? No caso me inscrevi na chamadas remanescentes bolsa 100% ..desempreguei mas nessa nossa inscrição ja coloquei como 00,00..coloco que minha renda ta 00,00 msm?e meu pai näo esta mas morando com a familia o que faço..na inscrção não acrescentei mas ele.. tem algum problema?
    Posso perder a bolsa?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Paloma
      Se você não tem renda, pode manter 0 e depois pode ser necessário apresentar, além da carteira de trabalho, uma declaração. Consulte a instituição de ensino para ter mais informações.

      Responder
  61. andressa

    Oi preciso de ajuda, sou Mei (Microempreendedor Individual) e abri minha microempresa faz um mês, não tenho muita noção de quanto vai ser ao certo minha renda, e não sei o que colocar no ato da inscrição, e se eu colocar algo, como posso comprovar? desde já muito obrigada!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Andressa
      No caso de renda variável, você deve elaborar uma declaração com uma média (ou, no seu caso, uma estimativa) do rendimento mensal.

      Responder
  62. cilene calisto da silva

    Minha sobrinha mora comigo ela no caso tem que comparescer a faculdade escolhida e apresentar os meus documentos junto com os dela

    Responder
  63. George

    Oi. Minha dúvida é a seguinte. Eu tenho 18 anos, e gostaria de concorrer a uma bolsa do Prouni, moro sozinho, é não tenho renda, mas o comprovante de residência esta em meu nome. Posso concorrer a uma vaga pelo Prouni ?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, George
      Pode, sim. Dependendo da instituição, pode ser necessário algum outro documento, como uma declaração de que você mora sozinho.

      Responder
  64. José Wanderson

    Oi, tudo bem?
    Então, tenho 18 anos e já fiz o alistamento militar, mas a data para retorno à JM é apenas em julho. A faculdade pode negar me dar a bolsa por isso? Teoricamente estou em dia com o serviço militar, estou a espera da data marcada.

    Responder
  65. rai

    Ola. Fiz minha inscriçao e nao botei nenhum membro familiar. Porem moro em uma residencia que esta no nome de meu pai. Posso levar o comprovante que esta no nome de meu pai sem ele esta na inscricao como membro familiar?

    Responder
  66. Raissa

    Meu pai tem uma micro empresa que está no meu nome só que não recebo nenhum ganho de lá, preciso fazer uma declaração informando isso? Até porque o contador declarou o imposto e saiu no meu nome.

    Responder
  67. Alexandre

    Boa noite ! Tenho todos os documentos necessários para comprovar renda, porém minha mãe é registrada na firma do meu pai e não possui conta em banco e tem a carteira assinada. Ela recebe diretamente dele, por isso não tem conta em banco. Como fica a parte de apresentação do extrato bancário dela?

    Responder
  68. edson rubens

    eu moro so com minha esposa e filha, e minha mae nao sei onde se encontra, pois a muito tempo nao a vejo. Mesmo assim tenho que levar documentos dela?

    Responder
      • Vanessa

        Onde entrega os documentos? Qual o site do ProUni? Pq ano passado fui deixar os documentos na Unopar a mulher disse q n recebe os documentos. Que teria que enviar… Porém ela nem me explicou qual o site…

        Responder
  69. Geovana

    Olá,fiz minha inscrição no Prouni remanescente 2015 e consegui uma bolsa integral.
    Mas agora fiquei sabendo que só pode se inscrever para bolsas remanescentes alunos já matriculados na instituição é verdade??
    E eu consegui a bolsa para o período matutino será que consigo mudar para o noturno??
    OBS: Não fiz o enen 2014.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Geovana
      Há dois processos de seleção para bolsas remanescentes: um para alunos não matriculados (que se encerrou em 31/3) e um para alunos matriculados, mas sem bolsas, que vai até 31/5. É necessário ter feito o Enem a partir de 2010 e ter obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

      Responder
  70. Jefferson Henrique

    No site preciso cadastrar todos da minha família ? pois em minha casa só trabalha eu e minha irmã e minha mãe que recebe pensão pela morte do meu pai .. meu padastro e outra irmã não trabalham
    o que eu faço ?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jefferson
      Você precisa indicar todos os membros do grupo familiar – os que não tem renda, devem apresentar a carteira de trabalho e/ou uma declaração assinada.

      Responder
  71. Gabriela

    Olá! Gostaria de tentar uma bolsa no prouni ano que vem, tenho 18 anos e recebo pensão do meu pai. Como vou morar sozinha ano que vem, poderei declarar apenas a minha renda?

    Responder
  72. núbia

    Espero muito que responda
    Minha mãe é minha responsável ela ganha mais ou menos 800 reais meu padrasto mora comigo ele trabalha de pedreiro e não tem carteira assinada ele faz parte da renda da minha familia? Quero fazer faculdade em uma universidade com alojamento e preciso saber se a renda valida é so da minha mãe
    Ps. Eu não trabalho e nem recebo pensão só minha mãe e meu padrasto que trabalham

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Núbia
      A renda do seu padrasto entra na conta. Se ele não tem carteira assinada, pode fazer uma declaração com uma estimativa do rendimento médio mensal.

      Responder
  73. Nilta Moreira Braga Nunes

    Tenho 19 anos moro sozinha, e trabalho como manicure, pago aluguel já incluído energia e água, como comprovar endereço e renda.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Nilta
      Se você é autônoma, para comprovar renda pode apresentar o extrato bancário ou uma declaração com o valor que costuma ganhar por mês. Como comprovante de endereço, são aceitas contas, correspondências, contrato de aluguel, condomínio, etc.

      Responder
  74. Daniele B

    Olá, moro no quintal do meu irmão tenho 18 anos e moro sozinha. Eu estou trabalhando a 3 meses de carteira assinada, como vou comprovar que não tenho ajuda de ninguém?

    Responder
  75. Daniele B

    Olá, moro no quintal do meu irmão tenho 18 anos e moro sozinha. Eu estou trabalhando a 3 meses de carteira assinada, como vou comprovar que não tenho ajuda de ninguém?
    E como faço para declarar que além de não morar com meus pais ele são separado, não se casaram no cartório …

    Responder
  76. Roseli

    Para quem é MEI, qual é o comprovante de renda,quais são os documentos necessários? pois fui desclassificada na fase passada por insuficiência de documentos. Me ajudem por favor!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Roseli
      Como MEI, você pode comprovar renda através da Declaração Anual de Rendimentos (feita por você mesma, normalmente em janeiro, a partir das notas fiscais emitidas no ano anterior) ou pode procurar um contador para emitir um Decore – Declaração de Comprovação de Rendimentos).

      Responder
  77. claudineia

    Oi .Estou em processo de retificação no meu nome por constar erro grosseiro na certidão. Qual documento de vi apresentar no lugar da certidão? Uma declaração com o número do processo é válida?

    Responder
  78. Dayane

    Olá
    Gostaria de saber se o boleto de uma loja ou internet em meu nome, serve para comprovar o endereço da minha residência?
    obrigada!

    Responder
  79. Ramon

    Olá, estaria me mudando para outro estado e moraria de favor em uma kitnet por um período de tempo, não estaria trabalhando nem pagando aluguel, iria me manter com freelances.
    Não consigo me encaixar em nenhum dos tipos de dados, vocês poderiam me ajudar?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Ramon
      Se você já tiver endereço no outro estado, use este, ou use seu endereço atual para fazer a matrícula e depois faça a atualização. Com relação à renda, você pode apresentar uma declaração (que talvez precise ser assinada e registrada em cartório) indicando se possui ou não rendimentos e o valor mensal.

      Responder
  80. Rose

    Fiz o ensino médio em escola particular com bolsa integral, porém isso foi a tanto tempo (nos anos 80!) que, de acordo com a escola, não existe documento algum para comprovar os bolsistas daquele tempo. Gostaria muito de voltar a estudar agora que meus filhos estão crescidos. O que posso fazer quanto à comprovação da bolsa recebida 30 anos atrás?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Rose
      Parabéns pela iniciativa! Infelizmente, não sabemos como ajudar neste caso. Tente obter informações pelo serviço de atendimento do Ministério da Educação: 0800-616161. Boa sorte!

      Responder
  81. Paulo

    Olá, atualmente não estou trabalhando e coloquei a renda mensal do meu amigo que mora comigo em uma casa alugada e ele tem uma renda comissionada com piso salarial de 1090,00 reais porém na carteira dele está apenas “comissionado”, mas não temos contrato de aluguel. Caso eu seja selecionado e comece a trabalhar nesse meio tempo, como faço para regularizar minha renda? porque quando fiz a inscriçao eu nao tinha renda. E como faço para comprovar residencia, que é alugada e nao tem contrato e como fica a situação para comprovar a renda do meu amigo q é comissionado? Obrigado desde já.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Paulo
      – no caso de trabalhadores comissionados, podem ser apresentados holerites dos últimos três a seis meses com os valores recebidos;
      – para comprovar endereço, podem ser apresentadas contas, correspondências bancárias ou do Enem e ProUni;
      – para atualizar informações, procure a instituição de ensino no momento da entrega da documentação.

      Responder
  82. Rafaela Torres

    Oi, Vou fazer minha inscrição no prouni, mas estou com uma duvida. Moro com meus pais e meu irmão, neste momento só minha mae trabalha e meu pai esta desempregado, e ainda não recebe seguro. Como coloco na renda bruta mensal?Obrigado!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Rafaela
      Coloque a renda da sua mãe e, no caso do seu pai, coloque a carteira de trabalho comprovando que ele está desempregado e uma declaração em que afirma que não possui rendimentos.

      Responder
  83. Jessica

    Bom dia,fiz a declaração de imposto de renda mas agora estou desempregada e recebendo seguro desemprego, devo colocar de renda o valor da declaração? Mesmo qu e não esteja trabalhando?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jessica
      Apresente a carteira de trabalho e os comprovantes do seguro-desemprego. Consulte a instituição de ensino para mais informações.

      Responder
    • Catiane pereira de sousa

      Olá! Eu estou na lista de espera e fui chamada para apresentar meus documentos, so que eu ainda nao tenho meu certificado! Pois eu fiz primeiro e segundo ano em outra cidade.Queria saber se com a declaraçao posso fazer minha inscrição, mais eu ja terminei o terceiro ano! Serve a declaração na hora da matricula?

      Responder
      • To no Rumo

        Oi, Catiane
        Converse com a coordenação de ProUni da instituição. Talvez você possa firmar um compromisso de apresentar o histórico posteriormente.

        Responder
  84. Maria

    Olá! Estou concorrendo a uma bolsa integral pelo PROUNI do curso de Enfermagem de uma determinada instituição, porém não fui bolsista na escola particular onde cursei o Ensino Médio. Caso eu seja selecionada e consiga uma DECLARAÇÃO de que fui bolsista no colégio particular onde conclui meus estudos, futuramente poderá haver algum problema? Tem como ficarem sabendo que não fui bolsista? :(

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Maria
      Além da documentação, os serviços de assistência ao estudante podem fazer visitas e diligências para comprovar as informações. Já houve casos em que alunos ou seus familiares foram denunciados por crime de estelionato por falsificarem documentos. Mas além da possibilidade de ser descoberta, você deve pensar nos aspectos éticos dessa falsificação.

      Responder
  85. Caroline

    Olá, boa tarde. Tenho um filho de quatro anos, mas não moro com o pai dele. Que tipo de declaração preciso fazer para comprovar que não moramos juntos? Somos separados desde que meu filho tem 4 meses de vida. No começo do ano perdi uma vaga pq não tinha esse documento, mas não faço ideia do que se trata. Obrigada!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Caroline
      Você pode preparar uma declaração de separação de fato, incluindo a informação sobre se recebe pensão alimentícia ou não. Em geral, as instituições não exigem que a declaração seja assinada pelos dois, pode ter apenas a sua assinatura. Mas pode ser necessário reconhecer firma e/ou ter assinatura de testemunhas. Consulte a instituição de ensino.

      Responder
  86. Flavia

    Olá, gostaria de saber se minha mãe consegue fazer minha matrícula no meu lugar, pois não estarei em São Paulo.

    Grata

    Responder
  87. Willian

    Olá, sempre morei com meus avós e não tenho contato com meus pais, como poderei provar que eles não fazem parte do grupo familiar? Meu pai sei onde mora, porém minha não faço ideia.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Willian
      Segundo o Ministério da Educação, neste caso o estudante deverá apresentar declaração de duas pessoas que atestem a situação, a critério do coordenador do Prouni da instituição de ensino.

      Responder
  88. Jamyla

    Na minha casa só quem tem renda é o meu pai ,trabalha para o estado , a carteira não é assinada é serviço prestado . Devo colocar a renda dele? Qual documento serve para comprovar essa renda? Minha mãe recebe o bolsa família devo colocar essa renda?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jamyla
      A renda do Bolsa Família deve ser informada. No caso de trabalhador autônomo ou informal, para comprovar renda podem ser apresentados os seguintes documentos: Guias de recolhimento do INSS dos últimos três a seis meses; Extrato bancário dos últimos três a seis meses; Declaração da própria pessoa, em que ela informa o tipo de trabalho e sua renda mensal média. Pode ser necessário registrar essa declaração em cartório.

      Responder
  89. Johann

    Oi! Na minha casa moram 4 pessoas com a renda de minha mãe.. Só que no imposto de renda só são declados 3 – eu, meu irmão e minha – o quarta pessoa é meu tio que mora com agente.. Tem alguém problema nisso? Sendo que meu tio não está declarado no imposto de renda dela? Ele não trabalha.. Está desempregado

    Responder
  90. Lurdinha

    Ola,fiz minha inscriçao e nao coloquei todos os membros da minha casa tem como retifica na instituiçao ganhei uma bolsa pelo prouni,como posso aptesentar minha documentaçao,sou do ceara e ganhei a bolsa em sao paulo,me respondam.

    Responder
  91. jorgiane tavora

    Oi sou aluna de uma faculdade particular e coloquei prouni mas infelizmente nao imprimi meu comprovante se incricao queria saber se caso eu for chamada eles podem cancelar minha falta bolsa por falta do documento de inscricao?
    Se sim o que eu posso fazer?

    Responder
  92. Larissa

    Olá, estou separando minha documentação e no caso minha irmã mais velha não reside mais conosco, preciso levar algum documento que comprove a moradia dela em outro local? Não a citei na renda familiar.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Larissa
      Você apenas precisa apresentar a documentação das pessoas que moram na mesma casa. Caso seja necessário, peça à instituição de ensino uma correção das informações.

      Responder
  93. Misadara

    Olá , eu estou na espera da segunda chamada gostaria de saber , moro de aluguel , sou casada há 8 meses e dos meus documentos apenas mudei o meu CPF sendo que ao casar mudei meu sobrenome , isso vai complicar na hora da entrega da documentação ? Estou desempregada e o meu esposo tem uma renda cerca de 1800 no holerite , e 1100 na carteira é obrigatório eu levar a carteira de trabalho dele …Desde já Agradeço !!!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Misadara
      Você deve preparar comprovantes sobre as mudanças (como a certidão de casamento). Para comprovar renda, além da carteira de trabalho, você deve apresentar os últimos três a seis holerites do seu esposo. No caso de quem não tem renda, além da declaração do Imposto de Renda como isento e da Carteira de Trabalho sem registro atual, pode ser solicitada uma declaração em que a pessoa informa não possuir qualquer forma de rendimento no momento. Pode ser solicitado que essa declaração seja registrada em cartório

      Responder
  94. Willamu

    Gostaria de saber se posso fazer minha inscrição pois minha renda ultrapassa 180.00 do salario minimo e meio???

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Willamu
      Suas informações serão analisadas pela instituição de ensino e se sua renda estiver acima do permitido, você não conseguirá fazer a matrícula.

      Responder
  95. Caroline

    Olá, eu fiz a inscrição para o Prouni e fui pré-selecionada. O problema é que no grupo familiar só estava eu e meu pai, faltou ainda minha mãe e meu irmão. A renda do meu pai está como 900,00 e a minha não tem nada. Na hora de comprovar eu vou ter que levar somente a documentação dos membros que coloquei na inscrição ou tenho que comprovar de todos? mesmo não estando na inscrição?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Caroline
      O coordenador de ProUni da instituição de ensino pode corrigir as informações que forem necessárias. Prepare também a documentação da sua mãe e irmão para apresentar.

      Responder
  96. Fernando

    Oi, estou cursando o 2º ano do ensino médio e vou fazer o enem 2015 para conclui o 3 ano assim avancando a serie para a faculdade. Mesmo assim posso participar do Prouni? .

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Fernando
      Na legislação do ProUni, há previsão de valer apenas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério da Educação: 0800-616161.

      Responder
  97. Laires

    Olá, eu sou de Recife e passei em uma faculdade em SC, e coloquei a renda do meu pai, e o endereço daqui tem problema? Posso perder a bolsa

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Laires
      Não há problemas. Se você tiver endereço na cidade da sua faculdade, pode depois pedir a correção dos dados na instituição de ensino.

      Responder
  98. Antonio Tadeu

    Olá!
    Estou desempregado, a empresa em que eu trabalhava faliu e minha carteira continua assinada. Os donos sumiram, estou trabalhando como autônomo no momento, terei problemas quando apresentar a carteira de trabalho?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Antonio
      Se apresentar apenas a carteira, vai ser entendido como se você ainda recebesse o salário. Tente obter outros documentos, como cópias de processos judiciais ou mesmo notícias de jornal. Converse com o coordenador de ProUni da instituição de ensino.

      Responder
  99. marluce

    Estudei o 1 ano em um colégio particular, e os dois últimos na rede publica,posso concorrer ao prouni?

    Responder
  100. Simone

    Ola. Gostaria de saber se posso comparecer junto com minha irma para comprovar residencia, sendo que no ato da inscriçao coloquei apenas eu como membro da familia. Eu posso ir junto com ela? Por que so ela tem comprovantes no nome dela.Obrigada!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Simone
      Você deve conversar com o coordenador de ProUni da instituição de ensino para fazer a retificação e incluir sua irmã no grupo familiar. Ela precisará apresentar outros documentos, como explicado no texto.

      Responder
  101. Felipe Afonso

    Olá, eu moro no Paraná e consegui uma bolsa integral em uma universidade em Itajaí-SC, porém, a minha renda familiar excede o limite de 1,5 salário minimo e meio que o Prouni permite. Mas terei que morar sozinho em Itajaí, pagar aluguel e arranjar um emprego, viver por conta própria, então minha renda seria outra e não haveria grupo familiar. Eu conseguiria adquirir a bolsa alegando isso? E teria como alegar isso?

    Responder
  102. Athos Stynlley

    Estudei até o 2° ano em escola pública. Reprovei no segundo ano, é no ano seguinte comecei a estuda em escola particular (EJA) que terminava em 18 meses.
    Tenho 19 anos e no grupo familiar coloquei somente eu (minha reda). Moro em alojamento da empresa, mais coloquei o endereço da cidade que meus pais moram.
    A questão da renda e escolaridade e também o comprovante residencial , terei problemas e alguma das três??

    Responder
  103. Caroline

    Olá, tenho 17 anos mas sou casada no civil e moro apenas com o meu marido. Será que preciso de alguma declaração comprovando que sou emancipada pelos meus pais e tambem mudei de endereco desde quando fiz o enem será que tem algum problema??

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Caroline
      Você deve apresentar a certidão de casamento – a declaração de emancipação pode ser necessária também. Se o endereço for diferente da inscrição no ProUni, você deve solicitar uma correção.

      Responder
  104. Paloma Lara

    Olá,
    Fui pré-selecionada no curso de psicologia na Uninove do Memorial pelo Prouni agora no segundo semestre, no grupo familiar coloquei o nome da minha irma, porem como ela é advogada e não é registrada ela não tem como comprovar renda, o que posso fazer, a declaração escrita serviria nesse caso? E para os assalariados, é preciso levar quantos holerites, ou somente a carteira de trabalho ja basta?
    Desde já, grata.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Paloma
      No caso da sua irmão, o extrato bancário e uma declaração servem para comprovar renda. No caso de assalariados, além da carteira de trabalho, devem ser apresentados holerites – o número depende da Uninove.

      Responder
  105. Gabriel

    Olá , ganhei uma bolsa e na hora de colocar a renda da minha mae coloquei o do salário base que continua sempre o mesmo 816,94, sendo que o liquido que ela recebe é muito menos do que isso, só que no contracheque dela aparece “total de vencimentos”, que eu não sei o que é não quis colocar esse valor pois cada mês que passa varia as vezes mais e as vezes menos, nunca um só valor exato , e ela ela é servidora pública municipal, será que eu corro o risco de perder a bolsa por conta disso?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Gabriel
      É normal que tenha variação nos recebimentos. Por isso a instituição de ensino pede, além da carteira de trabalho, os últimos holerites, para calcular uma média. Mas, pelo que você escreve, dificilmente passará da renda.

      Responder
  106. taedyson

    ola, passei pra uma bolsa integral mas moro de aluguel sozinho e não tenho contrato! como faço para comprovar? tenho uma correspondência em meu nome nesse endereço, serve ? urgente

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Taedyson
      As instituições de ensino dão preferência a correspondências bancárias ou à carta do Enem. Em caso de dúvida, consulte a sua faculdade.

      Responder
  107. Gabriel

    Olá
    Coloquei renda da minha mãe de 814,96 no contracheque dela esta esse valor como salário base, porém tem o total de vencimentos que é um valor que varia mais e as vezes menos, nunca um único valor por isso não quis coloca-lo, sendo que ela recebe muito menos que o salário base, e ela é funcionária pública municipal será que corro o risco de perder a bolsa?

    Responder
  108. junior

    olá! eu já curso administração via prouni e agora ganhei uma nova bolsa para cursar direito na mesma instituição. Eu preciso fazer comprovação de documentos novamente? alguém pode me responder por gentileza?…agradecido!!!!

    Responder
  109. Wallace Ribeiro

    Passei com uma bolsa integral em uma instituição, mas na hora da matrícula, constaram que no grupo familiar só havia eu, sendo que na hora da minha inscrição eu havia acrescentado minha esposa. Ocorreu que, pediram para eu ir a um cartório reconhecer uma declaração que minha esposa tem de fazer a punho ou impresso. A respeito disso, o que ela realmente tem que colocar nessa declaração? E é necessário mesmo isso, se os demais documentos estão todos Ok’s ?

    Responder
  110. paulo

    moro com 3 pessoas mais só coloquei no grupo familiar uma, corro o risco de perder a bolsa do Prouni

    Responder
  111. anessa

    oi eu esqueci de colocar os membros da familia. moro com meus pais e irmã e coloquei a renda de 1700. eu trabalho tbm de carteira assinada . oq faço?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Anessa
      Você precisa pedir uma retificação das informações para o coordenador de ProUni da instituição. Você precisará apresentar documentos de todos do grupo familiar, incluindo comprovantes de renda.

      Responder
  112. Gabriel

    Quanto ao cálculo das férias, que recebe um salário pelo mês de dezembro e mais as férias de janeiro junto, será considerado apenas um sálario? Pois se somar o de dezembro mais as férias de Janeiro, não passaria do 1,5 sálario minimo, corro o risco de perder a bolsa?

    Responder
  113. Hugo

    Eu não trabalho e na hora da inscrição não coloquei a minha mãe mas moro com ela e declarei uma renda de 780 que de fato corresponde familiar, o que eu faço agora?

    Responder
  114. Thiago

    Fui pre-selecionado no prouni moro com meu pais e meu irmao mas nao tenho comprovante de renda, o que eu tenho que fazer pra resolver o problema?

    Responder
  115. Matheus

    Meu tio mora comigo, ele nunca trabalhou, nem possui CTPS. É isento do IRPF. Tem só RG e CPG regular. Tem problema?

    Responder
  116. filipe

    Hola boa noite!tenho algumas duvidas.Sou separado,mas continuo casado no papel,tenhos 24 anos e meus pais faleceram a 7 anos,não tenho o atestado de óbito.me mudei a 1 ano atualmente moro com minha madrasta,será que tenho que levar os comprovantes de onde moro atualmente?desde já agradeço.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Filipe
      Sobre o estado civil: leve algum documento de separação. Pode ser uma declaração, assinada por duas testemunhas. Para obter a certidão de óbito, se estiver no estado de São Paulo, procure qualquer cartório ou obtenha informações pelo site https://www.registrocivil.org.br. Você deve informar o endereço atualizado. Para mudar informações, solicite ao coordenador de ProUni da instituição de ensino.

      Responder
  117. Miguel

    Olá amigo. Parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo! Eu obtive uma bolsa integral para cursar
    em uma faculdade que fica em outra cidade (dentro do estado) e terei que me mudar pra lá. Existe ajuda do governo para me manter? Eu perdi meu certificado militar num assalto. Fiz o pedido de um novo na junta mas o fim do prazo para estar pronto é amanhã. Se eu não conseguir poderei levar um protocolo?

    Responder
  118. Laiane

    Olá, faço faculdade em instituição publica de ensino, fui pré selecionada pelo prouni e gostaria de saber se quando efetuar a matricula na instituição privada perderei automaticamente o vinculo com a publica.

    Responder
  119. joyce

    Passei no prouni. Quando fui levar meus documentos a faculdade não aceitou minha renda por que disse que era muito baixa e que ninguém sobrevive com tal renda, porém esta é a minha única renda.o que posso fazer pra corrigir essa situação?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Joyce
      A faculdade deve ter considerado que havia erro na renda declarada. A renda deve ser compatível com seus gastos. Se você recebe algum tipo de ajuda de outras pessoas, por exemplo, deve informar. Outra forma de mostrar a compatibilidade é levar documentos sobre os gastos que costuma ter (como moradia).

      Responder
  120. Adellyanne Olinda

    Boom, na inscrição do prouni eu so coloquei a minha renda que e de 800,00 reais. Queria saber como compravar esta minha renda? Obs: Não trabalho de carteira assinada!

    Responder
  121. Fabricia

    minha mãe é pescadora artesanal, e moravamos no interior mas agora moramos na capital mas ela ainda é pescadora artesanal e na declaracao de comprovação ainda está o endereço antigo tem problema?

    Responder
  122. Jhonatan Luz

    Eu fui passei no prouni, fiz minha inscrição, e gostaria de saber quanto tempo leva pra lançar a matricula no sistema do prouni?

    Responder
  123. Valdirene

    Oi alguém pode tirar minha dúvida? Não tenho comprovante de endereço em meu nome e fui pré selecionada a ganhar a bolsa! Meu esposo tem um contrato de aluguel, será que esse contrato serve como comprovante de endereço pra mim?

    Responder
  124. Thainá

    Olá, tenho 17 anos e fui aprovada no prouni, e a instituição exigiu que eu fizesse uma declaração de renda minha, porém eu não trabalho, e mesmo sendo de menor posso reconhecer firma ?

    Responder
  125. atilla

    na ato da inscrição do prouni coloquei como membros da família eu e minha mãe e sua renda. Meu pai não reside na mesma casa que eu não contribui com a renda. A instituição me pediu comprovante de moradia dele, mas não tenho como informar porque não sei. Como devo proceder?

    Responder
  126. tassia

    Ola! Parabéns por tirar as duvidas…
    Moro com meu parceiro, nao somos casados, e com mais a filha e neto.
    Como posso comprovar o grau de parentesco?
    e tambem como posso comprovar que nao tenho renda? so meu companheiro;;;;
    OBG!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Tassia
      Se a união é formalizada, vocês podem fazer uma declaração atestando a união. Sobre a renda, podem ser pedidos a carteira de trabalho, extratos bancários e declaração do Imposto de Renda, além de declaração.

      Responder
  127. SABRINA SILVA

    Olá, no ato da inscrição no site eu residia em Minas Gerais com minha avó , mas quando saiu o resultado da chamada eu já residia na cidade onde fica a faculdade com uma amiga, os filhos e o marido dela, se eu emitir uma declaração com uma assinatura dela firmada em cartorio reconhecendo que moro com ela temporiamente até conseguir um lugar será válido ou terei que apresentar documentaçao de MG .

    Responder
    • SABRINA SILVA

      e se for válido posso apresentar a declaraçao e os documentos só dela , ou tenho que apresentar de todo mundo no apartamento ?

      Responder
  128. Bruna

    Olá, não compreendi sobre a pensão alimentícia.
    Preciso reconhecer em cartório, ou se levar um holerite do meu pai, mostrando a pensão alimentícia já vale?

    Responder
  129. Cissa

    Boa noite.
    Tenho uma dúvida se poder me ajudar. Fui pré-selecionada.
    Moro com um amigo. Eu o ajudo nas despesas, não tenho vínculo nenhum com ele. Tenho que comprovar a rende dele tbem?
    Obrigada.

    Responder
  130. Danielle

    Boa tarde!
    Eu fui pré-selecionada no prouni bolsa parcial, eu quero saber se eu posso fazer o fies para pagar a metade da mensalidade ?

    Responder
  131. Gustavo Medeiros

    Olá, tenho 18 anos, moro com minha mãe e irmão, como devo declarar minha residência, em que a casa que moramos não tem contrato de aluguel e as contas de água e energia estão no nome do proprietário?

    Responder
    • Gustavo Medeiros

      Tenho comprovante do enem em meu nome, mas em endereço diferente(da minha avó), será que posso utilizá-lo?

      Responder
  132. Gustavo Medeiros

    Outra dúvida, eu quero transferir meu fies para PROUNI, no mesmo curso de outra IES, devo cancelar primeiramente o FIES ou contrato o PROUNI antes para não correr o risco de ficar sem nenhum dos dois?

    Responder
  133. Kleidilson

    Olá! Tenho 17 anos e fui pré-selecionado no Prouni . Moro com meus pais e irmãos e quem trabalha só é meu pai e no momento ele estar desempregado o que devo fazer?

    Responder
  134. Tailize

    Olá! Gostaria de saber no caso de eu morar de aluguel porem é direto com proprietário( filho do proprietário) . Então não tem contrato,e nem recibos dos pagamentos, e outra que não tem como comunicar se com o dono do imóvel apenas com filho dele ou mulher. como irei comprovar que moro de aluguel?

    Responder
  135. midian

    Fui pre selecionado numa bolsa 100% na inscricao colokei renda zero. Mas na documentacao apresentei como desempregado e levei a carteira e as parcelas do seguro eesemprego. Corro risco de perder a bolsa? Me responda urgente!

    Responder
  136. midian

    Dependendo do risco gostaria de me inscrever no sisutec pois fui pre selecionado tambem. Nao keria perder os dois.

    Responder
  137. Mirella

    Me cadastrei no prouni agora no meio do ano e coloquei somente minha renda pois minha mae estava desempregada, e nao estava mais recebendo seguro desemprego, só que ela conseguiu um emprego e ja assinaram a carteira dela, como faço na hora de levar a documentação? Vão achar que menti ? As inscrições acabaram dia 18/06 e registraram ela agora com dia 22/06… se tivessem registrado realmente dia 22/06 não daria mesmo assim pra alterar a renda, nao sabíamos que ela arrumaria um emprego logo

    Responder
  138. talia

    Olá , Fiz minha inscrição no prouni e fui pré selecionada, mas perdi a data de entrega de documentos pois, nao tinha mais acesso ao email , perdi a vaga ? não tem mais jeito ?

    Responder
  139. Jone

    Bom dia! Minha mãe está desempregada e sem a carteira de trabalho dela. A minha carteira de trabalho está ok! Como comprovar a dela! Detalhe: meu irmão é menor de idade e só tem certidão de nascimento. Desde já, obrigado!

    Responder
  140. ediomar

    gente eu nao entendi a parte dos extratos bancarios! como posso conseguir ? e eu moro com duas pessoas sendo que só eu e uma outra trabalha, os comprovantes de renda que eu devo levar sao só o meu e o dela ? e se perguntarem pela terceira pessoa?

    Responder
  141. Chrislayne

    Fiz minha inscrição e agora estou participando da lista de espera. Tenho que levar os documentos mas coloquei o endereço da casa da minha avó na hora da inscrição mas moro em outra casa. Isso pode ser modificado? E o meu namorado mora na minha casa junto com os meus país mas ele não tem renda então não inclui ele na lista familiar, preciso e incluir ? Se sim tem como incluir?

    Responder
  142. Diego

    em caso de ausência da escritura ou de contrato de compra e venda, já que o imóvel onde moro é isento de iptu o que devo fazer pra comprovar as informações do imóvel ?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Diego
      Num primeiro momento, não é preciso apresentar documentos de propriedade do imóvel, mas sim comprovantes de endereço (contas, correspondências bancárias). No momento da análise de renda, pode ser necessário falar sobre a situação: se o imóvel é próprio ou alugado.

      Responder
  143. Olívia

    Boa tarde
    Fui pré-selecionado no prouni
    Minha dúvida é
    Tenho 18 anos e fui morar com minha vó
    Mas meus país são vivos e moram no mesmo estado
    Tenho contato com eles um fim de semana no mês, mas sou sustentada pelos meus avós enquanto não consigo emprego.
    Faz poucos meses isso.
    Não os coloquei em grupo familiar pois não moram aqui mesmo.
    E não recebo pensão
    Fiz correto?
    Posso confirmar minha matricula?
    É que o lugar é longe e tenho poucos dias
    Obrigada pela atenção

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Olivia
      Seu grupo familiar é mesmo a sua vó. Mas você pode precisar apresentar documentos explicando porque seus pais não fazem parte do grupo familiar: podem ser comprovantes de residência ou uma declaração feita por eles ou outras testemunhas. Converse com a coordenação de ProUni da instituição de ensino.

      Responder
  144. Daniel

    Boa noite , eu fui chamado na lista de espera , só que ao me inscrever só coloquei na renda do grupo familiar eu e minha mãe , já que meu pai e irmãos não tem renda , isso pode fazer com que eu não consiga a bolsa , uma vez que fui classificado em primeiro lugar , desde ja agradeço !

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Daniel
      Você precisa comprovar por que seu pai não tem renda: com carteira de trabalho, imposto de renda, extratos bancários e/ou uma declaração. No caso dos irmãos, eles devem ser indicados, e no caso tenham mais de 14 anos, vale a mesma recomendação do seu pai.

      Responder
    • To no Rumo

      Oi, Larissa
      Se ela não declarou o imposto de renda, deve comprovar renda (ou ausência de renda) de outras formas: carteira de trabalho, extrato e/ou declaração.

      Responder
  145. LILIAN

    bom dia, estou na lista de espera pra entrar na faculdade e nao consegui o historico escolar consigo fazer a inscricao coma a faculdade somente com a declaracao de conclusao do ensino medio?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Lilian
      Converse com a coordenação de ProUni da instituição. Talvez você possa firmar um compromisso de apresentar o histórico posteriormente.

      Responder
  146. Aline

    Os documentos do grupo familiar devem ser apresentados somente em xerox ou devo levar os originais. Meu pais estão viajando. Como eu faco?? Posso levar os documentos deles através de scanner?

    Responder
  147. jéssica

    Olá.
    Gostaria de saber como faço a declaração de cor,na inscrição do prouni coloquei parda, que é o que me considero.
    Obrigada

    Responder
  148. Lilia

    Olá, fui selecionada na lista de espera para uma bolsa integral. No momento da inscrição, eu nao cpnsegui colocar p valor que eu tenho em carteira e deixei 0,00 posso perder minha bolsa por isso?OBS: No momento estou em aviso previo que ja termina dia 31desse mes e estou participando como ampla concorrençia. Conta minha renda sozinha.
    Urgente pois so tenho até amanha. Grata

    Responder
  149. Railane Alves

    Olá! Fui selecionada pela lista de espera do prouni, só que não registrei renda alguma o que devo fazer para comprovar que não tenho renda?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Railane
      Você deve apresentar documentos seus e do grupo familiar, como extratos, carteira de trabalho e/ou declaração. Mas também deverá informar como os gastos do grupo são compatíveis com essa ausência de renda.

      Responder
      • VANESSA

        OlÁ, FUI SELECIONA NO PROUNI, E SOU MATRICULADA EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA , GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO DE FREQUENTAR AS DUAS… OBRIGADA

        Responder
  150. Roger

    O certificado de conclusão do EM do enem vale como historico escolar e comprovante de conclusão ?

    Responder
  151. Flávio Andrade

    Bom dia! Primeiramente Parabéns pelo empenho.
    Entreguei documentação na Faculdade, pois sou o primeiro da lista de espera, no site ProUni saí algum resultado da entrega de documentação? Ou agora é só ligando para Faculdade?

    Obrigado!

    Responder
  152. darlan

    Boa tarde.

    Deixei todos os documento ainda na primeira chamada, no site do prouni deu com comprovação OK. O pessoal da facul disse que iria ligar para matricula , mas ate agora nada. Tem algum prazo ?

    Responder
  153. gabriela

    Olá! Eu estou concluindo o ensino médio nesse nao, e pretendo fazer faculdade se eu conseguir uma boa nota no enem ,fui criada com meus avós,meu pai já morreu e minha mãe mora em outro estado,caso consigo uma vaga, os documentos dos meus avós servem, no lugar dos documentos dos meus pais? Eu tenho apenas 17 anos!

    Responder
  154. Danilo

    Boa noite
    Minha mae nunca trabalhou e meu esta desempregado a 2 meses, fui selecionado na segunda chamada, e me reprovaram porque falaram que ttenho que ter pelo menos uma renda, mas nao tem como eu apresentar renda sendo que minha mae nao trabalha e meu pai fico desempregado e eu nao trabalho. oque posso fazer?

    Responder
  155. Jane Silva

    Olá.
    Atualmente eu moro com minha irmã, seu namorado e a filha dele, que é uma criança. Minha irmã é sustentada por ele e eu não trabalho porém, recebo uma ajuda do meu pai. O namorado dela deve estar no grupo familiar também e contar como renda o seu salário?

    Responder
  156. Luana

    Olá, moro com minha mãe e meu padastro, só que eles não são casados em cartório. Devo colocar ele no meu grupo familiar? Outra coisa, as contas d luz, agua e telefone estão todas no nome dele, posso levar conta d cartão?
    Desde já agradeço!

    Responder
  157. jessica

    Olá consegui uma bolsa através do Prouni Administração 100%. No meu grupo Familiar é eu meu marido e meu filho de 3 anos eu trabalho registrado mais meu marido trabalha com o irmão dele com caminhão que faz fretes e não é registrado e tbm não somos casados. Gostaria de saber se fizer a união estavel e ele pagar o Inss pouscos dias antes da matricula tem algum problema e posso perder minha bolsa?

    Responder
  158. Silmara

    Olá bom dia, não moro com minha mãe moro com minha prima não biológica pois minha mãe mora no interior vim em busca de estudos e emprego ainda sou menor de idade, qual o modelo de declaração a próprio punho minha mãe deve fazer a respeito disso??

    Responder
  159. Aline Goes

    Ola, meu padrasto é pedreiro , não tem uma renda fixa , como faço pra comprovar a renda dele? E que valor de salario coloco na inscrição ?

    Responder
  160. cristian

    Olá.
    Preciso de uma declaração que não recebo nenhum benefício do inss,declaração de nada consta mas, a previdência está em greve como faço pra conseguir?ou se a algum documento que possa substituir esse?

    Responder
  161. ANA PAULA

    Me ajudem, eu inscrevi meu Marido nas Vagas Remanescentes do Prouni, coloquei o salário X, mais o salário dele era Y, o salário real dele é maior, moramos juntos acabei não me incluindo, e agora não consigo alterar. Ele levou a documentação na instituição porém foi reprovado. Será que a faculdade aceita essas retificações?

    Responder
  162. Cristian

    Olá, minha mãe trabalha com carteira assinada, mas não recebe holerite e recebe o dinheiro em mãos, ou seja, não tem como pegar extrato, levando a carteira de trabalho basta?

    Responder
  163. Yasmin

    Estudei a maior parte do ensino médio em colégio particular, com bolsa parcial. Mas n tenho certeza se tenho como comprovar, pq os meus pais sempre negociavam com o diretor. Mesmo assim, posso participar do Prouni?

    Responder
  164. Gabriele

    Oi,estudei todo meu ensino médio em escola privada com bolsa parcial. Tenho chances de ser selecionada ?
    Quando coloco com bolsa parcial , não consigo ir para o segundo passo .
    Eles pedem algum comprovante de bolsista ?

    Obrigada.

    Responder
  165. fabiana

    olá! moro com minha irmã,meu cunhado e meus 2 filhos,só meu cunhado trabalha,mais não é registrado,eu sou revendedora do boticário,como nós vamos comprovar renda.E como vou comprovar endereço,sendo que não tenho correspondências nesse endereço?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Fabiana
      Para comprovar renda no caso de trabalhadores autônomos, vocês podem apresentar:
      – Guias de recolhimento do INSS dos últimos três a seis meses
      – Extrato bancário dos últimos três a seis meses
      – Declaração da própria pessoa, em que ela informa o tipo de trabalho e sua renda mensal média. Pode ser necessário registrar essa declaração em cartório.

      Para comprovar endereço, podem ser apresentadas contass de luz, água, comprovante do aluguel, condomínio ou prestação do imóvel.

      Responder
  166. jildimar

    Boa noite,sou Jildimar de Brasília, beneficiario de bolsa do pouni, como sou autonomo agora depois de perder o emprego, gostaria de saber se , caso me registro como micro empeendedor individual poderia perder a condição de bolsista?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Jildimar
      A condição de microempreendedor individual não é impeditivo para ter a bolsa, a menos que os rendimentos passem o teto do ProUni (renda familiar per capita máxima de três salários mínimos).

      Responder
      • Euclides

        Oí olha só eu alugo um quarto em um apartamento no qual tem mais 3 pessoas sem nenhum grau de parentesco , porém nenhum depende da renda um do outro , mesmo assim tenho que coloca-Los e comprovar renda deles como integrantes do grupo familiar ?

        Responder
  167. Wall Santos

    Oi. Me tire uma dúvida?
    Moro no Maranhão com minha mãe e minha irmã porém não inclui minha irma no grupo familiar. Estava trabalhando mas no momento em que preenchi os dados estava de aviso prévio entao so coloquei a renda da minha mae. Me foi concedido a bolsa e deu tudo certo ja fiz a matricula mas suspendi o curso (Odontologia) pra trabalhar. Estou a 2 semanas em Sc e consegui um emprego que juntando com a renda bruta da minha mae chega a 2000 mensal pra nos dois. Posso acrescentar minha irma ainda mesmo morando sozinho aqui? Temo perder a bolsa. Como proceder?

    Responder
  168. Junior

    moro no lote do meu avô,porém em casa diferente,o coordenador do prouni pode entender que eu tenho a minha propria renda?

    Responder
  169. janice

    Meu neto, que mora em porto alegre, gostaria de fazer faculdade em Brasília. Na casa dos pais dele, ele consegue comprovar os requisitos para participar do prouni (baixa renda). O problema é que, infelizmente, aqui em Brasília ele n conseguiria comprovar e não temos condições de pagar uma faculdade particular.
    Será que ele pode comprovar tudo em porto alegre e vir cursar a faculdade coma bolsa aqui em Brasília?
    Obrigada.

    Responder
  170. Fernanda

    Boa noite, o prouni é a partir dos dados que preenchi no enem certo? mas eu coloquei uma renda e agora como meu pai e minha irmã estão desempregados tem como mudar isso? e a renda teria que ser quanto pra conseguir?

    Responder
  171. Alana

    Fui convocada para fazer a renovação do Prouni. Agora estou em uma república (diferente de quando fui selecionada para a bolsa). A universidade está pedindo os documentos das outras pessoas que moram na república, mas entendo que apesar de morarmos junto não formamos um grupos familiar, pois não somos uma família. Qual o procedimento?
    Desde já obrigada.

    Responder
  172. Marina

    Olá.
    Minha mãe é aposentada, mas tem um trabalho. Gostaria de saber se ela tem que provar as duas rendas, ou só de aposentada.

    Responder
  173. shirlei

    Bom dia,

    Tenho algumas dúvidas:
    – eu só tenho o histórico escolar com as notas do ensino médio, a instituição pode aceitar?
    – minha certidão de nascimento ficou na Bahia, posso apresentar minha CNH, ou outro documento?
    – acabei de ser demitida (não tem um mês), nesse caso como comprovo minha renda?

    Obrigada.

    Responder
  174. Angela

    Ganhei um bolsa de 100% no ProUni para um curso a distância com as bolsas remanecentes do 2° semestre deste ano, porém o único documento que falta para comprovar minha inscrição e garantir minha vaga é minha carteira de trabalho, pois moro em Brasília e aqui a carteira agora é digital e demora cerca de 15 dias pra ficar pronta, tenho apenas um comprovante de que aguardo que ela fique pronta, este serviria enquanto minha carteira não fica pronta?

    Responder
  175. Giane Joyce

    Olá.
    Fiz o vestibular mas ainda não saiu o resultado.
    Se eu passar vou tentar bolsa do ProUni. Ainda assim preciso fazer e pagar a matrícula?

    Responder
  176. Alessandra

    Olá, eu pretendo fazer a inscrição do Prouni mas eu gostaria de saber se eu devo prestar vestibular e fazer a matrícula antes,na faculdade que eu quero?

    Responder
  177. Alessandra

    Olá, eu pretendo fazer a inscrição do Prouni mas eu gostaria de saber se eu devo prestar vestibular e fazer a matrícula antes,na faculdade que eu quero?

    Responder
  178. Alexandre

    Oi me inscrevi p enem é estou com duvida pq moro só eu e minha mãe, ela recebe pensão e eu trabalho porém como fazer pra comprovar q n moro com meu pai já que eu n tenho mais contato com ele n tenho nem como pedir documentos pra ele nem pedir pra ele fzer nenhuma declaração, o q fzer nesse caso? E se for a minha mãe que tiver de fzer a declaração o q precisa conter nesta declaração?

    Responder
  179. thiago

    Ola, gostaria de sua ajuda.
    Moro no sitio e a renda vem do trabalho de meu pai no sitio. Como faço pra comprovar renda de uma trabalho rural? temos renda vinda do leite, o comprovante poderia ser o cheque ou nota.

    Responder
  180. Kate

    Oi, tenho 19 anos e nao tenho carteira de trabalho pq nunca trabalhei nem tenho titulo de eleitor ainda pois as ultimas eleiçoes para mim nao era obrigatorio votar mas como esse ano é eu vou tirar ainda. Entao gostaria de saber se na matricula do prouni tem algum problema eu nao levar estes documentos pois nunca votei mesmo e em relaçao a carterira de trabalho tbm. Tem algum problema? Vou ter de fazer alguma declararçao? Outra coisa, meu pai no momento trabalha por conta propria mas ele nao mora comigo e minha mae. Quando for calcular a renda familiar tenho de inclui-lo??.. E na matricula tenho que fazer declaraçao em relaçao a renda dele tbm?

    Responder
  181. Jane Silva

    Olá,
    Meus pais faleceram e não tenho a certidão de nascimento nem de óbito deles, caso a universidade solicite, o que faço ? Eles são de outra cidade.
    Grata!

    Responder
  182. Guilherme

    MInha mãe ganha 3 mil reais por mês. Mora apenas eu e ela. Meu pai é separado da minha mãe ,e eu já tenho 21 anos e não recebo mais pensão alimentícia dele. Tenho chances no Prouni ?

    Responder
  183. Robson

    Boa noite.
    Gostaria de saber como faço para comprova renda no prouni pois ainda não trabalhei de carteira assinada, nem tenho renda. Meus pais moram no interior e trabalham com pesca, eu moro com meus tios na capital.
    Agradeço!!!

    Responder
  184. jefferson

    Boa noite!
    meus pais e meus irmãos moram em uma cidade diferente da minha moro com minha tia eu posso colocar eles no grupo familiar ja que não moro mais com eles quando for fazer a inscrição do prouni.
    grato…

    Responder
  185. Isabella

    Olá.

    Gostaria de ter a bolsa prouni mas tenho algumas duvidas.
    Eu cursei o ensino médio no exterior em uma escola publica de lá, posso solicitar mesmo assim a bolsa? Pois sou brasileira, moro no Brasil atualmente, mas nao moro com a minha familia, No caso moro de favor, e nao tenho vinculos financeiros com quem moro. Como proceder nesse caso?
    Me ajude pf.
    Obrigada

    Responder
  186. Isabella

    Olá.

    Gostaria de ter a bolsa prouni mas tenho algumas duvidas.
    Eu cursei o ensino médio no exterior em uma escola publica de lá, posso solicitar mesmo assim a bolsa? Pois sou brasileira, moro no Brasil atualmente, mas nao moro com a minha familia, No caso moro de favor, e nao tenho vinculos financeiros com quem moro. Como proceder nesse caso?
    Me ajude pf.
    Obrigada

    Responder
  187. Daniel

    Olá
    Sou emancipado, mas ainda moro com a minha mãe. a renda bruta ultrapassa os 1 salario e meio.
    Tem algum jeito de eu conseguir bolsa 100%?

    Responder
  188. duvida

    Boa tarde, moro com minha mãe e padrasto, meu pai não tá trabalhando. a renda do meu padrasto entra, já que minha mãe é casada no civil.

    Responder
  189. Vinicius Sena

    Olá, estou com muita duvida! No inicio de 2015 eu morava em outra cidade com meus tios, quando fui fazer a inscrição do enem, coloquei as seis pessoas que moravam na casa, e também a renda da família. Agora voltei pra casa dos meus pais e aqui possui apenas quatro pessoas! Como vou fazer agora?

    Responder
  190. Lorena

    Olá, meu pai e minha mãe são microempreendedor individual, não alcançam 3 salários máximos do prouni. Porém se eu colocar os dois na inscrição vou ter que pagar dois decores (o contador cobra muito caro para fazer um). Tem como cadastrar apenas um como desempregado e comprovar?

    Responder
  191. Euclides

    Oí olha só eu alugo um quarto em um apartamento no qual tem mais 3 pessoas sem nenhum grau de parentesco , porém nenhum depende da renda um do outro , mesmo assim tenho que coloca-Los e comprovar renda deles como integrantes do grupo familiar ?

    Responder
  192. Tais

    Boa noite. Estou agoniada, pq eu moro em república, no contrato de locação tem meu nome, mas uma das meninas mudou p outro estado, e não pode autenticar nada que comprove que eu more aqui, tbm n tenho comprovante de residência em meu nome, pelo fato de chegar no nome do locador. Não sei como comprovar renda familiar, nem residência. Me ajude pelo amor de Deus.

    Responder
  193. Thaís

    Olá, meu pai não mora comigo e sou maior. Ele entra no meu núcleo familiar? Preciso contar a renda dele?
    Obrigada

    Responder
  194. Henrique k

    Bom dia.
    Estou desempregado, moro com meus pais, meu pai tem renda de 3 salarios minimos como profissional liberal e minha mae nao trabalha. Estamos dentro dos requisitos do prouni, porem eu tenho um montante investido em aplicacao de renda fixa cdb. O Mec considerara esta aplicacao como renda e negar a bolsa? Ou eu continuaria dentro dos requisitos? Muito obrigado!

    Responder
  195. Daiana

    Olá, minha mãe tem empresa no nome dela, mas está inativa, neste caso eu corro o risco de ficar sem a bolsa? E o que devo fazer pra comprovar que a empresa não está gerando lucro algum??
    Obrigada

    Responder
  196. Gabriela de Souza Pereira Dias

    Olá preciso de mas informação a respeito de comprovação de renda, eu e meu esposo estamos há algum tempo sem carteira assinada, trabalhamos como diarista, porém sem nenhum vínculo com comprovação de renda ou recolhimento de FGTS , a moça da Faculdade reponsavel me orientou a fazer um documento especificando a renda atual, mas que seja assinada por um contador, isso é mesmo preciso?, não posso fazer apenas uma declaração registrada em cartório, pois o contador me cobrou um salário mínimo pra fazer e assinar esse documento e não posso arcar com essa despesa nesse momento.

    Responder
  197. Nat

    Moro com a minha avó, e minha mãe só me ajuda com o convênio de.saude. Tenho que fazer uma declaração no cartório alegando q moro.com a vó e só recebo isso? Minha avó é aposentada

    Responder
  198. Juan

    Boa noite, referente a inscrição do prouni 2016. Meus pais moram em outra cidade, logo eles não fazem parte da minha renda familiar, moro temporariamente na casa de uma amiga com sua família. Devo declarar apenas a minha renda? Que comprovantes ou declarações de endereço devo fornecer? Desde já agradeço respostas.

    Responder
  199. Ana beatriz seixas de souza

    a casa onde moro está no nome de minha mãe. Porem só mora eu e minha irmã e nenhuma e nós duas trabalhamos, minha mae mora com o namorado e paga todas as despesas da casa onde moro com minha irmã. Como faço para emitir uma declaração que explique essa situação?
    E onde vou entregar toda a documentação exigida pelo ProUni?

    Responder
  200. Renan Rios

    Olá. Quero fazer inscrição no pro uni e pedem a renda bruta mensal por pessoa. A dúvida é: Moto com minha mãe e meu pai. Não tenho emprego, atualmente estou desempregado. Meu pai trabalha de pedreiro e sempre a procura de serviço, não tem uma renda mensal fixa. Idem a minha mãe que trabalha de Faxineira e ambos não são registrados em carteira de trabalho. No site pede pra informar uma renda, mas que renda irei informar se ambos não recebem valores fixos mensais. Ou no caso o tipo de emprego deles (pelo menos da minha mãe “diarista”) não entra como obrigação de comprovar?. Desde já agradeço!

    Responder
    • rosilene

      Meu filho foi selecionado no Prouni eu estou desempregada mas meu marido tem uma microempresa que não tem lucro certo as vezes ganha mais outras menos. Será que isso vai fazer meu filho perder a bolsa? Eles investigam pêlo CPF?

      Responder
  201. TATIANE

    Ola , meu caso é o seguinte, estou desempregada e começarei a receber o seguro desemprego em fevereiro ou março. Como faço pra identificar isso na composição familiar ?ou nao preciso colocar sendo q minha carteira de trabalho nao esta mais assinada …obrigada

    Responder
  202. Shauana

    Moro no mesmo patio que minha mãe, mas não na mesma casa. Devo colocar a renda dela ou não? Nossas rendas são totalmente distintas.

    desde já agradeço.

    Responder
  203. duda

    Ola, meus pais nunca foram casados. Eu moro com meu avô e minha avó materna, e só meu avô trabalhou, no caso agora ele se aposentou. Eu olho a renda dele ou dos meus pais?

    Responder
  204. Victória

    Olá, recebo pensão alimentícia do meu pai, devo colocar na renda familiar ,minha e do meu irmão? Eu não trabalho, e nem ele, ou coloca 0,00?

    Responder
  205. Fernanda

    Ola, para o prouni 2016, quero fazer minha inscrição numa faculdade em outra cidade, que vou morar sozinha, sera no porão da minha tia, que não vai me cobrar aluguel de inicio, mas contas de agua e luz são separadas e eu QM devo pagar, enquanto n me chamarem no PSS da cidade onde vou morar vou trabalhar de diarista pra ela. Nesse caso, o grupo familiar seria somente eu? Ou meus pais contariam tbm?

    Responder
  206. Carolaine

    Fiz minha inscrição no ProUni, no grupo familiar, tem meu esposo só que ele está aguardando dentre 1semana a carteira se registrada ,se até lá isso não acontecer que documento comprovo a renda dele

    Responder
  207. Keiti

    Olá , minha mãe e aposentada meu pai está desempregado i eu não trabalho tenho que coloca na hora da inscrição os dados de nos 3 podendo eu i meu pai estar com valor zerado

    Responder
  208. MaryJane

    Minha mãe teve contrato de emprego rompido 31 de dezembro de 2015,e desde então está desempregada, assim, posso colocá-la como desempregada? Coloco a renda como 0,00 reais? Como comprovarei? Os recebimentos pedidos de meses anteriores não valeram para contagem, ou sim e terei de por sua antiga renda?
    Referente ao PROUNI 2016 – 1.
    Obrigada.

    Responder
  209. Lívia Souza

    Oláaa, to com uma super dúvida, então meus pais nunca se casaram, tipo eles só se juntaram e moraram juntos por um tempo, e agora minha mae, eu e minha irmã viemos morar em outra cidade e meu pai ficou no interior, então ele e minha mãe meio que se separaram…
    Então, precisa de alguma declaração pra provar alguma coisa?? E se precisar então, que tipo de declaração eu preciso levar nesse caso, e precisa ser autenticada em cartório essas coisas?? Obrigada!

    Responder
  210. Jukiana

    Boa noite. Sou estagiária, não moro com meu esposo, ele é servidor público e está lotado em outro município, e lá reside. Gostaria se é obrigatório a informação da renda dele ou posso informar somente meu estágio? Tendo em vista que para servidor público é considerado moradia o local de lotação.

    Responder
  211. Jukiana

    Boa noite. Sou estagiária, não moro com meu esposo, ele é servidor público e está lotado em outro município, e lá reside. Gostaria se é obrigatório a informação da renda dele ou posso informar somente meu estágio? Tendo em vista que para servidor público é considerado moradia o local de lotação. ..

    Responder
  212. Lila deva

    Olá , no momento não possuo meu RG , e no local onde moro demora muito tempo para chegar uma nova documentação , será que eu poderia usar o Boletim de ocorrências ???

    Responder
  213. Amanda

    Olá, gostaria de saber como eu faço para comprovar renda, sendo que moro de favor em uma casa para estudar e não tenho nenhum tipo de renda ? haha Apenas sobrevivo da boa vontade dos moradores! Grata

    Responder
  214. Geane

    Olá! Moro sozinha a 4 anos em Goiás w meus país são da Bahia. Minha mãe vio morar a um mês comigo pq tive mtos problemas emocionais.gostaria de saber se posso incluir ela no prouni, sendo que ela não trabalha aqui e nem na bahia.

    Responder
  215. Talita

    Olá, tenho uma várias dúvidas. Meu pai está desempregado minha mãe não pode trabalhar, eu não trabalho e nem minhas duas irmãs mais novas, meu pai de vez em quando faz uns bicos, e minha mãe vende Uns perfumes, temos uma casa que foi dada pelo governo no Ceará, mas quero a faculdade no rio grande do norte em Natal, quais os documentos que devo ter para comprovar toda minha situação?

    Responder
  216. Irani

    Gostaria de saber se o valor da pensão alimentícia tem que ser declarada na renda bruta da família na inscrição do prouni??

    Responder
  217. elienay serra souza

    recentemente casei com uma mulher com três filhos que não são meus biologicamente, e estou criando outra criança, ela minha sobrinha, atualmente estou como tutor, coloquei todos eles no meu grupo familiar, qual a opção de membro do grupo familiar que devo selecionar, dos três filhos que é da minha esposa?

    Responder
  218. Daniela

    Bom dia. Meus pais são separados, moro com minha mãe e meu padrasto mas eles não são casados e meu pai no momento está me dando a pensão em mãos. Como eu coloco a renda?
    estou na duvida!

    Responder
  219. Daniele Reis

    Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Segunda-feira sai o resultado do Prouni e estou confiante que vou conseguir a vaga. Eu moro no Pará e na opção de cursos joguei pra Goiânia, tenho umas primas que moram lá.
    Queria saber sobre os documentos(comprovante de residencia, renda,e xerox dos demais documentos)
    Tenho que levar os documentos dos meus pais, grupo familiar que moram comigo aqui no Pará para comprovar e garantir a matricula ou dos meus parentes que eu vou passar a morar em Goiânia?

    Desde já agradeço

    Responder
  220. Gerson Felipe Moronte

    Olá. Moro de favor em um apartamento que meu tio alugou e estou desempregado. Acredito que meu tio tenha uma renda Boa para alugar um apartamento para mim e me ajudar mas despesas enquanto estou desempregado. Isso poderá fazer com que peçam comprovante de renda dele?

    Responder
  221. Alessandro Souza

    Estou de aviso prévio a vencer agora no inicio de fevereiro. Na inscrição coloquei renda apenas o da minha esposa pois estou em busca de emprego.

    Como comprovo que estou sem renda? O meu aviso prévio pode ser um comprovante?

    Responder
  222. luna

    meu pai está recebendo seguro desemprego, gostaria de saber se conta como renda
    ganhei bolsa integral apesar de ele “ganhar” (no momento está desempregado) mais que um salario minimo e meio

    Responder
  223. bruna

    E obrigado fazer a declaração para comprovar o porque de meus pais não estarem juntos? eles não são casados.

    Responder
  224. Silas nascimento

    Ola recebo em carteira 1002r$ renda declarada na inscrição. Fui pré selecionado na cota. Porem chego a receber ate 1000 r$ de auxilio transporte
    Mais aprox 200 $de aux alimentação.
    A minha duvida é se esses benefícios q variam a cada mês também entram na minha renda bruta. Tendo em vista q tais benefícios sao utilizados durante o mês.
    Para comprovar minha renda eles podem pedir extrato bancário? Mesmo eu tendo carteira assinada ?

    Responder
  225. Maryelen

    Oi na hora da inscrição, só coloquei a minha renda e a da minha mãe que trabalha como diarista e não tem carteira assinada, porém eu recebo pensão alimentícia, gostaria de saber se a pensão alimentícia conta na hora de fazer o cálculo da renda média.

    Responder
  226. igor

    Oiii passei no Prouni, ai vi que eles estão pedindo os extratos das contas bancarias de todos os integrantes da família…só meu pai trabalha em casa e se dividirmos a nota não chega a 1 salario e meio por pessoa, porem ele tem bastante dinheiro guardado na poupança, isso pode dar algum problema na minha matricula?

    Responder
  227. Hemily Cristina

    Bom dia, eu gostaria de saber têm algum problema eu ter colocado endereço de outra pessoa no ENEM? A minha residência não possui um cep válido.
    E outra, um comprovante de residência de 3 meses atrás ainda é válido para minha matrícula? Não recebi nenhum comprovante desse ano.

    Responder
  228. Matheus

    Olá, gostaria de saber se é necessário a presença das pessoas do grupo familiar. E, caso não seja, se é necessário apresentar os documentos originais dessas pessoas ou apenas cópias.

    Responder
  229. Janaína

    Oi fui pré-selecionada na bolsa do prouni porém coloquei a renda da minha mãe errada , posso corrigir a renda na hora de entregar a documentação ? Ou irei perder a bolsa ?

    Responder
  230. Mayara Lima

    Olá, ganhei uma bolsa no prouni mas minha carteira de trabalho ficou retida no meu último trabalho e só vou pegar no mês que vem,não estou registrada…será que consigo deixar uma declaração de que não possuo renda e só depois entregar a carteira de trabalho ???ainda não é a matrícula , estarei entreguando os documentos para verificação

    Responder
  231. denise demetrio becker pacheco

    Na minha inscriçao do prouni consta meu nome de solteira ;mas meus documentos atuais sao com o nome de casada ,posso ser prejudicada por isso mesmo tendo todos os meus antigos documentos?

    Responder
  232. erica

    boa noite,consegui uma bolsa de 100 % pelo pro uni aqui em São Paulo. Fiz meu ensino médio no Maranhão em uma escola particular,consegui a declaração pela escola que estudei com bolsa integral,mas esta declaração não vai chegar a tempo de apresentar na faculdade,só daqui a uma semana, então resolvi pedir para meu irmão escanear este documento para eu poder levar na faculdade enquanto o original não chega,queria saber se a faculdade aceitaria desse modo?

    Responder
  233. douglas aquino portilho

    Eu que não acabei o ensino médio por que os professores tqva de greve ano passado e cou acabar agora em fevereiro, como faço para comprovar na faculdade ?

    Responder
  234. James

    Olá, eu tenho uma dúvida, no momento de comprovação dos documentos eu tenho que estar acompanhado dos meus pais? Obs: Eu tenho 17 anos, ou eu posso ir só? E quanto a matrícula, eu pago depois de quanto tempo? No ato da confirmação ou quando o ano letivo for começar (caso eu passe)?

    Responder
  235. myla

    eu moro sozinha, tenho minha renda proprio, meus pai sao separados, eu fiquei morando sozinha , mesmo assim e necessario levar as doc deles , na hora da matricula do prouni?

    Responder
  236. Yasmim

    Meu pai não tem carteira de trabalho, e minha mae não vive comigo, e eu não tenho acesso a documentação dela, e no pro uni pede, como faço nesse caso?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Yasmim
      Prepare uma declaração informando que sua mãe não faz parte do grupo familiar (explique a situação). Consulte a instituição sobre demais informações que precisem constar nessa declaração.

      Responder
  237. wemyla

    Boa tarde! ganhei a bolsa , mas o prazo e muito pouco, e a cidade e longe da minha, eu posso fazer uma procuraçao, autorizando minha amiga que mora la , levar as copias de todos meus documentos la na instituição que envie no email dela ? ! pode?
    e uma duvida , eu moro sozinha tenho renda fixa , meus pais sao divorciados , mesmo assim tenho q levar os documentos deles. ? faz o q?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Wemyla
      Consulte a instituição de ensino sobre os requisitos necessários para a matrícula por procuração. Se você mora sozinha e seus pais não contribuem financeiramente, eles não precisam constar no grupo familiar.

      Responder
  238. Alcione

    O meu sobrinho foi pré selecionado com bolsa integral, ele tem 17anos e não trabalha, ele mora com a tia dele que é empregada doméstica, mas não tem carteira registrada, e o esposo dela está desempregado a uns dois meses. Como comprovar renda nesse caso? É obrigatório o candidato ter uma renda?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Alcione
      Nesses casos, em geral é aceita uma declaração da própria pessoa, tanto em relação ao trabalho informal como ao desemprego (nesse caso, também a carteira de trabalho). É importante informar a renda o mais próximo possível, porque a instituição pode questionar como a família vive sem renda alguma.

      Responder
  239. Felipe

    Ola! tenho uma Duvida, moro sozinho mas todos os documentos aqui de casa estão no nome do meu Pai. Como comprovar que ele não mora comigo e sou eu quem paga essas despesas.
    Se eu levar o comprovante de residencia da atual casa dos meus pais que fica ate em outra cidade pode ajudar?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Felipe
      Um comprovante de endereço ou mesmo declaração do seu pai podem ajudar. Além disso, comprovantes bancários dos pagamentos das despesas podem complementar. Mas depende de cada instituição de ensino.

      Responder
  240. Nivea

    Ola. Fiz minha inscriçao e nao botei nenhum membro familiar. Porem moro em uma residencia que esta no nome de meu pai. Posso levar o comprovante que esta no nome de meu pai sem ele esta na inscricao como membro familiar?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Nívea
      Você tem algum comprovante de endereço em seu nome? Se sim, dê preferência a esse documento. O seu pai não precisa fazer parte do seu grupo familiar se houver entendimento que não há contribuição financeira.

      Responder
  241. Marisa

    Bom dia….eu moro em SP mas coloquei meus dependentes que moram em outro estado,eu precisando usar meu comprovante de endereço de SP compromete alguma coisa?

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Marisa
      Pode ser necessário comprovar que você ajuda financeiramente esses dependentes para que eles constem do grupo familiar. Procure comprovantes de transferência ou pagamentos e consulte a instituição de ensino.

      Responder
  242. patricia

    Eu consegui uma bolsa, tenho q ir a universidade pra comprovar as informacoes da inscriçao? Minha mae ta viajando como faco com a documentacao dela pois ela ta no grupo familiar e so chega no fim do proximo mês…?

    Responder
  243. marcos

    A mãe do meu amigo estava com o RG vencido, ela deu entrada em outro porém so sai o novo RG dia 4, e ele tem até o dia 1 pra levar os documentos, ele consegue com o protocolo?

    Responder
  244. Marcos

    Moro com minha mãe e meu padrasto…eles não são casados só moram juntos…tenho q levar a declaração de união?

    Responder
  245. alan

    ola pessoal. me tirem uma duvida. fiz toda inscrição. mas tenho medo de faltar algo. pois fiz minha declaração de imposto de renda constando que sou trabalhador autônomo. Será que só esta declaração já basta? Sou independente e não moro com pais. moro sozinho. Pois a faculdade aceitou so a declaração.

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Alan
      Em geral, para autônomos vale a declaração. Pode ser pedido mais algum documento, como extrato bancário, para comprovar a renda. Para saber mais, consulte a instituição de ensino.

      Responder
  246. Thainara

    Eu fui pré selecionada pelo ptouni mas no momento da inscrição coloquei a renda da minha mãe R$950 e no holerite esta R$1080.mesmo assim da brm inferior a 1,5 salário mínimo. Eu posso ser reprovada por esse motivo ?
    Me responda por favor..

    Responder
  247. alan

    Tenho outra duvida quando me inscrevi no site coloquei meu endereço antigo, pois ganhei a bolsa em outro estado, agora que me mudei entreguei toda a documentação do novo endereço na cidade onde ganhei a bolsa. Será que isso pode me desclassificar?

    Responder
  248. Guilherme

    Minha matricula foi reprovada pois não possuía o histórico do ensino médio original, apenas a copia, e disseram que não poderiam dar entrada sem esse documento em mão, não quiseram agendar outro horário e nem deixar pendente até o original chegar, isso é justo?

    Responder
  249. Patricia

    Olá,tenho uma dúvida, na hora da inscrição do ProUni eu coloquei a renda do meu pai 987,00 que é rural, e esqueci de colocar a renda da aposentadoria da minha mãe, pois esta é recente em nossa residência. Nós moramos em 4 pessoas e mesmo somando as duas eu me enquadro nos critérios de bolsa integral. Pois bem eu fui pré selecionada e diferente da inscrição eu comprovei a renda da aposentadoria da minha mãe na faculdade. Queria saber se eu posso ser prejudicada por haver essa diferença da inscrição e da confirmação de renda ?
    a atendente falou que eles ligariam pra mim, por acaso tem algum prazo pra eles ligarem? Agradeço desde já

    Responder
  250. Andressa

    Tenho uma dúvida, fui pré selecionada porém fui reprovada na comprovação dos documentos pois a escola não me deu o certificado de conclusão do ensino médio a tempo. Na segunda opção de curso tbm fiquei em primeiro lugar. Ainda tenho chance de ser selecionada para o outro curso na segunda chamada?

    Responder
  251. Marcos

    Fui pré selecionado no prouni,porém quando fui à escola ,eles não estavam disponibilizando o histórico e me deram só uma declaração..posso perder a bolsa?

    Responder
  252. Valéria Estfane

    Olá, tenho uma duvida em relação a documentação, moro com meu marido e nós dois estamos desempregados no momento, quando fiz a inscrição coloquei somente uma renda minha de R$ 640,00 reais que é o total do que recebo fazendo “bico” no final de semana, porem agora não sei como posso comprovar esse tipo de renda. Poderiam me dar uma luz. Obrigado desde já.

    Responder
  253. Elton Pereira

    Boa noite,
    Tenho uma dúvida. No momento eu trabalho com carteira asdinada em MT mas nao tenho moradia fixa ( moro em fazenda) e aos finais de mes retorno a minha casa que fica em RO. No momento da inscrição relatei que moro em RO, sera que a faculdade aceita esse caso? Com isso tenho que apresentar todos os documentos famíliares originais ou poder apenas copias do mesmo já que tenho até dia 18/02/2016 e estou no MT? E mais, site do prouni diz que tem que ser “bolsista da própria instituição privada” porém eu estudei na condição de bolsista mas pelo INCRA que é um órgão governamental em RO.

    Responder
  254. Leandro

    Olá. Sou do Ceará e estou a dois dias de viajar para o Rio de Janeiro para fazer matrícula. Por desatenção, somente hoje percebi um erro simples de digitação na segunda via do meu histórico escolar. No 3º ano, no nome do colégio “Marista de Aracati” está “Marista de Arcati”. É possível inferir que o nome correto é Aracati, pois há o nome do colégio e da cidade várias vezes na parte do 1º e 2º ano, na frente, no certificado. Pediria outra segunda via se houvesse tempo, mas infelizmente não há. Posso perder a vaga por conta de um simples “a”?

    Responder
  255. Barbara

    Oi preciso de uma ajuda urgente. Moro com meu esposo que está desempregado não temos casa quando fiz minha inscrição estavamos no aluguel, e hoje estamos na casa da minha avó. . Será que terei problemas? E ganhei um terreno que foi passado pro meu nome mas foi depois da inscrição do enem depois da prova. O que fazer? Estou com medo de me prejudicar.

    Responder
  256. vanesca

    Eu fui pre selecionada na 2 chamada mas nao tenho carteira de trabalho porque nunca trabalhei; como faço pra comprovar que nao tenho renda (na minha cidade nao tem poupatempo) obrigada.

    Responder
  257. gisele girardi

    Meu filho foi contemplado com a bolsa 100% e somente meu marido trabalha. Na inscrição meu filho citou somente a renda da carteira assinada, mas meu marido recebe um valor a mais de comissão que é depositado junto na conta corrente esses valores somados juntos ainda
    dão direito a bolsa. Ainda podemos corrigir esses valores? Como?
    Obrigado!

    Responder
  258. Andressa

    Gostaria de informar o que eu preciso fazer? Eu me inscrevi no prouni e fui pré selecionada, porém estou com duvidas em comprovar renda e residencia. Eu não trabalho, moro em uma casa que ainda não tem documentação como conta de luz, agua etc. para comprovar o que faço?

    Responder
  259. Julia

    Olá estou na lista de espera quando fui me inscrever botei o meu irmao, porém agora ele não mora mais comigo foi morar com a namorada. Como provo que ele não mora mais comigo? Posso perder a bolsa por causa disso?

    Responder
  260. Ludilene

    oi .. Gostaria de saber se posso mandar a documentação pelo correio quando em situação de lista de espera do prouni . Se sim como fazer ??

    Responder
  261. Evelyn

    Olá!
    No ato da inscrição PROUNI meu irmão morava na mesma residência que eu, mas no inicio do mês ele viajou, foi morar em outro estado. O que faço em relação a isso?
    Fui pré-selecionada na 2ª chamada e preciso mandar a documentação!

    Responder
  262. Adriana

    Olá estou me escrevendo no prouni e foi solicitado os documentos de guarda e pensão da minha filha de 16 anos, só que não temos convívio com o pai, neste caso posso fazer uma declaração de que não recebo a pensão e outra q tenho a guarda dela?

    Responder
  263. liliane

    Ola tenho duvidas, caso eu seja selecionada no prouni posso altentica os documentos do grupo familiar? pois me mudei de casa e agora moro com minha prima apenas, como faço pra nao ter nem um problemas relacionado a essa mudança e que nao seja preciso da documentaçao da minha familia posso usa apenas a da minha prima se caso for necessario pois nao tenho como ter em maos os documentos originais do grupo familia no qual coloquei em minha incriçao???

    Responder
  264. Williane

    Olá, fui selecionada na lista de espera, no ato da matricula coloquei a minha renda, entretanto fui despedida recentemente, como faço em relação a documentação na hora de fazer a matricula na universidade? Obrigada.

    Responder
  265. Gislaine

    Olá. Somente o candidato ou outra pessoa também pode comparecer na instituição para apresentação dos documentos ao participar da lista de espera?

    Responder
  266. Paola

    Olá, tenho 18 anos e não moro com meus pais, moro com uma amiga e o filho dela, preciso mesmo assim levar comprovantes dos meus pais, já que eles não me ajudam financeiramente? O que devo fazer em relação a isso?

    Responder
  267. renato

    ola,fiz o ensino médio inteiro em escola pública,e após concluir o terceiro ano mudei de estado e nao recebi da escola o historico escolar(pois me enviariam depois),sera que a instituiçao aceitará receber esse documento depois ou só pode se matricular se realmente estiver com o histórico em maos?

    Responder
  268. Isabel

    Meu pai não mora mais com minha mãe mas eles não são divorciados legalmente. Além disso ele não paga pensão. Eu não citei ele no grupo do prouni. Preciso do documento dele para a matrícula ?

    Responder
  269. Ricelli

    Eu queria saber uma informação. Eu fiquei na lista de espera, to numa colocação distante. E no site do prouni tá pedindo meus documentos para serem entregues até os dias 8 e 9. Mas isso fará com que eu ganhe alguma bolsa pelo menos parcial?

    Responder
  270. Thales

    Galera, fui pré-selecionado na lista de espera do prouni, preciso levar as documentações dia 8 e 9 de março, porém estou sem a carteira de trabalho e eu agendei ela foi marcada pro dia 18 de março, sendo que eu preciso ta lá dia 8 com as documentações, posso perder a vaga? Posso explicar pra quem vai me receber ou é totalmente obrigatório a apresentação da carteira nesses dias ?

    Responder
  271. Rubrieli

    Olá, no meu caso minha mãe tem uma micro empresa terceirizada como posso proceder para provar tais documentos sendo que ela está pensando em fechar a empresa. E faz alguns meses que ela não paga o INSS ???

    Responder
  272. Maria

    Olá boa tarde!
    Fui chamada na lista de espera,meu esposo é autônomo e eu declarei a renda dele de R$ 800,00,porém ele não tem nenhuma comprovação de renda,não tem conta em banco e as contas de casa vem em meu nome,tudo que ele compra é em meu nome.
    Como posso comprovar a renda dele?

    Responder
  273. Carol

    Meus pais recebem o seguro defeso de pescador artesanal, portanto não possuem renda fix e sobrevivem de bicos. Como faço para comprovar e que documento tenho que levar? e tem que ser todos os documentos inclusive cópia autenticados em cartório?

    Responder
  274. Maria Aparecida

    Olá, minha filha ta na lista de espera em São Paulo, porem ela é a 28 e tem 27 vagas, moro na Bahia, seria possível enviar os documentos pela internet? Como devo proceder?

    Responder
  275. Renata

    Bom dia…
    Não sou casada no civil nem tenho união estável,mas moro junto com meu esposo a três anos.
    Vou precisar apresentar algum doc comprovando que sou casada?

    Responder
  276. Gaspar

    Olá! Estou participando da lista de espera e a universidade está pedindo comprovantes de renda, mas no momento estou trabalhando para mim mesmo como pintor e não tenho carteira de trabalho, o que eu faço?

    Responder
  277. MARIA HELOIZA

    Preciso de um modelo de retificação para inscrição do prouni, pois no grupo familiar coloquei apenas 3 membros mas minha cunhada reside na minha casa, conforme orientação da IES preciso desta carta de retificação.

    Responder
  278. Gabriel Peres

    Olá, estou participando da lista de espera para participar do prouni, porem fiz inscrição em uma faculdade pelo fies gostaria de saber se vcs sabem me informar se havera algum problema se eu cancelar o fies para fazer a inscrição pelo prouni? Obrigado

    Responder
  279. Kethelyn

    Olá, recebo pensão alimentícia do meu pai e minha mãe recebe bolsa família, só que não tem em mãos os extratos bancários para comprovar. Como faço para comprovar a renda da minha família? Minha mãe pode escrever a mão informando a renda? E tem que registrar em cartório?

    Responder
  280. lucas

    eu estou morando com a minha avó,mas ela não tem nada comprovando o endereço delaa,como posso comprovar agora?

    Responder
  281. Karla

    Eu moro alugado e sozinha, so minha renda será aceitável na hora de comprovar a documentação. E não tenho comprovante de residência no meu nome.

    Responder
  282. Zelda

    estou participando d alista de espera Pruni,, tenho que apresentar documentação até dia 09/03/2016. Eu conclui o ensino medio a 27 anos. a Instiruição que esstudei nao existe mais liguei na superinttendencia e me disseram que os arquivos foram exonerados. me ajudem por favor como posso declarar que fui bolsista? Deus os abencoe.

    Responder
  283. Fernando

    Boa noite, já sou aluno de uma faculdade com bolsa integral pelo prouni. Fazem 3 meses que abri um cadastro como MEI. Nesses 3 meses emiti 3 notas fiscais que totalizam 20 mil reais. O negócio não deu certo e encerrei meu cadastro como MEI. Quando for renovar a bolsa, preciso declarar esses valores? Caso precise, corro o risco de perder a bolsa? Agradeço desde já a ajuda!

    Responder
  284. Tais

    Boa noite. Meu pai é autônomo (pedreiro), ele só trabalha quando consegue algum serviço. Ele paga inss, mas não tem conta no banco. Isso prejudica na comprovação? É obrigatório que ele tenha conta?
    Pois como disse, nem sempre ele trabalha. Como faço pra comprovar nesse caso? Me ajudem.

    Responder
  285. alexandre da silva

    ola, nao me alistei nas forças armadas,sera que eu posso fazer o enem 2016 e, por ventura, assumir uma vaga na universidade….eu perdi o meu titulo de eleitor a anos, mas nunca deixei de votar, sempre votei com o meu RG tem algum problema ?

    Responder
  286. Gilvana Souza

    Oi,estou tentando a bolsa da faculdade,e como meus pai estão se separando,não tenho o comprovante de separação final, apenas um comprovante que tirei do site da vara familiar , que eles estão em processo de separação.
    Mas não aparece o nome deles apenas as iniciais dos nomes,e nem o RG e CPF pois é segredo de justiça,seria valido esse documento ?

    Responder
  287. Felipe Alberto

    Fui aprovado na lista de espera e ja comprovei documentacao. No dia de comprovar levei os contra cheques referentes aos tres ultimos meses.
    Poren vou fazer minha matricula so no proximo semestre e agora estou desempregado.
    Pergunta. Na hora de levar as documentacao pra matricula eu nao vou ter sos contra xheques do ultimos meses pq fiquei desempregado, pode comprometer na hora da matricula?

    Responder
  288. mateus

    bom, eu tenho 17 anos vou fazer 18 proximo ano e vou concluir o ensino medio nesse ano,mas nao tenho carteira de eleitor eu poso fazer a prova assim mesmo?

    Responder
  289. Moniky Sampaio

    Moro com meus avós há tempos, como faço na hora da inscrição do enem? boto o nome dos meus pais ou dos meus avós, sendo que eles que me criam.

    Responder
  290. Poly

    Boa tarde, eu tenho duvidas quanto a renda familiar. Sou desempregada moro de aluguel com meu namorado e dependo dele (não temos união em cartório nada disso), como posso colocar minha renda, no prouni, sisu e enem? Posso colocar que eu não recebo nada e incluir ele como família e usar os comprovantes dele? Pq se eu por que nao tenho renda acho que pode dar problema na hr de mostrar o comprovante de residencia, pois se n trabalho alguém esta pagando.

    Responder
  291. Danielle

    Olá, meu pai e minha mãe estão desempregados, como faço para comprovar que não tenho renda na matrícula? Obrigada.

    Responder
  292. Tarcisio

    Boa noite!
    Fui pré selecionado no Prouni, com uma bolsa integral, entreguei toda a documentação exigida na Instituição, em março/2016, sendo que fui informado que teria aguardar o contato, caso fosse selecionado, porém até hoje não obtive uma resposta. Gostaria de saber se ainda posso garantir alguma vaga?

    Responder
  293. Ruanna

    Levei minha documentação na faculdade, quantos dias eu recebo a confirmação da matrícula?

    Responder
  294. Daiane

    A unica renda familiar é a do meu pai. Mas dizem que tem q colocar a renda familiar bruta, dividindo o valor total pela quantidade de pessoas. Fiz a conta e deu R$275,00 por pessoa, é isso q eu tenho que colocar? Porém eu não trabalho, na hora de me registrar devo colocar minha renda igual a 0,00?

    Responder
  295. Aline

    Olá.
    Quando fiz minha inscriçao no enem, coloquei o endereço da minha amiga. Pq minha casa é no interior e nao tem registro do correio (Não tem numero de casa, rua e nem mesmo cep, e não chega correspondencias). Sendo assim, coloquei o endereço de uma amiga para concluir a inscrição. Isso poderá me afetar em algo?

    Responder
  296. Thielly

    Olá, eu fiz a prova do enem 2015 para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, mas não consegui os 450 pontos em todas às áreas.
    Gostaria de saber se eu pedir uma retificação consigo assim cursar a faculdade que ganhei a bolsa.

    Responder
  297. Raiene

    Boa tarde!

    Fiz inscrição para o Prouni do segundo semestre de 2016, e hoje vi que fui selecionada na segunda opção, em que a bolsa é parcial. No entanto, estou um pouco receosa quanto a comprovação dos documentos, em especial, a renda familiar, pois vi que para adquirir a bolsa parcial é necessário até 3 salários mínimos per capita, o que não condiz comigo. Será que apenas isso comprometerá a efetuação da minha matrícula?

    Obrigada.

    Responder
  298. Yasmim

    Boa tarde, declarei minha renda no Prouni. Consegui passar pra um curso q e integral. Nesse caso minha renda vai continuar servindo? Por conta da carga horaria do curso…

    Responder
  299. Iasmin

    boa noite, eu estudava como bolsista em uma escola, porém não tenho nenhum papel provando isso, tem como pedir para a faculdade esperar esse papel e mesmo assim fazer minha matricula?

    Responder
  300. Renato Martins

    Respondam por favor, moro sozinho, sou assalariado, e tenho comprovante de endereço certinho, porém na ficha de inscrição coloquei não seu como que ganho 880,00 porém nos contracheques o salário está em 1000, gostaria de saber como é feito a comprovação, eles fazem uma média dos últimos contracheques? é possivel corrigir isso na matricula?

    Responder
  301. Karina

    Olá.Gostaria de saber como posso comprovar que meu pai não tem renda,e também agradeceria se pudesse me dizer como comprovo minha renda,eu tenho 18 anos e nunca trabalhei,somente minha mãe tem trabalho e fixo,minha irmã no caso não precisaria comprovar já que tem menos de 16 anos.Mas realmente queria saber,como faço para comprovar que não tenho renda(nunca trabalhei) e Meu pai não trabalha a mais de cinco anos .Des de já Obrigada.

    Responder
  302. JOSELICIA

    Olá
    Eu ganhei uma bolsa no ProUni mas moro com a minha mãe e coloquei uma de minhas irmãs no meu grupo familiar mas ela recentemente não mora mais conosco.
    Eu devo levar os holerites dela mesmo assim. Ou so o da minha mãe e os meus.?
    Ha e os holerites devem ser originais,ou eu posso so levar as cópias?

    Responder
  303. flavia

    Ola fui pre selecionada..meu pai nao tem como comprovar renda, se ele fizer uma declaração e válido?
    E pra comprovar endereço se nao tiver no nome de nenhum deles ..qualquer correspondência e válida?

    Responder
  304. Carol

    Olá,

    Coloquei renda R$00,00 em todos do grupo familiar no ato da inscrição, pois não temos nenhum tipo de renda comprobatória, como faço para comprovar?

    Desde já muito obrigada.

    Responder
  305. maicon

    minha mae trabalha numa cooperativa de reciclagem como comprovo a renda media dela? moram mais duas irmãs menores comigo, não tem RG certidão serve? é obrigatorio atestado de óbito do pai?

    Responder
  306. Tadeu

    Não tenho renda declarada, a declaração tirada como autônomo pelo contador serve para comprovar renda?

    Responder
  307. Natalia

    Olá!
    Ganhei a bolsa de 50% ,no momento da minha inscrição perguntei meu esposo sua renda ele me passou o valor de R$ 2.400.00 quando fui separar seus documentos vi que na verdade sua renda é de R$3.330.00 contando com alguns abonos.Quais as chances da minha matricula ser negada?

    Responder
  308. kelvin perez

    eu nao ganho o suficiente para declarar imposto, ou seja sou isento preciso levar algum documento sobre????

    Responder
  309. Fernando

    Os documentos que eu tenho dos meus pais são todos digitalizados,pois eles moram longe de mim,sera que posso efetuar minha matricula e entrar em acordo para que algumas semanas eu leve os documentos originais ???

    Responder
  310. Daniela

    olá,fui contemplada com uma bolsa do prouni no estado de Sp.Mas resido no estado de Minas Gerais.. por ser um curso na modalidade EaD,há possibilidades de conter um endereço eletronico para o envio de toda a documentaçao..

    Responder
  311. jessica

    fiz minha inscricao no prouni e fui pre selecionada,so que não coloquei meu esposo com grupo familiar,tenho que comprovar renda dele tbm?

    Responder
  312. Sabrina

    Socorro!!
    Tenho um comprovante de endereço em meu nome!! A casa é alugada porém o contrato esta no nome da minha mãe preciso levar o contrato de aluguel também? E se precisar, tem algum problema se estiver no nome da minha mãe? Pois não coloquei o nome dela como membro, aliás não coloquei o de ninguém. O que eu faço?

    Responder
  313. raquel fonseca

    Oi..me juntei com meu morado e moro com ele e meus irma mais novos..mas a conta de luz está no nome da minha irma e ela n mora conosco.
    E agora?

    Responder
  314. wanderson rafael

    no grupo familiar coloquei somente minha pessoa porque moro sozinho, preciso comprovar algo sobre meus pais? meu pai e falecido e minha mae mora com o atual marido dela.

    Responder
  315. José Alberto

    Declarei que ganhava R$500. Posso levar os 3 extratos bancários menor ou zerado, de cada mês?
    Pode ser conta CAIXA FÁCIL, da caixa econômica?

    Responder
  316. Joao Carlos

    Sou maior de idade, e moro sozinho, preciso dos documentos dos meus familiares? Eles moram na msm cidade do que eu, e a minha renda é de estagio e de uma ajuda dos meus pais, alguem sabe se devo levar os docs. dos meus pais? ME AJUDEMMM

    Responder
  317. Su

    meu esposo perdeu a carteira de trabalho e na minha cidade não tá tirando segunda via até dia 04. Como fazer para declarar q ele não está trabalhando?? O prazo é só até amanhã… Por favor me ajudem!!

    Responder
  318. Ananda morais

    Ola! Minha mae e empregada domestica e recebe o valor de um salario minimo e meio comprovado em sua carteira de trabalho,porem eu recebo uma pensao por morte do meu pai ,que e um pouco mais do que um salario minimo e meio(100 reais a mais para ser exata).
    Ainda assim posso participar do prouni?
    Agradecida.

    Responder
  319. Wellington Medeiros de Assunção

    “Quando fiz minha inscrição declarei apenas o que eu mesmo ganhava e não declarei dos meus pais, eles devem muito e tenho que me virar pra conseguir algum dinheiro, eles pouco me dão algum dinheiro, isso pode me prejudicar no ato da comprovação de informações?

    Responder
  320. Luciene Rodrigues

    ola estou participando da lista de espera do prouni e terei que entregar a documentação porém estou meio perdida por que a unica renda que temos é o bolsa família.
    no caso como faço para comprovar essa renda, sendo que meus pais não trabalham de carteira assinada são apenas bicos?

    Responder
  321. Julia

    Olá… quando fiz a inscrição para o ProUni estava morando sozinha, agora voltei para casa e não tem como alterar lá o grupo familiar…. como eu faço?
    Tenho 21 anos e sou manicure

    Responder
  322. Marcio Ricardo

    Olá, estou na lista de espera do prouni (2° semestre 2016). Minha dúvida é a seguinte: moro sozinho, estou desempregado no momento e no momento das inscrições coloquei renda zero, e apenas eu no grupo familiar. Concluindo, gostaria de saber se as informações que eu coloquei irão me trazer algum problema na hora das comprovações de informação?

    Responder
  323. Sabrina Reis

    quem nao terminou o ensino medio e esta cursando o terceiro ano, caso seja aprovado no prouni tem direitos de cursar a faculdade?

    Responder
  324. Danni

    Olá,fui selecionada na lista de espera do prouni,em uma instituição EaD do estado de Sp.O problema é que resido no estado de Minas Gerais… pode me dizer se existe outro meio no qual poderei enviar minha documentação? me sinto insegura”vai que perco a viagem” rs´,a quem devo recorrer? Obrigado pela Atenção

    Responder
  325. edriene

    Ola gostaria de saber que comecei meu segundo grau na escola privada mais como bolsista mais concluir em escola do governo conseguir uma bolsa pelo prouni mais sou de belem do pará e estou morando em cuiaba mais nao trouxe. Nenhuma declaração de bolsista como faço pra conseguir matricular sera que vou perder minha bolsa

    Responder
  326. kezia

    Moro de aluguel e a conta de luz não esta no nome do dono da casa nem no nome da minha mãe. Posso levar apenas a futura do cartão de credito no nome dela para comprovar residencia?

    Responder
  327. Bruna

    Ola boa noite, gostaria de saber se a foto e necessário pois n tenho, e a carfeira de trabalho da minha mãe ta sem foto, corro risco de n consequi a bolsa por isso??

    Responder
  328. Carlla Murieli

    Oi, boa noite ! Sou artesã, e tenho uma renda que varia por mês… é em média 700,00
    Foi este o valor que coloquei la, no ato da inscrição.
    Mas como faço para comprovar se sou autônoma ???? v

    Responder
  329. Ranielly

    Oi recebi um email da seguinte forma: vc esta participando da lista de espera nessa posição.
    Sua classificação na lista de espera: 1
    Bolsas disponíveis em lista de espera : 2
    Estão me pedindo pra levar documentos, sera q já pra fazer a matricula ?

    Responder
  330. Nana

    Boa tarde!Estou tentando transferir minha bolsa do prouni.A instituição na qual pedir transferencia aceita a bolsa.A de origem disse que a bolsa é dela e não abre mão.Ha algo que posso fazer?

    Responder
  331. Jéssica

    Boa noite, a faculdade da minha irmã está pedindo o extrato da conta poupança. Isso procede? A faculdade pode pedir esse doc.?

    Responder
  332. Susane

    Fiquei na lista de espera,ja entreguei meus doc. Na instituiçao e ate agora nada,e tmbm nao inclui meu marido no grupo familiar pois esqci,e que ele esta desempregado. So eu q tranalho,posso perder a bolsa?ou ainda tem como levar os doc. Dele?

    Responder
  333. janaine

    Olá,fui pré selecionada para a lista de espera , porém nao pude comparecer , gostaria de saber se é necessario registrar todos os doc dos meus pais , moro com meu pai e minha mãe e somente meu pai tem renda porém autônomo por conta propria , já foi feito a declação dele e da minha mãe que é dona de casa e não tem renda , então para ano que vem eu posso registrar tudo isso no cartorio desde já , ou tenho que esperar até o novo edital do prouni?? Obrigada

    Responder
  334. Flávia

    Terminei o ensino medio em 94, ja entrei em contato com o MEC, com a direçao regional da educação, do estado tb e ninguem localiza a escola que fiz o ensino médio. E a coordenaçao informou que fui reprovado, se eu tentei localizar e nao achei para fazer a declaração de bolsista. Perco a bolsa assim? Hoje liguei novamente no MEC e informaram que era autonomia da coordenaçao do Prouni aceitar ou nao minha situação.

    Responder
  335. Letícia

    Oi, estou concluindo o E.M. estudo em escola particular mas sou bolsista,porém eles alegam que não podem declarar bolsa. Como devo proceder ? Oque devo fazer?

    Responder
  336. João

    Olá, quando ganhei a bolsa morava com meus pais, pouco tempo depois passei a morar sozinho e não recebo nenhuma ajuda financeira deles, mas a assistente social ainda os considera como meu grupo familiar e corro o risco de perder a bolsa de o valor deles ultrapassarem o permitido.. Gostaria de saber se ela pode proceder desta forma… Desde já agradeço.

    Responder
  337. Thais

    Se eu for selecionada, porém, estiver viajando no período da matrícula minha mãe pode fazer a matrícula pra mim por meio de uma procuração? Isso vale para o FIES também? Obrigada.

    Responder
  338. Ana Carolina Martinez

    oi, moro com meu primo à um tempo… Precisa mesmo assim entrar, além da renda do meu primo, a dos meus pais?

    Responder
  339. Gabriele

    eu estudei o primeiro e segundo ano como bolsista em um colégio e no terceiro ano foi como bolsista em outro, na inscrição eu tenho que apresentar declaração de bolsista dos dois ou apenas do 3 ano ?

    Responder
  340. Junior

    Boa noite ,eu moro em minas gerais ,tenho uma irma que mora e trabalha em campinas ,devo colocar ela no grupo familiar ,e a renda ??

    Responder
  341. Alana

    Sou maior de idade e moro com meus avós, porém minha mãe é viva. Posso comprovar apenas a renda dos meus avós no Sistema de Cotas? Como faço para comprovar que minha mãe não influencia na minha renda?

    Responder
  342. Rutielly

    Preciso de ajuda! Meu pai é falecido, eu e meu irmão mais novo recebemos pensão, eu até os 18 se eu não me engano, devo colocar a pensão inclusa na renda? Pois só vou receber por um tempo

    Responder
  343. Camila

    Bom dia, tenho 18 anos, porém não trabalho nem tenho carteira de trabalho pois acabei de terminar o ensino médio e no município onde eu moro não tira carteira de trabalho, no meu estado só tira carteira de trabalho em duas cidades, e a mais próxima é uma burocracia, pois a demanda de pessoas é muito grande, gostaria de saber se por esse problema serei prejudicada e não poderei participar do ProUni? Agradeço a resposta! Estou me sentindo aflita.

    Responder
  344. Laura

    Olá. Tenho 18 anos, moro sozinha e não tenho emprego. Meus pais são divorciados legalmente, porém minha mãe tem um filho com outro homem, eles moram juntos, mas não têm união estável. Ele nunca me ajudou com nenhum quantia. Minha dúvida é como proceder nesse caso. Ele não faz parte da minha renda e legalmente não tem nenhum vínculo comigo. Posso simplesmente apresentar os documentos do meu irmão (cpf, certidão de nascimento) e não apresentar nenhuma renda por parte do meu irmão e não incluir no grupo familiar o namorado da minha mãe?

    Responder
  345. Claudete

    Oi. Estou dentro dos requisitos exigidos para que meu filho seja bolsista do prouni. O problema é que declaro imposto de renda e todos os papeis referentes ao exercicio de 2016 foram molhados e por isso jogados fora. O que faço? Quais documento posso usar pra que ele nao perca a vaga nesse semestre?

    Responder
  346. rubem

    minha mae ganha 4040 meu pai 1558 ,porem ele trabalha anoite e ganha adcional noturno ,o que se for contabilizado me impediria de conseguir uma bolsa de 100%…alguem ´pode me dar uma luz sobre isso…

    Responder
  347. Alice fatima

    Olá meu pai meche com terra, mas ele tem uma contadora pois nenhum de nós sabe mexer cm imposta , se ela me deram uma declaração de todos os dados dele já serve ou tenho q levar documento de todos dá minha família além dos meus

    Responder
  348. crystyano

    Estou morando com minha avó há um mês, eu tenho que comprovar a renda da minha família, que ficou em outra cidade, ou apenas das pessoas que moram comigo atualmente?

    Responder
  349. Gabrielle

    Meu pai é autônomo, tem uma oficina na minha casa mesmo. Onde eu consigo um documento que comprove q ele é autônomo e o quanto ele ganha?

    Responder
  350. Jéssica

    Bom estou bem apavorada e perdida com tanta documentação, moro com meu companheiro e minha filhinha que foi de outro casamento,o meu companheiro tem a carteira assinada.ok
    Mais eu estou desempregada a um ano.porem recebo pensão alimentícia (oficial pelo cartório) e o bolsa família que é um programa do governo.
    Tenho que colocar minha filha de 3 anos? Ou boto essa renda no meu nome mesmo?
    Tudo cai em uma conta bancária.
    Desde já obrigadaa <3

    Responder
  351. Poliana Nogueira

    Olá, tenho uma dúvida. Meu pai tem um mercadinho, não tem comprovante de renda, não paga imposto e nem o INSS, qual documento terei que levar pra me matricular pelo ProUni? Me ajudem.

    Responder
  352. rebekka santos

    Olá, meu esposo foi selecionado para uma vaga no ProUni Recife. Colocamos o endereço da minha prima que mora em Recife. Moramos em São Paulo. Não teremos um comprovante de endereço no nosso nome, pois estamos de mudança para Pernambuco. Os comprovantes de endereços são da casa da minha prima que é onde iremos permanecer por um tempo… Será que conseguimos fazer a matrícula?

    Responder
  353. Mayelli

    Oi, tenho uma dúvida
    Eu atualmente moro em Minas Gerais com minha mãe e minha irmã, ninguém tem carteira assinada atualmente e recebemos somente pensão pois meus pais são separados, mas vamos nos mudar para São Paulo, só que se eu passar no Prouni vou mais cedo e morar com algum familia por um tempo.
    Eu posso levar todas as documentações da casa onde moro em MG ? como a casa é propria ou tenho que pegar as documentações do familiar que irei morar ?

    Responder
  354. joao

    Boa Tarde,

    Sou de outro estado e moro com meus tios em sao paulo, e a renda deles é alta, mais de 3 salarios minimos por pessoa. Eu trabalho e so dependo deles em relação a moradia mesmo. Será se ainda assim posso conseguir bolsa?

    Responder
  355. Ethel

    Ano passado trabalhei com uma renda x este ano não estou contratada. E não sei se irei continuar com a mesma renda o que fazer? Tenho que declara a renda do ano passado na inscrição do meu filho?

    Responder
  356. gerson

    Olá, gostaria de saber como citar “renda = 0,00″ para membros que não possuem renda. Como no caso de filhos menores de idade, uma vez que o este campo do cadastro é obrigatório e não aceita tal valor?

    Responder
  357. camila

    eu moro com minha filha no lote com meus familiares mas minha casa é separada e minhas despesas são feitas so com meu salario mesmo asim tenho que inclui eses familiares que moram no mesmo lote que eu .

    Responder
  358. Marcela Blasius

    Olá me ajudem!!!
    Minha mãe até dezembro estava em um emprego,hoje está em outro e ganha bem menos qual colocar na renda dela?
    Meu pai é carreteiro ou seja,sua renda varia como faço?
    A mesma coisa acontece comigo até dezembro ganhava um 70% do salário minimo ,agora como o salário minimo aumentou o sálario aumentou também o que faço?

    Responder
  359. gilvaneide

    primeira vez que estou me escrevendo no proune , e na opçao renda nao soube o que coloca ate porque no momento estou desempregada , so quem tem renda eu meu esposo queria saber como faço pra coloca a .
    renda

    Responder
  360. gilvaneide

    primeira vez que estou me escrevendo no proune , e na opçao renda nao soube o que coloca ate porque no momento estou desempregada , so quem tem renda eu meu esposo queria saber como faço pra coloca a renda

    Responder
  361. Roberto Oliveira

    Boa noite!! fiz minha inscrição no prouni e quando chegou na parte grupo familiar eu coloquei os meus dados mesmo porque eu moro sozinho.Gostaria de saber o que eu faço?? e se eu for aprovado com a bolsa integral como proceder quanto a documentação do grupo familiar??? Moro sozinho e eu mesmo trabalho não recebo nada nem de pai e nem de mãe e nem de irmãos, e nem de parentes nenhum, o que devo fazer alguém sabe me ajude a responder.

    no aguardo
    Roberto

    Responder
  362. Tatiele

    Olá, coloquei no meu grupo familiar a minha filha de 5 meses, e ela não possui RG, ele é realmente necessário no ato de inscrição ou posso apresentar só a certidão e o CPF?
    Desde já agradeço.

    Responder
  363. samarasoul27@gmail.com

    Olá, moro com meu esposo e meu irmão de 15 anos ele não tem documentos ainda apenas a certidão de nascimento, como faço pra por ele como membro da família mesmo sem o cpf?

    Responder
  364. Juciêr

    Posso levar só os originais desses documentos, ou precisarei tirar uma cópia de cada um deles e levar junto? E posso fazer isso? Porque o site do ProUni não especifica como posso fazer isso, só fala sobre cópias autenticadas.

    Responder
  365. Francisco Canindé Costa de Melo

    Olá, eu gstaria de saber o que posso fazer, eu sou do Rio Grande do Norte, mas estou morando em São Paulo de favor numa casa de uma senhora, eu pago uma taxa pelo quarto que ela me deu, eu pago gás, luz, e conta de telefone, além de pagar 500 reais. Eu me viro sozinho que tudo, apenas uso a casa dela para morar, gostaria de saber se vai ser necessario algum documento dela, ela não me ajuda em nada financeiramente. O que devo fazer nesse caso?

    Responder
  366. Nayra

    Ola, n moro na msm cidade q meus pais mas eles eh q me sustentam, moro no piaui e devo me mudar p Sao Paulo, nl endereco coloquei ja o q vou morar, mas pedem os dados do meu grupo familiar. Tenho q levar oda a documentacao do meus pais, da tia cm quem eu moro e da pessoa cm quem vou morar?? Estou muito preocupada..

    Responder
  367. LUIZ HENRIQUE

    Olá, moro no terreno do meu sogro mas a casa é minha, porém o terreno é na zona rural e não tem documentação, tô sem rumo, oque faço?????

    Responder
  368. Osmar

    A minha mãe é pensionista, ela recebe pensão por morte do meu pai, no caso eu tenho que por ela na renda familiar?

    Responder
  369. Larissa dos Santos Faria

    Fui selecionada na primeira chamada do ProUni, só que meu pai é MEI como faço para comprovar a renda dele? ele é isento de declarar imposto de renda.

    Responder
  370. ingryd

    olá, sou maior de 18 anos mas não possuo renda por isso não tenho carteira de trabalho, tenho que providenciar a confecção para fazer a matricula ? ou isso é valido apenas para quem trabalha ?

    Responder
  371. tamy

    ola quando fui me inscrever na faculdade eles disseram que preciso ir no inss solicitar o cnis para comprovar que nao tenho renda mas chegando la o cara me disse que eles nao fornecem mais apenas pelo site mas nao consigo achar nada no site alguem sabe o que fazer???

    Responder
  372. Ana Carla

    No momento da inscrição do PROUNI eu não coloquei que eu recebo pensão alimentícia pois tinha lido em um site que pensão alimentícia não contava. Mas agora vejo que na lista de documentos eles pedem um comprovante de pensão. Como faço agora? Eles podem me desclassificar por esse erro?
    OBS: O valor da pensão não ultrapassa o valor máximo de 1,5 salário mínimo

    Responder
  373. Guilherme

    Eu fui pré-selecionado para uma vaga, a minha duvida é quais os documentos eu devo levar na hora de fazer a inscrição pro ProUni.
    Naquela lista de documentos que tem no site eu tenho que levar todos eles ou não ?

    Responder
  374. Jair

    Minha sobrinha mora comigo de favor. Os pais são separados. Porque precisam da minha renda ja que ela trabalha e não depende de mim.

    Responder
  375. dIh Dih

    ~~Ganhei a bolsa do Prouni~~(no anexo que mandaram pra preencher pede nome do responsável e Tenho 18 anos é preciso de meu responsavel(pai ou minha mãe) ir comigo fazer a matricula?
    Urgente!!

    Responder
  376. Elizangela de Jesus Santos

    Olá boa noite. Gostaria de tirar algumas duvidas. Não tenho os últimos 3 holerites e só consegui imprimir extrato bancário de 3 meses ao invés de seis. Corro risco de perder a bolsa por causa disso? Outra coisa, meu pai é aposentado mas trabalha registrado. Tenho que solicitar o data prev mesmo assim?
    Ganhei bolsa 100%porém me confundi nos valores pois meus familiares ganham mais do que consta na ficha de inscrição , porem ainda não ultrapassa um salário mínimo e meio. Corro risco de perder a bolsa mesmo assim?
    Obrigada desde já e agradeço muito pela dedicação

    Responder
  377. Elizangela de Jesus Santos

    Olá boa noite. Gostaria de tirar algumas duvidas. Não tenho os últimos 3 holerites e só consegui imprimir extrato bancário de 3 meses ao invés de seis. Corro risco de perder a bolsa por causa disso? Outra coisa, meu pai é aposentado mas trabalha registrado. Tenho que solicitar o data prev mesmo assim?Ganhei bolsa 100% porém ha uma diferença do valor da que cada familiar ganha mensalmente porem não ultrapassa um salário mínimo e meio. Corro risco de perder a bolsa?
    Obrigada desde já e agradeço muito pela dedicação

    Responder
  378. Lunara

    Meu avô.nao.tem.carteira de trabalho e faz parte do meu grupo familiar….ganhei a bolsa e estão me exigindo a carteira de trabalho dele….oq devo fazer? Pois ele não tem condições de locomoção para tirar esse documento.!

    Responder
  379. daiana lara araujo

    Prezados boa tarde, preciso da ajuda de voces urgente,
    Consegui a bolsa do prouni porem ontem (13/02/2017) foi o ultimo dia de levar os documentos para a faculdade, eu fui la mas estava sem a carteira de trabalho pois comecei a trabalhar e a empresa ficou com a minha carteira para efetuar o registro, a faculdade me disse que nao tinha oque fazer . oque eu gostaria de saber é se eu ainda tenho chance de conseguir a bolsa, tipo levar o hoje o documento ou ser chamada novamente na 2°chamada.

    Responder
    • Leonardo

      Estou na mesma situação, mas só que é com meu irmão.
      Você conseguiu ?
      Fui chamado agora na segunda chamada e a carteira de trabalho do meu irmão ta na empresa pra efetuar o registro.

      Responder
  380. Suzana Lemos

    Olá
    Eu não tenho rendimentos…então devo apresentar uma declaração de própio punho com firma reconhecida em cartório de que não tenho rendimentos e comprovante do imposto de renda como INSENTA …é isso mesmo ?
    E tem problema eu não ter carteira de trabalho…ou é obrigatório eu mostrá-la também como forma de comprovação. ?…

    Responder
  381. Izabela

    Olá, estou na lista de espera do prouni e minha mãe está sem trabalhar há dois anos, como faço pra comprovar a renda dela? Preciso só mostrar a carteira de trabalho?

    Responder
  382. isa

    olá, gostaria de tirar uma dúvida estudei 1 ano em escola particular e consegui uma bolsa remasnecente do prouni, sei q segundo as normas não conseguirei me matricular, gostaria de saber se posso entrar na justiça e quais as chances de eu conseguir a bolsa, pois hj, não tenho nenhuma condição de pagar a faculdade.

    ATT

    Isa

    Responder
    • Milena

      Você não conseguiria ganhar o processo porque esse é um dos requisitos básicos para participar do programa, se não fosse assim qualquer um entraria na justiça para conseguir bolsa. Espero ter ajudado!

      Responder
  383. Ester Terras

    Ola! Boa Tarde.Por favor,preciso urgentemente saber aonde posso imprimir as declarações que se pede na documentação da matricula.

    Responder
  384. Kleber Junior

    ja levei toda a documentação da lista de espera na data exigida, quando ira sair o resultado se minha documentação foi aprovada?

    Responder
  385. Jucélia

    minha filha não trabalha e o estudo é integral por vezes vai até a noite, teve oportunidade de uma bolsa no prouni, mas foi reprovada por fazer uma declaração de ausência de renda como ela não possui (carteira de trabalho) e por isso perdeu de receber a bolsa.

    Responder
  386. Anne Bittencourtt

    Olá, fui aprovada na lista de espera do ProUni, levei os documentos até a instituição e passei no processo de confirmação de renda, a faculdade me enviou um email com data para levar meus documentos e efetuar a matricula para começar a frequentar as aulas, porém eu não quero mais a vaga por motivos pessoais. Eu preciso ir na instituição me desvanecer da vaga ou basta apenas que não leve os documentos para ser colocada como desistente?

    Responder
  387. Gabriele

    Meus pais são divorciados. Eu preciso de uma declaração de divórcio ?mesmo tendo holerite de pagamento de pensão do meu pai!

    Responder
  388. Milena

    Olá!
    Tenho 18 anos e não moro mais com meus pais(que são divorciados), mas ganho pensão alimentícia do meu pai. Atualmente divido apartamento com uma amiga. Como eu comprovaria que dependo da pensão do meu pai e não moro mais com eles, apenas com essa amiga? Teria que declarar algo sobre minha amiga ou valeria apenas meu núcleo familiar de origem?

    Responder
  389. Adriane

    Meu pai trabalho no estado pelo contrato, mas no mês de junho ele sai. E esta afastado do município sem receber. E por conta de algumas coisas como essas. Eu não pude fazer 3 universidade. O que faço para fazer a inscrição no Prouni tudo correto??

    Responder
  390. GILBERTO

    Ganho mais de três salários mínimo, porem terei que sair do meu emprego para começar a cursar a faculdade de medicina. Como eu cadastro minha renda para concorrer a bolsa no Prouni?

    Responder
  391. Júlia carneiro

    Oi, tudo bem ?
    Eu tenho 18 anos, minha guarda é compartilhada e meus pais são separados. Moro com minha mãe que não tem renda e o companheiro dela(eles não são casados). Meu pai não me ajuda financeiramente. Na declaração da renda do grupo familiar, preciso declarar a renda só do companheiro da minha mãe e a dela, ou do meu padrasto também ? Muito obrigada !

    Responder
  392. Wilson

    O que acontece caso eu ausentar não declara alguma pessoa do meu grupo familiar na renda ,posso perde a vaga ? Eles sabem quem tem renda na família caso não declare ? Pois estou desempregado e não vivo com minha família com um companheiro,posso declara só a renda dele?

    Responder
  393. Edna

    Olá, sou casada, meu marido tinha uma empresa e declarava imposto de renda. Há três anos ele sofreu um aneurisma, o sócio parou os funcionamentos da empresa , mas eles nao a fecharam. Este ano ele nao declarou imposto de renda pq a partir daí nao temos renda. Terei ainda assim o direito a bolsa do Prouni?

    Responder
  394. João Marcelo

    Olá,Quais os Documentos nescessarios para me inscrever, é Moro com meu Tio,levo os dele também??

    Responder
  395. Ana Carolina

    olá ganhei uma bolsa prouni mas não sei como comprovar a renda poia minha mãe é MEI(micro empreendedora individual) e não se encaixa nos grupos apresentados no site prouni, como posso comprovar a renda dela ?

    Responder
  396. Jéssica

    Oi, eu fiz a inscrição do ProUni 2017.2 . Aconteceu o seguinte, o ProUni puxou os dados do endereço do Enem. No qual o endereço é da casa da minha irmã mais velha que não mora comigo. Mas eu moro numa casa , junto da minha mãe e irmã mais nova. Qual comprovante de residência devo levar ? Me ajuda obrigada

    Responder
  397. Edson Felipe

    Olá, Passei no ProUni pra outro estado. Mas estou com duvida em relação ao grupo familiar e o endereço. Coloco o novo endereço? Ou posso colocar antigo? E em relação ao grupo familiar, tenho que mudar? Ou posso continuar com os mesmo grupo familiar da minha antiga casa? Sendo que eu não trabalho e a renda ainda vai ser a mesma, pois minha família vai continuar pagando minhas despesas.

    Responder
  398. Amir

    Eu coloquei um endereço antigo no site do ProUni, não moro mais na casa que registrei no site, perco a bolsa por isso?

    Responder
  399. Poliana

    Estou com bastante duvida, moro só e de aluguel, porém a energia não está no meu nome pois a energia é dividida como posso comprovar? fiz uma declaração de aluguel porém estou com medo pois a conta de energia da casa é muito alta? será se dá algum problema?

    Responder
  400. João Victor da Silva

    Olá, gostaria de saber o seguinte: no meu caso, na casa em que resido moro apenas com meus avós maternos, meu tio, e meus dois irmãos. No entanto meu pai é desconhecido, sou registrado apenas no nome da minha mãe. Gostaria de saber se isso irá ocasionar algum problema para me, ou se surge a partir daí outro documento de comprovação que devo providenciar?
    Obrigado!!!

    Responder
  401. Ronielson

    Olá, eu tive um pequeno erro ao colocar a renda, informei a renda do meu pai errada (o que coloquei era referente há uns meses antes do reajuste salarial) e também foi colocado com os descontos. Gostaria de saber se na hora da matrícula eu tenho risco de perder a vaga/bolsa por conta disso..

    Responder
  402. Geiciara

    Olá eu não tenho carteira de trabalho nem título de eleitor, isso me impede de conseguir a bolsa ?

    Responder
  403. Isabelle

    Olá,fiquei em 25°lugar de 2 vagas na lista de espera.bocee acham que vale a pena levar os documentos na instituição?

    Responder
  404. Larissa

    ola.estou com um problema e duvida. Quando fui fazer minha inscrição no Prouni, coloquei o endereço da casa do meu namorado. Agora fui selecionada na lista de espera. Posso ser barrada por dar o comprovante da casa dele, pq o nome que consta na conta não esta no meu grupo familiar. Me respondam por favor. Hoje é o último dia de inscrição na lista de espera.

    Responder
  405. Talita

    Oi gostaria de saber pra bolsa remanescente, meu pai é aposentado e trabalha com carteira registrada devl declarar as duas rendas?
    Eu sou estagiária à um mês devo declarar a minha renda tbm?
    Minha mãe paga inss e recebe auxílio doença só que não está recebendo agora vai realizar uma nova perícia no dia 14/08, devo declarar tbm até porque ela não trabalha por e é deficiente físico tem protese na perna o que devo fazer?

    Responder
  406. Maria

    As inscrições para a estadual do meu estado abriram,e assim como pro prouni tem uma coisa que me faz ter muita dúvida,que é quanto a renda mensal da minha família.Entao,eu moro com a minha mãe,tios(2) e um Primo…Na renda(que se refere a quantidade de salários mínimos),eu coloco de todo mundo(mãe,tios e primos-trabalham)ou só da minha mãe?Porque ela que paga tudo meu,menos as contas da casa (luz,agua,internet…),sabe?Mas minhas coisas pessoais ela que compra e paga…Nós(eu e minha mãe)moramos de favor com esses tios.

    Responder
  407. tiago Batista

    Criança de 5 anos vale pra somatoria ? So mora eu mais a esposa e a criança. .total 3 pessoas ..ganhamos 3.000. .queremos a bolsa integral de 100%…nao temos declaração de imposto de renda física. .. mais temos a declaração de imposto de renda jurídica vale esta declaração ?

    Responder
  408. Ana Cláudia

    Eu não consegui reunir toda a documentação necessária, será que eles vão aceitar aumentar o prazo,porque eu trabalho e não tenho muito tempo pra tirar cópia da documentação?!

    Responder
  409. Rosemeire

    Olá, Gostaria de saber como eu faço para comprovar renda no prouni , sendo que eu e meu esposo estamos desempregados.?
    Temos apenas o cartão do bolsa família (fizemos o cadastro a dois meses e foi aprovado agora, Mas ainda nao recebemos nem a 1° parcela)
    O que fazer para declarar renda nessa situação?
    Coloco renda 0,00 e faço uma de declaração de que não exercemos atividade remunerada??
    O que eu faço??
    Por favor me ajudem!!

    Responder
    • To no Rumo

      Oi, Rosemeire
      O benefício da Bolsa Família não entra no cálculo da renda familiar, mas se você tiver algum comprovante do cadastramento no CadÚnico, pode ser usado inclusive para comprovar sua renda.

      Responder
  410. Kelly Cristina

    Olá, Sou matriculada no curso regular em uma universidade, acabei de me cadastrar nas bolsas remanescente do prouni para fazer o mesmo em ead. Tenho todos os documentos, porém não vou ter os holerites do meu Padastro, pois a empresa onde ele trabalha não entrega o holerite, tentamos solicitar e não obtivemos sucesso, teria algum outro documento que posso utilizar ao invés dos três últimos holerites.
    Atenciosamente, Kelly Cristina.

    Responder
  411. allef

    olá tenho uma divida. minha mãe recebe uma pensão por óbito do meu pai (isso da pra comprovar.) mas ela recebe uma ajuda de custo do pai dela, ela saca direto da conta, tem como comprovar esse dinheiro q ela saca da conta ?

    Responder
  412. Rafael

    Olá, gostaria de saber se posso utilizar o Prouni sendo que o primeiro ano do E.M eu fiz em escola pública e o segundo e terceiro eu fiz na particular sem bolsa, e neste momento meu pai está desempregado. Na inscrição do enem eu marquei renda 0,00.

    Responder
  413. Fabiana

    Boa tarde preciso de uma orientação urgente docuntaçao de renovação atrasei para entregar por motivos de problemas de doença na família estou no quinto período e nunca fiquei pendente em matéria e não falto, fui entregar a documentação e a faculdade não aceitou e falou que enviou o nome dos alunos para o mec o que faço? Posso perder a bolsa?

    Responder
  414. Hellen

    Moro com meu esposo a quatro anos mais não sou casada no papel minha mãe e meu pai moram em cidades diferentes e não agregam na minha renda pois só dependo do meu marido é serto eu declarar a renda do meu marido mesmo sem ser casada no papel?

    Responder
  415. Guilherme Pereira dos Santos

    Boa noite, terminei meu ensino fundamental em escola pública e decidi pagar o EJA para então concluir meu ensino médio, eu posso concorrer a uma vaga do PROUNI??

    Responder
  416. Sabrina

    Boa tarde! Pretendo tentar faculdade em SP, mas moro em Minas com uma tia.. Se eu conseguir irei morar na casa do meu namorado que mora com a mãe dele.
    Neste caso eu tenho que comprovar renda de todos da casa mesmo não tendo parentesco com eles? Até porque se eu colocar a renda deles não consigo financiamento, sendo que eu irei pagar sozinha.

    Responder
  417. SULAMITA

    BOM DIA ; Desde já grata pela resposta
    para tentar o prouni preciso provar renda só né mandar contator fazer a conta do imposto de renda anual nosso nao precisa né E SE PRECISA EU TIRO NO BANCO DO BRASIL MESMO OU CAIXA FEDERAL POR ALI NE O VALOR DITO AQUI 5E POUCO NÉ PODE ME AJUDAR NESSA DUVIDA MORO COM MEUS PAIS SO MEU PAI TEM RENDA APOSENTADO SOMENTE ELE EU NAO TRABALHO TAMBEM PRECISO TIRAR XEROX DAS CARTEIRAS DE TRABALHO DO PESSOAL AQUI DE CASA A MINHA E PRONTO NÉ MINHA DUVIDA E SOBRE SE PRECISA E COMO FAZER OU TIRAR O IMPOSTO DE RENDA

    Responder
  418. Daniela

    Olá, estou no 7°. semestre do curso regular em uma universidade, quero me cadastrar pra tentar ganhar uma bolsa 100%. Moro com meus pais, mas não sou dependente financeiramente deles, tenho renda com meu trabalho já na área que curso. Ainda assim preciso inserir a renda deles?

    Responder
  419. Karine

    Olá, minha irmã tem renda mas ela usa essa renda apenas para pagar a faculdade, devo colocar a renda dela na minha renda familiar?

    Responder
  420. Diane Costa

    Meu Pai abriu uma ME no meu nome, mas nunca trabalhamos nela. Sou sócia de 50%. Preciso muito me escrever no Proune, isso vai me prejucar? Eu posso fazer alguma coisa para melhorar a minha situação?

    Responder
  421. Dayvson

    Tenho uma duvida estudei todo meu ensino medio em escola particular como bolsista integral, acontece que o colegio fechou e não tenho como conseguir essa declaração. O que devo fazer? Existe outra forma de comprovar essa fato? Tirei uma nota media de 680 no enem e não gostaria de perder essa bolsa do prouni.

    Responder
  422. Amanda Oliveira

    Bom eu trabalho como aprendiz e ganho 900$(livre) minha mãe tem o salário de 1100$ (livre), isso é acima de 1,5salário por família, porém pagamos aluguel,água, luz,iptu,e outros gastos necessários.
    Eu consigo uma bolsa 100% ou não?

    Responder
  423. Guilherme

    moro com minha avó minha mae foi embora morar em outro lugar porem a escritura da minha casa esta no nome de minha mae e tia e as conta esta no da minha mae como faço para compravar que moroo so com minha avo?

    Responder
  424. Lucas

    Tenho 17 anos e não tenho carteira de trabalho,mas moro com meus pais!Eles vão exigir minha carteira de trabalho ou eu não preciso apresentá-la?

    Responder
  425. Nataly Sueli

    tenho 18 anos, e meus pais sao separados. hporém quem recebe pensão é so a minha irma de 10 anos, ouve julgamento ano passado 01/2017 e com isso ele tem apenas o papel que informa a % que ele deve dar para minha irma, mas meu pai nao deposita em conta, ele da o dinheiro para minha mae e ela assina esses recibos simples. como que declaro isso no prouni? como informo que apenas minha irma recebe? como mostro pra eles o valor da pensão sendo que no papel informa so a porcentagem?

    Responder
  426. Amanda

    Alguém me ajuda.
    A renda da minha mãe é de 550 por mês, através do aluguel de uma parte da nossa casa que está alugada nesse valor, recebemos os 550 por mês, mas não tem contrato e nem é no cartório, ou seja, não dá pra comprovar. Oq eu faço?

    Responder
  427. danievanny

    olá moro de favor na casa da avó do meu marido que ja faleceu,eu preciso de algum documento pra comprovar isso ,ou so o comprovante de endereço??

    Responder
  428. Charles Cardoso

    Me ajude….
    Eu estou desempregado a um mês , qual documento tenho que levar para a faculdade com o fim de comprovar isso??

    Outro questionamento é!!

    moro de aluguel e a conta de luz não estar no meu nome, neste caso é necessário fazer o dono do imóvel deve criar uma declaração?

    Responder
  429. Larissa Lima

    ola,fui pré-selecionada na chamada regular do prouni,mas estou com muitas duvidas a respeito da documentação exigida,pois são muitos documentos!
    alguem sabe me informar se são todos que eu preciso levar ou somente um de cada requisito,tipo;um de residencia,um de renda,um de identificação e etc.
    por favor alguem de vcs que ja tiveram experiencia com o prouni,por favor respondam minha duvidas,pois o prazo pra comprovação é bem curto e eu estou com medo de perder minha bolsa.

    Responder
  430. Sabrina

    olá! Preciso levar minha documentação e n possuo carteira de trabalho, pd haver algum problema em n apresentar esse documento???

    Responder
  431. Giovanna

    Minha mãe faz trabalho autônomo e não paga imposto, mas, coloquei no grupo familiar que ela ganha um salario minimo (no caso uma media do que ela ganha). Oq devo fazer pra comprovar isso?

    Responder
  432. laisla

    fui contemplada com uma bolsa integral, na hora de enviar a documentação errei, na inscrição coloquei o endereço da minha mãe e na comprovação mandei o meu endereço corro o risco de perder ??

    Responder
  433. Dayane Cássia

    Olá. Minha irmã concluiu o Ensino Médio no ano de 2011. Porém só me entregaram o Certificado de conclusão do Ensino médio e o Histórico escolar não foi entregue. Ela passou no Prouni 2018 e precisa urgente do Histórico ou da declaração de Ensino Médio. Soube que o Histórico estaria arquivado na Seduc, mas eles não informam. Ela está muito preocupada pois precisa entregar todos os documentos até o dia 09/03/2018 (sexta-feira agora). Por favor, me ajudem. Será que a instituição aceita os boletins escolares dela ou somente o certificado de conclusão?

    Responder
  434. cileide

    boa tarde, moro com minha maê aposentada e sou beneficiária do bolsa familia como faço para me escrever no PROUNI , tenho direito?

    Responder
  435. Rayssa Manuelly

    Moro em casa alugada, e não tenho nenhum tipo de conta no meu nome, nem no membro familiar que coloquei. O que fapó ?

    Responder
  436. Rayssa Manuelly

    Moro em casa alugada, e não tenho nenhum tipo de conta no meu nome, nem no membro familiar que coloquei. O que faço ?*

    Responder
  437. adriane

    bom meu caso é o seguinte moro com meu companheiro e meu enteado no interior a casa é nossa porem nao tem nada no nosso nome até o talão de luz é no nome do pai dele quais documentos devo mandar para o prouni pois a faculdade não sabe me esclarecer

    Responder
  438. Mateus

    Moro sozinho em São Paulo (de aluguel), meus pais moram em outro estado, e não recebo qualquer recurso financeiro extra, apenas a renda do meu trabalho. Logo, devo apenas registrar a minha renda, correto?
    E quanto a documentação para a matrícula, devo levar as cópias autenticadas dos documentos dos meus pais e irmãos que moram na Bahia?

    Responder
  439. Esther

    olá, tenho 17 anos e moro sozinha de favor mas minha renda é oriunda de vendas de bolo e uma pensão que ganho do meu pai. Como provar isso para receber 100% da bolsa ?

    Responder
  440. Camila

    moro na casa da minha mãe! Mas na inscrição(parte de renda ) não a inclui, e também comprovante de residência não tenho nada em meu nome! corro risco de perder a vaga caso eu seja beneficiada? Ano passado não consegui, por algum erro de documento, mas não lembro qual! Me ajudeu por favor!

    Responder
  441. Fabiane Senkio

    Bom Dia!!!
    Tenho 17 anos e trabalho de carteira assinada atualmente não moro com meus pais e sim com minha tia. Mesmo eu sendo de menor e ter colocado como membro da família apenas eu devo apresentar apenas os meus holerites?

    Responder
  442. MARIA DAIANE DE SOUSA RAMOS PAULINO

    Ola,na hora da inscrição eu coloquei a renda da minha irmã ,porém o comprovante de endereço esta no nome da mãe,e não coloquei ela no grupo familiar ,a renda dela e somente bolsa familia,então eu coloquei apenas minha irmã que e assalariada.o que faço?

    Responder
  443. alba valeria do amaral

    olá queria perguntar minha filha foi selecionada mas tenho dúvidas! queria saber se posso levar certidão de nascimento para os irmãos dela no lugar de rg ?pois eles não tem ainda ? E outra coisa sobre onde moro . eu moro em dois cômodos da casa de minha sogra como fica a documentação que tenho que levar? obrigada pfv me responda

    Responder
  444. Tamires

    Boa noite, fui pré selecionada no ProUni, meus pais são separados, ele fez um documento declarando pensão pra nós, Ele conta no meu ciclo familiar?

    Responder
  445. Jessé

    Boa noite. Minha mãe não tem a certidão de nascimento original e nem copia, o cartório é em outro estado e não há tempo hábil para que a segunda via chegue via correios. Será que posso fazer a matricula na faculdade usando o pedido da segunda via requisitada no ministério publico? Se não, o que posso fazer?

    Responder
  446. joao

    olá, eu gostaria de saber se eu tenho que apresentar um comprovante de residência de cada membro familiar ( maior de idade)? pois aqui na minha casa eu não há nenhum documento que comprove ( como contas) que o meu irmão more aqui. o que faço?.

    desde já agradeço.

    Responder
  447. Natália Pott

    Ooi… Eu trabalho fora, porem moro somente com meus avós, pai mora em casa separada e mãe nao conheço…Preciso somente os comprovantes de aposentadoria dos meus avós??

    Responder
  448. Victória

    Boa tarde, minha mãe é falecida e moro apenas com minha vó.
    A soma dos nossos salários passaram 11 reais do limite de 1,5 mínimos
    Porém queria saber, no contracheque da minha vó conta valor líquido R$814 e R$724, poderia usar esse valor ? Já que mais de 50% do pagamento está comprometido em banco constando no contracheque por dívidas de lá mesmo, que demoraram 6 anos para ser quitadas, posso por esse valor ? Já que tenho como provar e na realidade ficamos bem abaixo dessa média de 1,5. Poderia usar um contracheque só ? Obrigada !

    Responder
  449. Nara Isa

    atualmente vim mora com minha tia para fazer a faculdade no caso sobre a renda familiar bruta mensal devo coloca a dos meus pais ou da minha tia?

    Responder
  450. Mariana da Silva Souza

    Declarei meu irmão como membro no ProUni e ele não tem RG ,pois irá tirar segunda via ,a identidade molhou ! E agora ?

    Responder
  451. gabi

    ola! sou casada e maior de 18 anos, mas moro no mesmo endereço de meus pais, mas em casa diferente.Eles precisam constar no meu grupo familiar? ou só eu e meu marido?

    Responder
  452. Erok

    Olá gostaria de saber se quando a renda de um dos membros do grupo familiar for 0,00 se será necessario alguma declaracao ou apenas a CTPS já pode comprovar. OBG

    Responder
  453. meire

    Boa tarde

    Nao tenho título eleitoral é necessário para o PROUNI?

    Fiquei na lista de espera da 2 chamada.

    Tenho 20 anos.

    Posso levar os documentos na faculdade de 1º opção e também na unidade da 2º opção porquê está escrito para entregar os documentos até 08-07-2019

    No aguardo.

    Agradeço.

    Responder
  454. Izadora Melo Nobre

    eu tenho uma bolsa de 50% no ProUni mas quando fiz minha bolsa não trabalhava de carteira assinada agora irei trabalhar de carteira assinada irá dar algum problema na minha bolsa caso eu volto trabalhar?

    Responder
  455. Kemilli

    Olá, tenho 17 anos e preciso provar renda do meu avô aposentado, ele mora apenas comigo e minha avó não mora com ele (não possuem o divórcio),em relação a isso existe problema? Meu avô aposentado precisa apresentar certificado de reservista?

    Responder
  456. Kemilli

    Olá, tenho 17 anos e moro com meu avô, ele e minha avó são separados (não possui o divórcio) será que tem algum problema com essa documentação? Por ele ser aposentado precisa apresentar certificado de reservista?

    Responder
  457. Larissa Ofenes

    Não moro com minha mãe e sim com uma amiga da família, e ela é casada. Devo colocar ela e o esposo no meu grupo familiar?
    Não tenho contato com meu pai, só o vi duas vezes em toda minha vida, e não moro com minha mãe. O que devo fazer? Por favor preciso dessa informação o mais rápido possível, pois já quero cuidar na documentação.
    De já obrigada ?

    Responder
  458. Carlos Iaggo

    Meu pai não tem uma renda fixa e não tem como comprovar, o que eu devo fazer? Coloco somente a minha renda que é fixa?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>