Escola rural tem modelo diferente de ensino integral

Educação Ensino médio

Estudantes têm aulas práticas de na criação de animais e cultivo de alimentos, aulas teóricas e momentos de recreação

i430640

A Escola Estadual Terra Nova, localizada no Assentamento da 10ª Agrovila, no município de Terra Nova do Norte (MT), a cerca de 670 quilômetros de Cuiabá, tem um modelo diferente de educação integral. Lá, metade dos estudantes passa uma semana na escola, tendo aulas práticas de na criação de animais e cultivo de alimentos, aulas teóricas e momentos de recreação. Depois desta semana, voltam para casa para aplicar o que aprenderam e fazer registros em um caderno de campo, e a outra metade vai para a escola.

“O curso dura quatro anos, e a avaliação dos alunos não se apoia no sistema de notas, mas sim no acompanhamento de seu aprendizado por meio do caderno de campo, dos trabalhos exigidos ao longo dos semestres e da participação nas atividades. A formação humana está na base do ensino da escola Terra Nova. ‘Trabalhamos para que o estudante se faça sujeito’, comenta Ricardo [Martins dos Santos, um dos fundadores da escola]. A boa convivência se orienta por regras debatidas e decididas coletivamente, entre diretores, docentes e alunos, apostando no método ver, julgar e agir. ‘Nossas reflexões são feitas sempre em grupo”, afirma o professor João Latres, monitor da equipe de registro e mídias’.

Veja a matéria completa na revista Educação.

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>