Dicas de filme: Curta discute o papel do vestibular

Mobilização

Documentário Nota de Corte mostra a experiência de um estudante da Zona Leste de SP em busca de uma vaga na USP

Captura de tela inteira 04082014 163236

Por Gabriel Di Pierro

O curta Nota de Corte, do ano de 2011, é um documentário que discute o vestibular a partir da experiência de um jovem morador de Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, que busca uma vaga no curso de música da Universidade de São Paulo (USP). Tendo o desafio de enfrentar a concorrida prova da Fuvest, ele se desdobra numa rotina puxada, que concilia trabalho, estudos e o convívio familiar, além dos grandes deslocamentos na cidade.

As suas dificuldades e incertezas para conquistar a vaga mesmo tendo estudado em uma escola pública são o ponto de partida para uma reflexão sobre o que significa esse exame de seleção. O curta conta também com a participação de alguns profissionais, que comentam o significado do vestibular como exame de seleção para o acesso ao ensino superior público.

Por que existe o vestibular? Ele de fato consegue avaliar o mérito? Quais elementos determinam as diferenças entre aqueles que têm sucesso na prova e aqueles que acabam fracassando? Essas são algumas questões suscitadas, que tornam o vídeo interessante para debater a temática com jovens e adultos.

  • “Nota de Corte”
  • Gênero: documentário
  • Diretor: Bruno Bralfperr
  • Duração: 17 min.
  • Ano: 2011

Veja o filme:

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>