Desafios do ensino médio são debatidos em livro

Educação Ensino médio

Artigos debatem como as práticas pedagógicas podem dialogar com a realidade dos jovens que estão na escola

image3

O ensino médio veio ganhando relevância como um dos eixos centrais da agenda de direitos da juventude por ser um momento privilegiado determinante na formação cultural, científica, técnico-profissional, ética e humanista dos jovens. Porém, esta etapa da educação enfrenta desafios, muitos deles ligados às desigualdades sociais no Brasil.

Este é o pano de fundo do livro Juventude e Ensino Médio – Sujeitos e Currículos Em Diálogo, fruto do projeto “Diálogos com o Ensino Médio”, uma parceria da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

Organizado por Juarez Dayrell, Paulo Carrano e Carla Linhares Maia, o livro traz artigos que debatem a relação dos jovens com a escola e as práticas pedagógicas que possam dialogar com sua realidade. Na seção sobre currículos, por exemplo, há textos sobre como o mundo do trabalho, as tecnologias digitais e a cultura podem fazer parte dos temas abordados no ensino médio.

O lançamento acontece no dia 30 de outubro, em Sorocaba, com um debate com participação de Maria Carla Corrochano (UFSCar), Ana Paula Corti (Ifesp), Inês Teixeira (UFMG), Marta Marandino (USP), Nora Krawczyk (Unicamp) e Paulo César Carrano (UFF).

Lançamento e debate
Dia 30/10, às 14h30
Núcleo ETC da UFSCar – Rua Maria Cinto de Biagi, 130, Santa Rosália – Sorocaba

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>