Vestibular da Unesp tem aumento de 12% de inscritos negros e indígenas

Educação Ensino superior

Universidade adotou sistema de reserva de vagas para estudantes de escola pública, negros e indígenas

unesp-20120418164453

Da Fundação Vunesp

A Unesp encerrou a apuração de suas inscrições com o registro de aumento entre os inscritos pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). O total de candidatos nesta modalidade, que era de 39.679 no último exame, aumentou para 40.992, um acréscimo de 1.313 vestibulandos. Entre os candidatos negros e indígenas de escolas públicas, o número de inscritos subiu de 15.011 no vestibular 2014 para 16.839 neste exame, um aumento de 12,2%. O total geral de inscritos na seleção da Unesp é de 101.014 candidatos, o maior da história da Universidade.

Sheila Zambello de Pinho, diretora-presidente da Fundação Vunesp, instituição responsável pelas provas da Unesp desde 1980, aponta que “alguns números são bastante expressivos na análise dos dados da reserva de vagas. Um deles é o que indica o aumento de candidatos de escolas públicas em quase todas as 174 carreiras do vestibular, estabelecendo um importante equilíbrio. Outra questão positiva é que já no ano passado registramos um crescimento no número de negros e indígenas matriculados, subindo de 18% em 2013 para 20% em 2014. Com o aumento de inscritos, ficamos otimistas quanto à manutenção da tendência de aumento no total de ingressantes para este ano”.

A Universidade realiza também ações para a manutenção de alunos de baixa renda durante o curso, visando atingir principalmente ingressantes oriundos de escolas públicas. “Temos fortalecido nosso programa de divulgação do vestibular nas escolas públicas para atingir índices cada vez mais expressivos, incentivando os candidatos a se inscreverem e mostrando os programas da Universidade para a manutenção de alunos de baixa renda, como o Programa Pró-Talentos, que concede bolsa de estudos para alunos talentosos egressos de escolas públicas, além de benefícios como Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão ou auxílios que a Unesp oferece para alimentação e moradia”, afirma Sheila.

O Sistema de Reserva de Vagas da Unesp garante neste ano um mínimo de 25% (o índice do último vestibular foi de 15%) das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp. No Vestibular 2014, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 40,7%.

As provas da Unesp são realizadas em duas fases. A primeira etapa será realizada no dia 16 de novembro, em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, nos dias 14 e 15 de dezembro.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>