Curso prepara educadores para tratar de escolha profissional nas escolas

Escolha Profissional

Com inscrições abertas, curso de extensão é fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC)

CONVITE ELETRÕNICO TO NO RUMO

O curso de extensão universitária “Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional” está com inscrições abertas até 30 de abril. A iniciativa, fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC), é dirigida para professores(as) do Ensino Médio que queiram desenvolver, com seus estudantes, atividades educativas focadas em temas como escolha profissional, mundo do trabalho e possibilidades de continuidade dos estudos. A preferência é para educadores que atuem na região da zona leste e municípios do ABC.

As atividades são inteiramente gratuitas, sendo o acesso a materiais, livros e demais insumos também custeados pelas instituições proponentes. Ao final, participantes com 85% de presença recebem um certificado da UFABC pela participação no curso de extensão universitária. Ao mesmo tempo, para aqueles interessados em realizar, em caráter experimental, algumas atividades com seus estudantes, a Ação Educativa disponibilizará apoio técnico e material no segundo semestre de 2015. Com duração de 32 horas, divididas em 7 encontros realizados aos sábados, o curso está estruturado a partir de atividades de debates, discussões e vivências de atividades práticas que podem ser replicadas junto aos estudantes. São algumas temáticas abordadas ao longo do curso: 1) as dimensões que influem a escolha profissional de jovens; 2) os caminhos e desafios de continuidade dos estudos de jovens do Ensino Médio público; e, 3) a situação dos jovens no mundo do trabalho.

Em 2007, a Ação Educativa realizou a pesquisa “Que Ensino Médio Queremos?”, investigando junto a estudantes, familiares, professores e equipes técnicas os sentidos e significados do Ensino Médio para jovens de cinco escolas públicas da zona leste de São Paulo. Identificou-se, naquele momento, um forte interesse por uma escola capaz de proporcionar a reflexão sobre o mundo do trabalho e propiciar um processo de orientação profissional, permitindo o delineamento de projetos profissionais, incluída aí a escolha de cursar o ensino superior.

“Frente a esse diagnóstico, a gente mobilizou professores de escola pública e estudantes para construir uma proposta de atividades. O Tô no Rumo é resultado dessa construção coletiva. Em 2009, a gente realizou um primeiro piloto e desde então ela foi sendo aperfeiçoada e incrementada”, conta Raquel Souza, autoria do Guia Tô no Rumo, que reúne sugestões de atividades, textos e materiais de apoio. As oficinas com base nessa metodologia vêm sendo realizadas com um número crescente de estudantes. “O retorno que a gente tem é que os estudantes gostam muito das atividades. Primeiro porque elas são muito diferentes daquilo que eles denominam como aula, porque os instigam a falar, a mover o corpo na sala de aula e abrem espaço para brincadeiras. A leitura que eles realizam tem uma finalidade, de encontrar informações que façam sentido para a vida deles. As atividades levam muitas informações que eles não possuem. A segunda coisa que os estudantes apontam é que é uma sequência de atividades que têm começo, meio e fim, têm planejamento. Por fim, as atividades respondem de fato a um anseio que eles têm”, complementa.

Curso “Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional”
Data de início: 09 de maio
Data de Término: 27 de junho
Horário: das 9h às 13h
Local: UFABC /Campus Santo André – Avenida dos Estados, 5001 (próximo à Estação da CPTM Prefeito Celso Daniel)
Vagas: até 35 pessoas
Mais informações: gabriel.dipierro@acaoeducativa.org / (11) 3151-2333
Inscrições: preencha o formulário de inscrição até o dia 30 de abril.

Um comentário para “Curso prepara educadores para tratar de escolha profissional nas escolas”

  1. PAULO CESAR PIRES

    Bom dia!
    Quero saber se ainda tem vagas para os cursos:

    Jovens e escolhas profissionais
    Três mitos sobre a escolha profissional
    Pobreza e desigualdade

    Sem mais, no aguardo

    Paulo Cesar

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>