Debate propõe fazer balanço de 10 anos de ProUni

Educação Ensino superior

Cerca de 1,4 milhão de estudantes foram beneficiados, mas programa é questionado pelo financiamento a instituições privadas

desafios_daconjuntura_prouni_vf

Em 2015, o Programa Universidade para Todos (ProUni) completa 10 anos. O programa oferece bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes oriundos de escolas públicas. Segundo o Ministério da Educação, ao longo desse período, cerca de 1,4 milhão de estudantes foram beneficiados, dos quais metade são negros.

Os dados expressivos convivem com críticas sobre seu papel no fortalecimento de universidades privadas, muitas vezes de menor qualidade. Além disso, há questionamentos sobre os cursos nos quais os jovens se inserem, em geral de menor prestígio.

Para fazer um balanço dos 10 anos do ProUni e discutir as políticas de acesso ao ensino superior no Brasil, o Observatório da Educação e a área de Juventude da Ação Educativa realizarão nesta quarta-feira, 29 de abril, o debate “Desafios da Conjuntura: 10 anos de ProUni – balanços e perspectivas do acesso ao ensino superior no Brasil”. O evento contará com a participação de movimentos de educação, pesquisadores, gestores públicos e alunos bolsistas do programa.

O debate será realizado das 19h às 22h na sede da Ação Educativa (rua General Jardim, 660), em São Paulo, é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela internet em www.acaoeducativa.org/aovivo. Não é necessário se inscrever previamente.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/666276566810376/

Debatedores
Wilson Mesquita de Almeida – Pesquisador e autor de “Prouni e o Ensino Superior Lucrativo em São Paulo”
Marcela Rufato – Coordenadora da Rede Emancipa de Cursinhos Populares
Sérgio José Custódio – Coordenador do Movimento dos Sem Universidade
Tamires Sampaio – Diretora do centro acadêmico de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e bolsista do ProUni
Dilvo Ilvo Ristoff – Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC
Mediação: Raquel Souza – Assessora de Juventude da Ação Educativa

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>