Escolas técnicas abrem inscrições para o vestibulinho

Educação Ensino técnico

O processo seletivo para 53 mil vagas no ensino técnico fica aberto até 14/5

20130923a

Do Centro Paula Souza

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2015 começam nesta terça-feira, 14, e vão até 14 de maio. O vestibulinho oferece 53.716 vagas para o ensino técnico. O exame será no dia 14 de junho.

Do total de vagas oferecidas, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.675vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital são oferecidas 7.587 vagas para cursos técnicos em 103 escolas estaduais e 1.300 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Novidades
Três cursos técnicos – Administração, Comércio e Secretariado – passam a ser oferecidos na modalidade on-line. No momento da inscrição o candidato deve escolher entre as 26 Etecs credenciadas como polos de educação a distância (EaD), para atender às demandas regionais no Estado. As unidades estão localizadas na capital e em municípios do interior. O curso técnico de Informática passa a ser oferecido na modalidade semipresencial em cinco Etecs do Estado. Além disso, a Etec de Artes (capital) passa a oferecer o curso de especialização técnica de Composição e Arranjo.

Neste vestibulinho, 260 vagas são destinadas aos seis cursos de especialização técnica: Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica, Composição e Arranjo, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiocomunicação. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para 10 cursos técnicos:  Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Inscrições
Para se inscrever a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet vão de 14 de abril a 14 de maio – no último dia, o prazo termina às 15h. O Manual do Candidato estará disponível no site para download. No ato da inscrição, o candidato ao 1º módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>