
Com informações da Comvest
Os candidatos ao vestibular 2016 da Unicamp já podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O benefício vale em três casos:
- Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (renda líquida máxima de R$920 por morador do domicílio), que tenham cursado o ensino médio na rede pública;
- Funcionários da Unicamp/Funcamp, que tenham cursado o ensino médio na rede pública;
- Candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia). Nesse caso, não há mais a exigência de haver cursado escola pública, ou seja, candidatos oriundos de escolas particulares também poderão pedir a isenção da taxa de inscrição.
Além disso, para pedir a isenção, os candidatos devem ser residentes no estado de São Paulo. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
Os pedidos devem ser feitos até o dia 22 de maio, pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 25 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 31 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.
Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2016. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.