
As inscrições para o processo seletivo de meio de ano das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo estão abertas de 5 de maio a 9 de junho.
Entre as novidades, está a entrada da futura Fatec de Ribeirão Preto, que oferece 80 vagas distribuídas entre os períodos da manhã e da noite para o curso superior de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Há também um novo curso: Têxtil e Moda, na Fatec Americana, com 40 vagas no período da manhã.
Vestibular Fatec
Período de inscrição: 5 de maio a 9 de junho.
Taxa de inscrição: R$ 70 – a resposta aos pedidos de isenção e redução da taxa estão disponíveis no site.
Critérios: é necessário ter concluído o ensino médio até o momento da matrícula.
Como se inscrever: preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico no site www.vestibularfatec.com.br, imprimir o boleto e pagar a taxa em qualquer agência bancária. No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.
Vagas: 15.325 vagas, sendo 2.000 na modalidade a distância. São 72 cursos em 65 unidades no estado de São Paulo.
Como funciona: a prova será realizada em 5 de julho e é composta de uma redação e 54 questões de múltipla escolha – o peso das questões varia de acordo com o curso escolhido.
Ação afirmativa: o Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus – acréscimo de pontos à nota final obtida no exame – de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Resultado: 21 de julho.
Para mais informações, consulte o Manual do Candidato.
O que são cursos tecnológicos?
Os cursos tecnológicos são cursos superiores, de graduação. Porém, diferentemente dos cursos de bacharelado e licenciatura, os cursos tecnológicos são mais curtos – em geral, são três anos – e mais focados em uma área de atuação profissional. Esse tipo de curso está ganhando popularidade. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número de matriculados passou de 81 mil, em 2002, para 870 mil, em 2011. Os cursos preparam o estudante para desenvolver “as atividades em determinado eixo tecnológico e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade”, segundo o MEC. O catálogo do ministério lista 112 graduações, divididas em 13 eixos, entre os quais recursos naturais, hospitalidade e lazer e infraestrutura.
Fatec abre inscrições para vestibular de meio de ano – Tô no Rumo Anuncie e Venda Rápido no Maior Site de Classificados Grátis do Brasil. Anúncios Totalmente Gratuitos Indexados pelo Google! Acesse http://www.anunciosbr.com.br Anuncie, Divulgue, Compartilhe!
Divulgue Grátis http://www.anunciosbr.com.br/