
Do Ministério da Educação
O período de inscrições para participação na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015 começa em 8 de junho, segunda-feira. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do programa, até as 23h59m do dia 10 de junho. O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O resultado da chamada regular será divulgado em 15 de junho na página do Sisu. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho, na instituição em que o aluno foi selecionado.
Quem não conseguiu uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera se inscrevendo na página do Sisu, na internet, entre os dias 15 e 26 de junho. O candidato só poderá manifestar interesse em participar da lista de espera para o curso que escolheu como sua primeira opção, no momento da inscrição.
Sisu
Período de inscrição: 8 a 10 de junho
Taxa de inscrição: não há
Como se inscrever: pelo site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/)
Critérios: ter feito o Enem 2014 e ter tido nota maior que zero na redação
Como funciona: o candidato pode escolher duas opções de curso. Ao longo do período de inscrição, ele pode alterar suas opções. Ao mesmo tempo, o sistema divulga as notas de corte para cada curso, atualizadas periodicamente. Dessa forma, o candidato pode migrar a opção de acordo com a nota que obteve no Enem.
Vagas: nesta edição, serão oferecidas 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior.
Ação afirmativa: todas as instituições federais (universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia) devem seguir a Lei de Cotas e reservar vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, para negros e indígenas, e para estudantes de baixa renda. Além disso, as universidades podem ter programas próprios para inclusão. Portanto, o candidato pode concorrer para as vagas reservadas pela Lei de Cotas, pelas destinadas a outros programas e pela ampla concorrência. Porém um candidato não pode escolher como suas duas opções modalidades diferentes no mesmo curso e instituição. Além disso, as universidades podem adotar critérios próprios de acréscimo na nota (bônus). Nesse caso, o candidato concorre às vagas na ampla concorrência.
Resultado: os candidatos aprovados serão convocados em chamada única no dia 15 de junho. As matrículas deverão ser realizadas nos dias 19, 22 e 23 de junho. Caso o candidato não tenha sido aprovado no curso escolhido como primeira opção, poderá se inscrever para a lista de espera entre 15 e 26 de junho.