Inscrições para ProUni do segundo semestre vão de 16 a 18/6

Educação Ensino superior

Programa oferece mais de 100 mil bolsas, entre integrais e parciais, em instituições privadas de ensino superior

i430640

Do Ministério da Educação

O segundo processo seletivo de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá 116.004 bolsas ofertadas em 856 instituições de ensino superior. O número é maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que teve 115.101 bolsas.  As inscrições terão início na próxima terça-feira, 16, e se estenderão até as 23h59 de quinta-feira, 18. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.

Das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. São Paulo é o estado com maior número de bolsas ofertadas, com 30.519, seguido de Minas Gerais, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

Confira as vagas disponíveis por unidade da Federação
Visite o portal
do ProUni para obter outras informações
Acesse o Manual
do Bolsista e conheça seus direitos e deveres
Acesse a página do ProUni para fazer sua inscrição

ProUni

Período de inscrição: 16 a 18 de junho

Taxa de inscrição: não há

Como se inscrever: pelo site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/)

Critérios:

  • ter feito o Enem 2014, ter tido nota maior que zero na redação e mínimo de 450 pontos na média das notas
  • não ter diploma de ensino superior
  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa de estudos (no caso de pessoas com deficiência ou professores da rede pública, esse critério não se aplica)
  • ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) ou de até 3 salários mínimos (para bolsas de 50%).

Vagas: o ProUni oferece bolsas em universidades e faculdades particulares. No segundo semestre de 2015, são 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais.

Como funciona: o candidato pode escolher duas opções de curso. Ao longo do período de inscrição, ele pode alterar suas opções. Ao mesmo tempo, o sistema divulga as notas de corte para cada curso, atualizadas periodicamente. Dessa forma, o candidato pode migrar a opção de acordo com a nota que obteve no Enem.

Ação afirmativa: além dos critérios para inscrição, as instituições participantes devem reservar vagas para pretos, pardos e indígenas, de acordo com o percentual dessas populações no estado.

Resultado: a primeira chamada será divulgada em 22 de junho – os aprovados devem realizar a matrícula de 22 a 29 de junho. A segunda chamada será divulgada em 6 de julho, com matrículas até 10 de julho. A adesão à lista de espera poderá ser feita nos dias 17 a 20 de julho.

Atenção: a documentação para a matrícula é determinada pela instituição de ensino. Procure se informar e se preparar com antecedência. Saiba quais documentos são pedidos normalmente e como obtê-los.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>