
Do Centro Paula Souza
Começam no dia 6 de outubro as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), para o primeiro semestre de 2016. O vestibulinho oferece 81.950 vagas, distribuídas entre os ensinos Médio, Técnico, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica. Entre as novidades deste processo seletivo estão os cursos de Cozinha e Logística na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cozinha será oferecido nas unidades Santa Ifigênia (Capital) e Benedito Storani (Jundiaí). Logística, na Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba.
Por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. As 1.606 vagas para essa modalidade serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:
- O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
- Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.
Veja as informações:
Etecs
Período de inscrição: 6 de outubro a 10 de novembro
Taxa de inscrição: R$ 30
Como se inscrever: pelo site www.vestibulinhoetec.com.br
Critérios: para as vagas do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.
Vagas: Em todo o Estado, são oferecidas 6.503 vagas para o Ensino Médio, 22.211 para o Ensino Técnico integrado ao Médio e 52.946 vagas para cursos técnicos em 218 Etecs e em 196 classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec. Deste total, 2.575 vagas são para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC.
Como funciona: a prova será realizada no dia 13 de dezembro e constará de 50 questões-teste, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Ação afirmativa: o Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
Resultado: A partir de 06/01/16
muito bom
gostei muito,vou me escrever
vou me escrever