Inscrições para o Sisu começam em 11 de janeiro

Educação Ensino superior

Seleção para universidades públicas utiliza a nota do Enem; são 228 mil vagas em 131 instituições de educação superior

1425WD9831

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 14. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Sisu

Período de inscrição: 11 a 14 de janeiro

Taxa de inscrição: não há

Como se inscrever: pelo site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/)

Critérios: ter feito o Enem 2015 e ter tido nota maior que zero na redação

Vagas: neste semestre, serão oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior

Como funciona: o candidato pode escolher duas opções de curso. Ao longo do período de inscrição, ele pode alterar suas opções. Ao mesmo tempo, o sistema divulga as notas de corte para cada curso, atualizadas periodicamente. Dessa forma, o candidato pode migrar a opção de acordo com a nota que obteve no Enem.

Ação afirmativa: todas as instituições federais (universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia) devem seguir a Lei de Cotas e reservar vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, para negros e indígenas, e para estudantes de baixa renda. Além disso, as universidades podem ter programas próprios para inclusão. Portanto, o candidato pode concorrer para as vagas reservadas pela Lei de Cotas, pelas destinadas a outros programas e pela ampla concorrência. Porém um candidato não pode escolher como suas duas opções modalidades diferentes no mesmo curso e instituição. Além disso, as universidades podem adotar critérios próprios de acréscimo na nota (bônus). Nesse caso, o candidato concorre às vagas na ampla concorrência.

Resultado: os candidatos aprovados serão convocados em chamada única no dia 18 de janeiro. As matrículas deverão ser realizadas nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Caso o candidato não tenha sido aprovado no curso escolhido como primeira opção, poderá se inscrever para a lista de espera entre 18 a 29 de janeiro.

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>