Inscreva-se no Enem 2016

Educação Ensino técnico

Veja dicas para fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio

Foto: Diogo Moreira/A2IMG Foto: Diogo Moreira/A2IMG

Mais de um milhão de candidatos já se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, antes de completar 24 horas da abertura do prazo. Até as 9h30 desta terça-feira, 10, o número de inscritos era de 1.018.148. As inscrições foram abertas na segunda-feira, 9 de maio, e vão até 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Veja algumas dicas para se inscrever:

1. As inscrições devem ser feitas pela internet, acessando o site http://enem.inep.gov.br/participante.

2. Tenha em mãos os números do CPF e do documento de identidade. Caso você ainda não seja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pode fazer pela internet ou em agências dos Correios. Você precisará do número de seu Título de Eleitor se for maior de 18 anos e do RG do responsável, se for menor de 18.

3. Você precisa de um endereço de email para fazer sua inscrição. Cada estudante deve ter o seu. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o email e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.

4. A taxa de inscrição será de R$ 68. Os alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições federais, estaduais ou municipais são automaticamente isentos da taxa. Participantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de até 3 salários mínimos no total devem fazer declaração de carência e apresentar documentos que comprovem as informações.

5. Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

6. É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.

7. O participante deve informar se necessita de algum atendimento específico (gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar) ou especializado (pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial) e se é sabatista – aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>