USP amplia número de vagas preenchidas pela nota do Enem

Educação Ensino superior

Serão 2,3 mil vagas a serem preenchidas pelo Sisu; cerca de metade serão destinadas a estudantes de escolas públicas

Foto: Fasouzafreitas (Wikimedia/CC-by-sa) Foto: Fasouzafreitas (Wikimedia/CC-by-sa)

Da Agência Brasil

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a destinação de 21% das vagas do próximo concurso vestibular aos alunos classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que constam na base de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Das 11.072 vagas disponibilizadas aos vestibulandos de 2017, 2.338 – 21% – serão reservadas para o Sisu. Em relação ao concurso deste ano, o primeiro a inserir o Sisu na USP, houve um acréscimo de 849 vagas.

A USP informou nesta quarta-feira, 13 de julho, que as vagas serão distribuídas em três modalidades, sendo que 597 ingressos devem ocorrer por ampla concorrência; 1.155 serão destinados aos estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e 586 para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Para poder aderir ao Sisu, as Congregações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP optaram por suspender, em caráter experimental, a aplicação da prova de habilidade específica como forma de ingresso, em 2017, nos seus cursos de graduação.

 

De fora
Ficarão de fora do Sisu três das 42 unidades de Ensino e Pesquisa da USP: a Escola de Engenharia de São Carlos, a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto de Física (IF).

O Conselho também manteve os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que incentiva os alunos oriundos de escolas públicas a se inscreverem na Fundação Universitária para o Vestibular – Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 25% e incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.

 

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>