Inscrições para vestibular da Unicamp vão até 1º de setembro

Educação Ensino superior

Veja como funcionam as provas e a política de bônus para estudantes de escola pública, negros e indígenas

Foto: Arthur Castro / Flickr / CC Foto: Arthur Castro / Flickr / CC

As inscrições para o vestibular da Unicamp 2017 estão abertas até 1º de setembro. Este ano, a principal novidade é a ampliação do número de questões de caráter interdisciplinar – passam de 4 para 12 – na primeira fase, que ocorrerá em 20 de novembro. Nesta etapa, os vestibulandos responderão a 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Física, Química e Inglês. Na segunda fase, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017, os candidatos continuarão respondendo a 6 questões discursivas por prova.

Outra novidade do vestibular 2017 será a ampliação da abrangência do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS). A partir deste ano, além dos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino no Brasil, aqueles candidatos que concluíram o ensino médio pelo ENEM também poderão beneficiar-se. O PAAIS prevê a adição de 60 pontos à nota da primeira fase do Vestibular e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado escola pública. Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase têm mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas demais provas da segunda fase. Candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas têm mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

Unicamp 2017

Calendário:

  • inscrições – 8 de agosto a 1 de setembro de 2016
  • pedido de isenção – até 23 de maio de 2016
  • primeira fase – 20 de novembro de 2016
  • segunda fase – 15 a 17 de janeiro de 2017
  • divulgação da primeira chamada de aprovados – 13 de fevereiro de 2017

Taxa de inscrição: R$ 160; pagamento até 2 de setembro

Isenção e desconto: o prazo para solicitação da isenção já foi encerrado

Como se inscrever: pelo site da Comvest (www.comvest.unicamp.br)

Vagas: serão oferecidas 3.330 vagas

Como funciona: o vestibular é realizado em duas fases. A primeira é composta por 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. A segunda fase é composta de provas discursivas, iguais para todos os candidatos, e ocorre em três dias: no primeiro, há 6 questões de Português e a redação; no segundo dia, 18  questões de Geografia, História e Matemática (6 de cada); no terceiro dia, são 18 questões de Ciências Biológicas, Química e Física (6 de cada). É possível utilizar a nota do Enem para compor a nota da primeira fase.

Ação afirmativa: estudantes de escolas públicas podem participar do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS). São acrescentados 60 pontos na nota da 1ª fase e 90 pontos na redação e 90 nas demais provas da 2ª fase. Para candidatos negros ou indígenas, são somados outros 20 pontos na 1ª fase e 30 pontos nas 2ª fase.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>