Escolas com melhor desempenho têm professores com boa formação

Educação Ensino médio

A média na nota do Enem é maior para alunos de escolas com maior número de docentes com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Da Agência Brasil

Escolas públicas estaduais com melhor desempenho em matemática têm mais da metade dos professores formados na área que lecionam. Entre as dez primeiras colocadas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, nove têm mais de 70% dos docentes com formação específica.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 4/10, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A autarquia considerou os docentes com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído.

As redes estaduais concentram a maior parte dos estudantes de ensino médio do país. Do total de quase 15 mil escolas que tiveram as médias divulgadas pelo Inep, 8,6 mil são estaduais.

As escolas públicas que tiveram melhor desempenho são ligadas a universidades estaduais ou são escolas técnicas estaduais – as exceções são o Colégio Estadual Tiradentes, primeiro do ranking, e o Colégio Tiradentes de Ijuí. Todas atendem estudantes de nível socioeconômico muito alto ou alto.

“Esse dado é importante porque mostra que as escolas de alto custo, de elite, acabam optando por professor licenciado”, diz o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. “No ensino básico, perdemos muitos talentos, que seriam bons professores para o mercado, onde conseguem ganhar mais que lecionando”.

No país, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), quase 40% dos professores das escolas públicas não têm formação adequada. No caso específico de matemática, 51,3% não têm a formação específica para lecionar a disciplina.

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>