Enem 2016: veja as dicas para os dias da prova

Educação Ensino superior

Veja as recomendações para a prova, que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Veja abaixo algumas recomendações para esta última semana e para os dias da prova:

  • Datas

Dia 5/11/2014 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30.

Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30.

  • Local da prova

O local onde você realizará a prova consta do cartão de confirmação, que pode ser consultado pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para isso, precisa ter em mãos o número do CPF e a senha de cadastro no Enem. Em caso de problemas, o participante deve ligar para a Central de Atendimento no 0800 61 61 61. O Ministério da Educação recomenda que os candidatos visitem o local antes do dia da prova.

  • Escolas ocupadas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou a lista dos 304 locais em que a aplicação da prova foi cancelada, em função do movimento de ocupações das escolas. Candidatos inscritos nesses locais não farão a prova neste final de semana (5 e 6 de novembro). Para este grupo de 191.494 estudantes, o exame será reaplicado nos dias 3 e 4 de dezembro.

  • Horário

Os portões de acesso serão abertos às 12h – horário recomendado para chegada – e fechados às 13h nos dois dias. O horário que vale é o horário oficial de Brasília, mesmo nos lugares onde não há horário de verão. A permanência mínima é de duas horas.

  • O que levar

Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Pode ser o RG, a carteira de trabalho, CNH, passaporte ou documento emitido por ordem ou conselho de classe profissional. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O cartão de resposta deve ser preenchido com caneta preta, feita em material transparente. Durante a prova, não é permitido usar livros, anotações, dispositivos eletrônicos; nem óculos escuros ou chapéus e bonés.

Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>