Veja como fazer sua inscrição para o Enem 2017

Educação Ensino superior

Resultado pode ser usado para vagas no ensino superior pelo Sisu, ProUni e Fies; veja o passo a passo para a inscrição

Foto: Diogo Moreira/A2IMG Foto: Diogo Moreira/A2IMG

As inscrições para o Enem começaram nesta segunda-feira, 8 de maio, e vão até as 23h59 do dia 19 de maio, na Página do Participante. A taxa do exame este ano é R$ 82. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Caso haja algum problema na hora de inscrição, os candidatos podem acionar o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.

Passo a passo

1. Acesse a página do participante do Enem: http://enem.inep.gov.br
2. Tenha em mãos o número do CPF e do documento de identidade
3. Preencha seus dados (como endereço, situação escolar e questionário socioeconômico)
4. É preciso ter um endereço de email válido individual
5. Informe se precisa de atendimento:

  • Especializado – para pessoas com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. Nesse caso, é preciso enviar um laudo com identificação do médico, informando o código de Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Específico – para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar (nesse último caso, o candidato deve apresentar declaração do hospital);
  • Com nome social – para travestis e transexuais. Nesse caso, o candidato deve enviar uma versão digitalizada do documento de identidade, uma foto atual de rosto inteiro e o formulário de solicitação de atendimento pelo nome social.

6. A taxa de inscrição custa R$ 82. A isenção é válida em três casos:

  • Para estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública este ano. Nesse caso, a isenção é automática;
  • Para candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista e que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse caso, o candidato deve fazer a solicitação, incluindo uma declaração de carência socioeconômica;
  • Para estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, além da declaração de carência, o candidato deve apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

7. Até o fim do período de inscrições, o candidato pode alterar dados cadastrais, a cidade onde fará as provas e a opção de língua estrangeira.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>