Ministério da Educação divulga a cartilha da redação do Enem

Educação Ensino superior

Critérios de avaliação continuam os mesmos das edições anteriores

Foto: Dálie Felberg/Alep Foto: Dálie Felberg/Alep

O Ministério da Educação divulgou a Cartilha do Participante da Redação do Enem 2017. Os critérios de avaliação continuam os mesmos de anos anteriores – inclusive a exigência de respeito aos direitos humanos. Além de trazer informações sobre a metodologia de avaliação, o material também reúne amostras de algumas redações que tiveram a nota máxima na edição do ano passado.

A cartilha pode ser baixada no seguinte link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2017/manual_de_redacao_do_enem_2017.pdf

No Enem, o candidato deve desenvolver um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema apresentado. O candidato deve compreender o tema, apresentar uma tese – ou seja, sua posição sobre o tema –, apresentar argumentos que corroborem essa posição e uma proposta de intervenção a partir disso. Esse tipo de texto é considerado dissertativo por trazer exemplos e análises, e argumentativo, por defender uma posição.

Há seis características que podem levar a uma nota 0 na redação:

  •     fuga total do tema.
  •     não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa. Ou seja, poesias e narrações, ainda que dentro do tema proposto, não são aceitos.
  •     textos com sete linhas ou menos. O título não é obrigatório e conta como linha na redação. Já a cópia de enunciados ou dos textos motivadores é desconsiderada na correção.
  •     impropérios, desenhos e trechos deliberadamente desconectados do tema.
  •     desrespeito aos direitos humanos. Dentro da argumentação e da proposta de intervenção, o candidato deve respeitar valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
  •     folha de redação em branco, mesmo que a folha de rascunho tenha sido preenchida.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>