Inscrições para o Enem 2018 começam nesta segunda-feira

Educação Ensino superior

Candidatos têm até o dia 18 de maio para se inscrever. As provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro

Foto: Gilberto Marques/A2Fotografia Foto: Gilberto Marques/A2Fotografia

A partir desta segunda-feira, 7 de maio, os interessados podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 18 de maio de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 82 – o prazo para pedir isenção terminou no dia 11 de abril. O Enem pode ser usado para concorrer a vagas em instituições públicas pelo Sisu, a bolsas parciais e integrais em instituições privadas pelo ProUni, além de outros processos seletivos.

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.

O Enem será realizado em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia, os candidatos terão cinco horas para realizar as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Como fazer sua inscrição

  1. As inscrições devem ser feitas pela internet, acessando o site http://enem.inep.gov.br/participante.
  2. Tenha em mãos os números do CPF e do documento de identidade. Caso você ainda não seja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pode fazer pela internet ou em agências dos Correios. Você precisará do número de seu Título de Eleitor se for maior de 18 anos e do RG do responsável, se for menor de 18.
  3. Você precisa de um endereço de email para fazer sua inscrição. Cada estudante deve ter o seu. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o email e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.
  4. A taxa de inscrição será de R$ 82 e pode ser paga até o dia 23 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.
  5. O participante deve informar se necessita de algum atendimento específico (gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar) ou especializado (pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial).
  6. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>