Veja dicas e orientações para elaboração de projetos

Mobilização

Oficina sobre escrita de projetos reuniu coletivos juvenis do projeto Juventude nas Cidades

MC Linn da Quebrada em vídeo do Coletive Zoooom MC Linn da Quebrada em vídeo do Coletive Zoooom

Coletivos juvenis de diversos bairros de São Paulo participaram de uma oficina sobre elaboração de projetos no dia 14 de abril. A atividade aconteceu no Instituto Pólis e fez parte do projeto Juventude nas Cidades, realizado pela Oxfam Brasil, Ação Educativa, Pólis, Fase, Ibase e Inesc. A analista de políticas públicas Terra Johari e o produtor cultural Thiago Félix apresentaram alguns conceitos básicos sobre projetos, editais e legislação, além de esmiuçar elementos da estrutura de projetos.

Ativista do coletivo Loka de Efavirez, Terra enfatizou que não se trata de usar palavras difíceis ou de reproduzir o linguajar acadêmico. No conteúdo dos projetos, coerência e objetividade devem ser priorizados. O essencial é se fazer compreender com clareza pela comissão julgadora. “Às vezes a gente começa a ler um edital e acha muito chata aquela linguagem, só que quando você tem uma noção do que está apresentado ali, você consegue ler de uma maneira muito mais fácil, já sabendo o que está procurando. Então, conhecer a estrutura ajuda muito”.

“Eu entendo o edital como um conjunto de regras que vai ser o seu melhor companheiro desde o início da escrita do projeto até o final”, relatou Thiago, que já fez parte do coletive Zooom e atualmente trabalha com a MC Linn da Quebrada. “Escrever um edital é um jogo de palavras. Cada edital possui a sua própria dinâmica, a sua linguagem. Por isso é importante ler com atenção e usar as próprias palavras reforçadas no edital”, explicou.

A partir das dicas e orientações deles, elaboramos um guia para coletivos que desejem colocar suas ideias no papel e buscar financiamento para suas atividades.

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>