
O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), primeira edição de 2019, vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o país. O número representa uma pequena queda: no primeiro semestre de 2018 foram 239 mil vagas. Já é possível consultar as vagas ofertadas. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, no período de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 do mesmo mês, observando o horário oficial de Brasília.
Sisu – 2019
Período de inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2018
Taxa de inscrição: não há
Como se inscrever: pelo site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/)
Critérios: ter feito o Enem 2018 e ter tido nota maior que zero na redação
Vagas: 235.476 vagas em 129 instituições de ensino
Como funciona: o candidato pode escolher duas opções de curso. Ao longo do período de inscrição, ele pode alterar suas opções. Ao mesmo tempo, o sistema divulga as notas de corte para cada curso, atualizadas periodicamente. Dessa forma, o candidato pode migrar a opção de acordo com a nota que obteve no Enem.
Ação afirmativa: todas as instituições federais (universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia) devem seguir a Lei de Cotas e reservar vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, para negros e indígenas, para estudantes de baixa renda e para pessoas com deficiência. Além disso, as universidades podem ter programas próprios para inclusão. Portanto, o candidato pode concorrer para as vagas reservadas pela Lei de Cotas, pelas destinadas a outros programas e pela ampla concorrência. Porém um candidato não pode escolher como suas duas opções modalidades diferentes no mesmo curso e instituição. Além disso, as universidades podem adotar critérios próprios de acréscimo na nota (bônus). Nesse caso, o candidato concorre às vagas na ampla concorrência.
Resultado: está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula da chamada regular deverá ser feita entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro.