
O Passe Livre Escolar no município de São Paulo, benefício que prevê isenção ou cobrança da metade da taxa do transporte público (ônibus e metrô) para estudantes e professores da rede pública de ensino, está disponível para requisição ou revalidação desde o 7 de janeiro de 2019, através do site oficial da SPtrans (São Paulo Transporte S.A.)
Meia Cota
A meia cota é destinada a professores da rede pública de ensino, estudantes de ensino fundamental e médio da rede privada; estudantes de ensino superior e tecnológico da rede pública ou privada; estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes, da rede pública ou privada após análise e estudantes dos cursos do PRONATEC. O benefício garante desconto de até 50% nas passagens do Sistema Ônibus e Trilho (Metrô/CPTM) aos estudantes que possuem a Carteira de Identificação Estudantil conveniada com o Bilhete Único.
As(os) estudantes e professores interessados em utilizar o Passe Livre Escolar em 2019 devem acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família. Por último deve pagar uma taxa de R$ 30 para liberação da cota.
Cota de Gratuidade
Destinada para estudantes de baixa renda da rede pública municipal, estadual e federal de ensino; estudantes de ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante; estudantes de ensino superior público e tecnológicos, estudantes da rede particular de ensino superior dos Programas Governamentais: PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais e estudantes do PROJOVEM URBANO. As cotas de gratuidade são duplas. Cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 4 embarques por viagem, e até 2 embarques/dia no sistema trilho (Metrô e CPTM), somando um total 48 cotas mensais.
Até o ano de 2017 as(os) estudantes que se auto declarassem baixa renda no sistema de cadastramento da SPtrans recebiam automaticamente o benefício. Entretanto, a partir do início de 2018 a prefeitura de São Paulo exigiu a apresentação do Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico. Para conseguir se cadastrar no CADÚnico, a(o) estudante deve realizar uma entrevista com uma assistente social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa e levar consigo os seguintes documentos, próprios e das pessoa que moram com ela(e), para certificar a baixa renda:
- CPF ou o Título de Eleitor originais.
- RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
- Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
- Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Após a entrevista, o CRAS fornecerá o NIS (Número de identificação social), que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans. Por último deve pagar um taxa de R$ 30 para liberação da cota.
*Para mais informações sobre o funcionamento do Passe Livre Escolar acesse o Manual de Instrução para Estudantes
Sou beneficiaria do programa bolsa familia, mas não consigo fazer a declaração do baixa renda para ter direito a gratuidade do bilhete unico
Os documentos das pessoas que moram comigo precisam ser originais ou podem ser cópias?
Não estou conseguindo fazer p cadastro para o bilhete único….porquê?
Quero fazer um curso no senac,mas não tenho dinheiro pra passagem;como faço para tirar o bilhete único. Não estou estudando e tenho 33 anos.
preciso do passe livre para minha filha estudantes ela tem 9anos estuda em escola pública.
Olá, Cilene!
No manual de instrução 2020 (no site da SPtrans), você irá encontrar informações de como solicitar o passe livre estudantil.
Link do Manual:
http://www.sptrans.com.br/media/3812/manual-2020.pdf