Slam Interescolar -“Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas!”

Mobilização

Realizado desde 2014 pelo Coletivo Slam da Guilhermina, O Slam Interescolar SP é o campeonato de poesia falada das escolas …

Foto: Redes sociais do Slam Interescolar SP Foto: Redes sociais do Slam Interescolar SP

Realizado desde 2014 pelo Coletivo Slam da Guilhermina, O Slam Interescolar SP é o campeonato de poesia falada das escolas do estado de São Paulo. Os Slams são batalhas de spoken word (poesia falada) que começaram nos anos 80 em Chicago, no Brasil o movimento chega em 2008 e neste ano de 2019, completa mais de dez anos de atividade no país. Originalmente, não existem estilos, gêneros ou temas pré-definidos para o teor das poesias, entretanto o movimento, que virou marca da cultura e literatura periférica dos grandes centros urbanos, se tornou um espaço de denúncia frente ao cenários de desigualdades que os grupos marginalizados enfrentam em seu cotidiano.

O movimento que vem conquistando cada vez mais adeptas(os) pelo mundo, já ganhou por aqui campeonatos estaduais e um campeonato nacional para a escolha de uma(um) poeta slammer que irá representar o Brasil na Copa Mundial de Poesia Falada, que acontece todos os anos na França.

Segundo Emerson Alcalde, integrante do Coletivo Slam Guilhermina, a ideia de realizar slams nas escolas brasileiras aconteceu durante uma vivência no campeonato mundial de 2014, ano em que foi o poeta selecionado para representar o Brasil. Ao retornar, Emerson, juntamente com colegas do Guilhermina, começaram a pensar sobre a possibilidade de fazer nas escolas brasileiras campeonatos similares aos das escolas francesas.

“No primeiro ano foram 4 escolas, depois 20 escolas, depois 40 e em 2018 foram 53 escolas participantes. Foi um processo rápido de evolução. As(os) professoras(es) foram sacando a importância do Slam no auxílio de  matérias como Português, História, Geografia e Artes” – Poeta Emerson Alcalde

Para participar do Slam Interescolar a escola deve realizar pelo menos um campeonato interclasses de poesia falada, onde será selecionada(o) a(o) poeta que irá representá-la no campeonato estadual. Todo o processo pode ser acompanhado pelo Guilhermina, que oferece formações e acompanhamento às escolas interessadas em realizar slams. As inscrições para o campeonato são realizadas via internet, sempre no meio do ano.

No ano passado o Slam Interescolar SP chegou a sua quarta edição. O evento aconteceu entre os dias 13 e 14 de Novembro, no Sesc 24 de Maio e contou com dois dias de batalhas nas modalidades de fundamental dois e ensino médio, de escolas públicas e privadas. O Tô No Rumo fez questão de dar uma passadinha por lá e conversar com as(os) jovens poetas que participaram do evento.

O poeta Isaac Quaresma de 15 anos, estudante da EMEF Wanny Salgado Rocha (zona leste) e campeão do Slam Interescolar SP de 2016 do ensino fundamental e que conquistou o terceiro lugar em 2018, nos contou que os conteúdos de suas poesias são inspirados nos temas de direito à educação, discriminação social e na atual conjuntura política. Contou também, que a poesia foi fundamental para seu desenvolvimento enquanto pessoa e que após ter começado a participar de campeonatos de slam virou inspiração dentro da escola, fazendo com que outras(os) estudantes também começassem a escrever.

Confira aqui o registro da apresentação do poeta no Interescolar de 2018.

Poeta Isaac Quaresma

A poeta e estudante Valéria Paes, de 15 anos, moradora da região da zona leste de São Paulo, campeã e representante do slam interclasses da EMEF Professor Henrique Pegado, nos contou um pouco sobre como conheceu as batalhas de slam, sobre os temas que mais escreve e até recitou uma de suas poesias para gente. A conversa que foi gravada no dia do evento tem como pano de fundo a animação das(os) jovens, pais e educadoras(es) que compareceram para apoiar as(os) poetas participantes.

Confira a entrevista da Valéria aqui!

Estudante-poeta Valéria Paes (Foto: Redes sociais do Slam Interescolar)

Estudante-poeta Valéria Paes (Foto: Redes sociais do Slam Interescolar)

Curtiu a proposta? Acompanhe a página do Slam Interescolar SP no facebook e saiba como levar os slams para sua escola.

 

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>