
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira (25/3) o edital do Enem 2019. Este ano, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições serão abertas de 6 a 17 de maio.
A taxa de inscrição, que foi de R$ 82 em 2018, passa a ser de R$ 85. Podem solicitar isenção candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações:
- estejam cursando o último ano do ensino médio em escola pública;
- tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo;
- sejam de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O período para solicitação da isenção será de 1 a 10 de abril. Como nos últimos anos, estudantes que obtiveram a isenção em 2018 e não compareceram às provas precisarão apresentar justificativa para solicitar a isenção novamente. Veja os documentos que podem ser apresentados para os pedidos de isenção.
O Enem pode ser usado para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sisu, a bolsas parciais e integrais em instituições privadas pelo ProUni, além de outros processos seletivos.
