Conta aí !

Escolha Profissional

Nosso primeiro  Conta Aí! traz a atividade realizada pela professora Letícia Teruel de Oliveira Pauferro, da escola Dr Fausto Cardoso Figueira de …

Nosso primeiro  Conta Aí! traz a atividade realizada pela professora Letícia Teruel de Oliveira Pauferro, da escola Dr Fausto Cardoso Figueira de Mello, em São Bernardo do Campo.

Graduada em História, com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, atualmente é Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP.

Letícia compartilhou a sua proposta de como foi realizar a atividade na qual reuniu alunas/os e ex-alunas/os da escola para um bate papo sobre as possibilidades de continuidade de estudos e os caminhos profissionais após a conclusão do Ensino Médio.

Qual foi a sua inspiração?
A escola Mauro Faccio Gonçalves – Zacaria, na qual realiza sua pesquisa de mestrado, realiza um Colóquio Anual, que consiste em um encontro entre alunos e ex-alunos, inclusive com a presença de professores e ex-professores.
Há dois anos, ela teve a ideia de levar para a escola Dr. Fausto Cardoso Figueira de Mello uma aluna da Universidade Federal de Ouro Preto, estudante e escritora, para falar aos alunos do Ensino Médio. Nesses encontros que ocorrem uma vez por ano, a estudante compartilha sua história de vida e fala sobre como foi ingressar em uma universidade pública em outro Estado.

Como foi desenvolver a atividade?
Após apresentar a proposta à Coordenação, realizou contatos com ex-alunos e iniciou a divulgação, via WhatsApp, para colegas e alunos de oito turmas dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio.
Segundo ela, foi bastante desafiador engajar os alunos em uma atividade remota realizada às 22h.
Quanto à participação dos ex-alunos, ainda de acordo com a Prof. Leticia “os alunos ficam muito felizes e orgulhosos. Querem muito falar! Não é uma prática comum este tipo de encontros”

Ainda falando de inspiração, Letícia diz que “os depoimentos (dos ex-alunos) foram inspiradores. Eles falaram sobre a importância da escola Dr. Fausto Cardoso em suas vidas e atribuíram à escola pública o fato de terem conseguido entrar em Universidades Públicas como USP, UNIFESP e UFABC”. 

Em seus depoimentos, além de compartilhar sobre seus processos de escolha, preparação para vestibulares, dificuldades pessoais e desafios durante a graduação, também tiveram a oportunidade de falar sobre programas de iniciação científica, bolsa permanência na universidade e projetos acadêmicos, além de falar de forma apaixonada sobre a inserção e atuação no mercado de trabalho, servindo de inspiração aos alunos que participaram da live.

Ao se referir à maturidade com que os ex-alunos enxergam suas trajetórias e aos relatos emocionados de suas vivências, afirma “Nosso trabalho não terminou quando os alunos saíram da escola”.

Durante a realização da atividade percebeu que os estudantes quase não fizeram perguntas verbalmente, mas usaram muito o chat do aplicativo para enviar suas dúvidas. Ela considera que o engajamento de todos os alunos em uma atividade remota é bastante desafiador, assim como mantê-los motivados no atual cenário (2020) de incertezas decorrentes da pandemia de Covid-19.

Mas se engana quem imagina que estes fatos a desanimem ou a prendam a estereótipos sobre os alunos.“Essa história de que o jovem não gosta da escola é balela!”, afirma a professora que já possui outras propostas de atividades para este bimestre, como um encontro on-line no qual abordará As possibilidades na área da Cultura como caminho profissional.

Educadora de visão humanizada, possui um olhar atento às atuais demandas da escola na construção dos sonhos de seus alunos:“Não estamos falando somente em continuidade de estudos e sim em manutenção/retenção dos alunos. Nossa meta é fazer com que eles não desistam”

Confira abaixo a ficha de Atividades

Atividade Encontro virtual de encontro de alunos e ex alunos
Bate papo sobre a continuidades dos estudos e escolha profissional
Duração 2:30
Público Alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio
Materiais – Internet
– Aplicativo de video chamada
– Vídeo para divulgação on-line informando data, horário e link para a sala virtual no App.
Desenvolvimento Utilizando contatos dos próprios alunos enviou convites a ex-alunos da escola;
Também foram convidados professores de outras disciplinas;
A professora atuou como mediadora e desenvolveu a atividade em 4 fases:

1. Apresentações:
Cada ex-aluno convidado se apresenta dizendo, nome, idade, bairro, quando estudou na escola, qual curso de graduação está realizando e em qual instituição. 2. Preparação e Ingresso no ensino superior:
Os convidados falam como realizaram sua preparação para os vestibulares, que caminhos usaram, se fizeram cursinhos populares, etc.. Neste momento também são convidados a falar sobre os motivos de suas escolhas de curso/instituição. 3. Vivências
Momento de falar sobre as rotinas no ensino superior: experiências positivas e negativas dentro e  fora da sala de aula.4. Trabalho
Os convidados relatam sobre sua  inserção no mundo do trabalho. Que instituições e ferramentas buscaram (CIEE, indicações, sites de vagas) e expressam sua visão sobre o mercado de trabalho.
Ao final, as/os estudantes podem fazer perguntas às/aos convidadas/os. 
Comentários Foi desafiador conseguir cumprir o horário devido à qualidade das falas dos convidados e engajamento dos alunos participantes

Um comentário para “Conta aí !”

  1. Cristina Ablas Manadas

    Gostaria de Parabenizar a iniciativa e o bom trabalho desenvovido pela prof. Letícia Teruel, e do envolvimento dos nossos ex-alunos. Uma parceria de sucesso..
    Sabemos da importância destes momentos na vida dos nossos estudantes. Uma marca que faz parte dos nossos dias; na área de Educação Física sempre que possível temos nossos ex alunos nós visitando e retornando a sala de aula como estagiários da área e auxiliando nos nossos eventos rítmicos e esportivos.
    Parabéns a equipe envolvida.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>