Conta aí #2

Trabalho

Professora Aline Kelly compartilha como foi realizar atividade sobre juventude e trabalho

Nesse segundo Conta Aí conversamos com a professora Aline Kelly, bacharel em administração e educadora  no de Programa Aprendizagem do Senac Largo Treze.

Por que atua com educação: Acredito que a construção colaborativa de conhecimento e o compartilhamento de saberes, são a chama que alimenta microrrevoluções.  

Qual foi a sua inspiração para realizar essa atividade? Promover uma reflexão do significado do trabalho além da atividade “que paga nossas contas”, mas também como uma possibilidade de transformar o nosso entorno e projetar um futuro.

Ficha de Atividade:

Atividade Conversa sobre trabalho e juventude com jovens que estão iniciando a vida profissional. 
Duração 3h
Público Alunas/os do Programa Aprendizagem (jovens entre 14 e 23 anos)
Materiais

– Internet
– Aplicativo de vídeo chamada (horário e link para a sala virtual)
– Power Point de apoio

Desenvolvimento
  • Link da aula enviado no grupo do whatsapp da turma;
  • Iniciamos a conversa fazendo um mapeamento do significado do trabalho para as/os jovens usando o Mentimeter (link enviado no grupo e também compartilhado na tela do aplicativo), cerca de 5 minutos para responder;
  • Compartilhamento com a turma das contribuições no Mentimeter; 
  • A partir do mapeamento feito com as/os jovens, iniciamos um diálogo expositivo sobre o conceito de trabalho ao longo da história, a diferença entre trabalho x emprego, história dos direitos trabalhistas, concluindo com dados sobre o jovem no mercado do trabalho;
  • Neste momento, propusemos uma atividade assíncrona em que as/os jovens ouviram o “Podcast Quebradev: Como Pensar o Futuro?”, e ao final registraram suas reflexões a partir de um roteiro de perguntas fornecido pela docente em um Padlet colaborativo;
  • Nos reunimos novamente de forma síncrona para compartilhar alguns dos registros feitos no Padlet, principalmente a resposta a pergunta: Para você, o que a juventude espera para 2021?
Comentários

O maior desafio que encontrei nas três vezes que apliquei essa atividade, foi conseguir mobilizar de forma remota a participação ativa das/os jovens, abrindo o microfone por exemplo, até porque eram turmas que estavam somente no segundo encontro.

 

 

Deixe um comentário

  • (não será exibido)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>