Oficinas Tô no Rumo na Zona Leste/SP

Você Na Foto

Alunos de duas escolas da Zona Leste de São Paulo estão participando das oficinas “Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional”. Professor de Sociologia, Fernando Soares da Silva está realizando as atividades com duas turmas do 2º ano na Escola Estadual Arthur Chagas e três turmas de 3º ano na EE Deputado Shiro Kyono.

Fernando participou da formação de educadores realizada pelo Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), na Ação Educativa, no segundo semestre de 2012, e se animou com a proposta de realizar um trabalho educativo voltado para as discussões sobre o futuro profissional de jovens.

“Eu já dava aulas no Shiro, que é uma escola que enfrenta muitas dificuldades e não recebe muitos recursos. Por isso, fui buscar outros instrumentos para trabalhar com os jovens”, conta. Ainda no ano passado ele começou a realizar discussões na escola, mas somente este ano começou as oficinas. As fotos abaixo são de atividades realizadas ali.

O projeto “Tô no Rumo: jovens e escolha profissional” apresenta uma série de atividades em que se aprofundam as questões relacionadas à entrada no mercado de trabalho, continuidade dos estudos e as decisões que os jovens precisam tomar nessa etapa da vida.

“A resposta está sendo muito satisfatória”, diz o professor. Ele tem duas aulas por semana em cada turma e dividiu o tempo entre as aulas normais e as oficinas. Após três encontros a partir da metodologia do “Tô no Rumo”, Fernando está animado com a qualidade dos debates.

“Na disciplina de Sociologia, a gente aborda temas como trabalho e exploração. Mas me surpreendeu ver que quando são colocadas as perguntas, os alunos opinam mais. As discussões são animadas, eles aprendem também a ouvir o outro e perceber suas próprias opiniões ou preconceitos”, explica.