Técnico (Ensino técnico)

Rumopédia

São cursos de nível médio, em geral com duração de um a dois anos, que capacita o estudante para atuação em uma área profissional. Existem três modalidades de curso técnico, em relação ao ensino médio:

  • * Integrado: quando a instituição oferece de forma conjunta as disciplinas do ensino médio regular e as disciplinas técnicas. Em geral, são cursos de período integral.
  • * Concomitante: quando o estudante se matricula em uma instituição para realizar o ensino médio regular e, em outra, para o curso técnico. Nessa modalidade, as matrículas para o curso técnico são feitas após a conclusão do primeiro ano do ensino médio.
  • * Subsequente: quando o estudante realiza o curso técnico após a conclusão do ensino médio.

Existem 185 possibilidades de cursos técnicos, divididos em 12 eixos tecnológicos, que podem ser consultadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Em São Paulo, as instituições públicas que oferecem cursos técnicos são: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (ETECs). Em ambos os casos, o acesso é via Vestibulinho.